Gaetano di Mauro é o primeiro piloto formado na Academia
Shell Racing a atingir a principal categoria do esporte a motor no Brasil. O
paulista de 21 anos de idade vai disputar a temporada 2019 pela equipe Full
Time. Este é o terceiro ano de Gaetano na Academia Shell, o principal e mais
longevo programa de desenvolvimento de talentos no automobilismo brasileiro.
Sondado para integrar a pioneira turma do projeto em 2015,
Di Mauro foi forçado a declinar por compromisso firmado anteriormente na Fórmula
4 Britânica, vínculo que o impediria de disputar a Fórmula 3 Brasil pela Shell
naquela temporada. A temporada seguinte foi toda dedicada ao kartismo na Europa
e no Brasil, com vitórias dos dois lados do oceano e o título nacional na
classe Shifter.
Em 2017 veio a segunda oportunidade para integrar a Academia
Shell Racing. E Gaetano correspondeu. Liderou a maior parte do Campeonato
Brasileiro de Turismo, mesmo obrigado a competir com lastro de performance de
80 quilos, exigência do regulamento naquela temporada. Fechou o ano com o
vice-campeonato, três vitórias, seis pódios, uma pole e três voltas mais
rápidas.
Etapa cumprida na categoria de acesso à Stock Car, o desafio
em 2018 foi acelerar os carros de competição mais produzidos no planeta. Pela
divisão 3.8 da Porsche Cup, Di Mauro novamente mostrou rápida adaptação à nova
categoria e lutou pelo título até um pneu furado na prova final em Interlagos
dinamitar suas chances. Foi vice-campeão pela Shell, com três vitórias, sete
pódios, três poles e duas voltas mais rápidas em 12 corridas.
Paralelamente, disputou o Mundial de Kart na Bélgica pela
classe KZ2. Em meio a um grid de 105 competidores (muitos deles profissionais
100% dedicados ao kartismo, que passaram a temporada desenvolvendo seu
equipamento), terminou a final em quarto lugar.
O desempenho convincente durante o ano rendeu um convite
para a etapa final da Porsche Cup, agora pela categoria principal. Em um grid
qualificado pelos maiores nomes da Stock Car atual, ex-pilotos de Fórmula 1 e
competidores com títulos mundiais em seus currículos, Di Mauro cravou a pole em
parceria com Nonô Figueiredo e levantou a vitória na corrida de 500 km.
Ensopado de champanhe, no pódio, foi convidado por outra
marca para disputar a prova final da Stock Car, duas semanas mais tarde. A
Academia Shell Racing viu na ocasião a oportunidade perfeita para testar o
piloto e autorizou sua participação. E novamente Di Mauro correspondeu:
finalizou os treinos livres em quarto, quarto e segundo; classificou o carro em
11º e terminou a prova em décimo.
Agora ele tem pela frente a maior oportunidade da carreira. “Dediquei minha vida toda ao esporte a motor
e sempre sonhei em ser um piloto profissional. É um orgulho defender as cores
da Shell e integrar sua Academia. Sei perfeitamente o esforço que foi feito
para alinhar meu carro na Stock Car e vou me dedicar 100% para corresponder a
confiança que depositam em mim. A equipe Full Time é uma das principais forças
do grid e tenho certeza que vai proporcionar uma estrutura de alto nível para
meu ano de estreia”, disse Gaetano
di Mauro.
“Gaetano é um jovem
talento que chama atenção há alguns anos e ficamos muito contentes em recebê-lo
na Full Time para a temporada 2019. Quando a cena do monoposto era mais forte
no esporte a motor nacional, a história do nosso time era identificar talentos
no kart e promover para os carros. Fico muito contente em contar com a
confiança da Shell para realizar um trabalho nessa linha, agora promovendo o
Gaetano para a Stock Car”, declarou Mauricio
Ferreira, chefe da equipe Full Time.
“O Gaetano é um autêntico ‘racer’ e conquistou com sua performance na Academia Shell Racing a oportunidade de subir para a Stock Car em 2019. Acredito que a Full Time tem a estrutura adequada para promover seu desenvolvimento como um piloto de fábrica, com compromissos semanais na sede da equipe combinados com as 12 etapas da temporada. Nosso programa de desenvolvimento de pilotos é um projeto pioneiro no Brasil e fico contente de promover um de seus integrantes à principal categoria do Brasil”, completou Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínio da Raízen.
Veja como Gaetano Di Mauro recebeu a notícia.