Top Qualifying definirá o grid das 500 Milhas. Siemens será apresentada como patrocinadora oficial
Fonte: MF2 - Bruno Vicaria
Compartilhe
A exemplo do ano passado, o pole position das 500 Milhas Siemens da Granja Viana será definido pelo sistema Top Qualifying. Os organizadores aprovaram a experiência da prova de 2004 e decidiram manter o formato. Nesta sexta-feira, os 74 karts serão divididos em dois grupos para as tomadas de tempo, programadas para as 13h00 e 13h55, com duração de 15 minutos cada. A partir das 14h30, os cinco melhores de cada grupo terão direito a uma volta lançada, que determinará as posições dos dez primeiros no grid. O principal evento do kartismo brasileiro começará à meia-noite de sábado. Serão 644 voltas ou duração máxima de 12 horas.
A pole de 2004 foi conquistada por Rubens Barrichello com o tempo de 57s915. De acordo com os promotores, justificativas técnicas e desportivas levaram às alterações na formulação dos treinos. “Do modo como era, praticamente não havia tempo para o conserto caso um kart apresentasse problemas na sessão classificatória, porque a largada ficava muito próxima. Agora, haverá ainda um período de cinco horas de ensaios na tarde do sábado. É mais do que suficiente para uma checagem final”, explica Felipe Giaffone, promotor da prova e integrante da equipe que defende o título, completada por Barrichello, Tony Kanaan e Dan Wheldon.
O sistema poderá reunir 10 astros das pistas internacionais disputando a pole em uma única volta, a exemplo do que ocorre na Fórmula 1. “É uma grande atração ver Barrichello, Felipe Massa, Kanaan, Christian Fittipaldi e outros brigando para ser o mais rápido”, lembra Giaffone. A possibilidade de um desconhecido entrar nessa lista também é sedutora. “Quem garante que não aparecerá um piloto desconhecido desafiando esse monte de estrelas? Afinal, esse é um dos maiores apelos da prova, colocar frente a frente grandes nomes do automobilismo com gente em início de carreira ou apenas querendo se divertir”, completa. No ano passado, os kartistas Douglas Oi e Vinícius Quadros surpreenderam ao garantirem, respectivamente, o 3º e 4º lugares.
Enquanto isso, os pilotos retornaram à pista nesta segunda-feira para a realização do terceiro dia de treinos livres. Com boxes lotados e clima ajudando (ao contrário do último ensaio, onde o vento e a chuva impediram um trabalho mais apurado), todas as equipes inscritas treinaram visando ao melhor ajuste para seus equipamentos. Além das estrelas da Fórmula 1 e Indy Racing League, as principais categorias nacionais, como a Stock Car e a Fórmula Truck, estiveram representadas.
Para as próximas horas está sendo aguardads a chegada de mais pilotos do automobilismo norte-americano, como o inglês Dan Wheldon e os integrantes das equipes da Infiniti Pro Series (Wade Cunningham, Travis Gregg, Nick Bussell, Bobby Wilson e Chris Festa) e United Racing (Pat Long, Matt Jaskol, Phil Giebler, Tim Maddux e Peter Starks). Apesar do feriado nacional nesta terça-feira, a movimentação nos boxes promete ser intensa, com a realização do quarto dia de treinos livres, que foram abertos às 9 horas e se prolongarão até às 17 h.
Na quinta-feira, a partir das 11 horas, a 9ª edição das 500 Milhas Siemens Granja Viana será apresentada oficialmente. Desde 1997, quando a prova inaugural foi realizada com o objetivo de marcar o encerramento da temporada automobilística brasileira, é a primeira vez que o evento ganhará um patrocinador que dá título à corrida. Além de revelar seu investimento, a Siemens detalhará as ações que desenvolverá na Granja Viana ao longo do fim de semana.
Esse website utiliza cookies próprios e de terceiros além de outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.Prosseguir