Os treinos livres da 14ª edição das 500 Milhas da Granja Viana serão abertos nesta terça-feira. O evento mais tradicional do kartismo brasileiro avaliará a nova programação de testes, que foram todos concentrados apenas na semana da prova. Até o ano passado, pilotos e equipes iniciavam a preparação até um mês antes da corrida. A terça-feira será de intensas atividades no kartódromo de Cotia, na Grande São Paulo, já que a pista estará aberta entre as 12 e as 23h30.
A decisão de "enxugar" a programação foi adotada em nome da diminuição de custos e da busca de uma maior paridade de forças entre as equipes. "É mais ou menos o mesmo formato daquela outra corrida famosa de 500 milhas, realizada em Indianápolis", brinca Felipe Giaffone, que segue acumulando as funções de promotor com a de parceiro de Rubinho Barrichello e Tony Kanaan. "Lá eles também reduziram bastante o número de treinos. Nosso objetivo é diminuir o custo para os pilotos, não só pelo menor desgaste de equipamento, como também na mão-de-obra. Antes, os mecânicos trabalhavam um mês inteiro para apenas uma prova", justifica Giaffone.
Ao longo dos próximos dias a expectativa é que o número máximo estabelecido para o grid - 60 karts - seja completado. Outra novidade em 2010 é que cada equipe está recebendo um eixo e um escapamento por kart. "Até o ano passado, as equipes grandes testavam vários eixos. Agora, será um único para cada kart, como já ocorreu com o escapamento em 2009. É mais uma forma de oferecer as mesmas condições para todos os participantes", afirma Giaffone. O pacote técnico com custo fechado também está sendo introduzido na prova deste ano. "É um modelo parecido com o Mini Challenge, no qual vários carros recebem a mesma preparação", compara.
Criadas em 1997 com o propósito de fechar com uma grande festa o calendário automobilístico nacional, as 500 Milhas da Granja Viana cresceram e anualmente atraem pilotos das principais categorias nacionais e internacionais, como Fórmula 1, Fórmula Indy, GP2, Stock Car e diversas outras. Em 2009, a vitória coube ao trio liderado por Felipe Massa e completado por Lucas di Grassi e Júlio Campos. Foi o terceiro título de Massa na Granja Viana, depois das conquistas na primeira edição e em 2002 ao lado de Barrichello e Kanaan. Antigos parceiros, Barrichello e Kanaan dividem dois recordes: o de participação (estiveram em todas as edições) e títulos (oito em 13 corridas), estes últimos na maioria das vezes contando com o reforço de Felipe Giaffone.
Barrichello, Kanaan e Giaffone vão liderar os dois karts da equipe na busca pelo título perdido no ano passado. Felipe Massa será a ausência mais sentida, já que permanecerá na Europa para cumprir compromissos pela Ferrari. No entanto, outros grandes nomes, que correm ou correram na Fórmula 1 como Lucas di Grassi, Nelsinho Piquet e Christian Fittipaldi, estão garantidos no evento, bem como colegas da Fórmula Indy como Bia Figueiredo e Vítor Meira.