A boa expectativa que a Sabiá Racing tinha de – juntamente com as equipes MG Pneus e Microboard – repetir a vitória na edição do ano passado na 500 Milhas Granja Viana foi por terra no último final de semana, em Cotia (SP). Diversos problemas atrapalharam a equipe, que ao final da competição, terminou ainda em posições satisfatórias, mas abaixo do esperado.
“Tivemos sérios problemas durante a prova, na pista e nos boxes”, disse Sabiá, o chefe da equipe. “O principal deles foi um erro que nós mesmos cometemos com relação ao peso do kart 109, da MG Pneus, que acabou sofrendo dois time penalty. Em razão destas punições a equipe não teve como brigar pela vitória”, penitencia-se o preparador.
A expectativa do time, ainda que nem todos tivessem obtido bons resultados na tomada de tempos, era muito boa. “Em prova de longa duração não é tão importante assim largar entre os primeiros”, explica Sabiá. A equipe, que competia com quatro karts, colocou dois deles entre os 25 que disputaram a Super Pole e estes (110 e 108) largaram em 4º e 19º, respectivamente. Outro, o #63, da equipe Microboard, já tinha garantido seu lugar na Super Pole por ter sido convidada e largou em 9º. O #109 obteve apenas o 34º lugar no grid.
A partir da largada o que se viu foi que os quatro karts da equipe estavam sempre bem posicionados, entre os 10 primeiros em vários momentos da corrida, posições que eram perdidas quando eram necessárias as paradas de box, para troca de piloto e reabastecimento.
O final da prova, porém, reservou surpresas. O #63, da Microboard, que tinha o campeão mundial de 2005, Oliver Oakes, além de Sérgio Jimenez, Pedro Nunes e Bruno Junqueira, enfrentou problemas com a embreagem e terminou em 39º. O #108, conduzido por pilotos americanos, chegou a estar em 2º lugar, mas um forte acidente os tirou da corrida e eles terminaram em 36º.
O #109, que largara na metade do pelotão, recuperou-se bem e, apesar dos problemas, finalizou em 14º. O time mais bem colocado foi o #110, que recebeu a bandeirada em 11º. “Aprendemos novas lições, isto eu não tenho a menor dúvida. Aconteceram problemas normais, que são esperados em uma corrida de longa duração e, além disso, cometemos um erro grande com um de nossos karts. Estas lições serão bem aprendidas e assimiladas para o próximo ano”, finalizou Sabiá, que aproveitou para agradecer a confiança das equipes e pilotos que compuseram a Sabiá Racing no evento.