publicidade
15/12/2016 07:39

40 equipes e mais de 300 pilotos comprovam o sucesso do RA Racing Endurance 12 Horas

Fonte: Alan Aguiar


Foto: Gilmar Rose

O maior Endurance da história do RA Racing foi um desafio difícil de pensar no começo de 2016, mas nas primeiras horas do último dia 11 de dezembro já se transformara em sucesso absoluto. E com uma característica interessante: foi o primeiro Endurance do Brasil de rental kart com carenagem. Foram 40 karts e mais de 300 pilotos participantes no Kartódromo Beto Carrero no último final de semana.

O clima foi um fator importante para a prova e mais uma vez em um evento da RA RACING a chuva apareceu. Durante as 12 horas de prova a pista teve variação em seus tempos de volta, que ficaram entre 1:14 até 1:35.

Na primeira hora de prova, com cerca de 33 voltas, a liderança estava com o kart #12 da Engelmann, seguido pelo kart #19 Mônaco Pro Racing, com o terceiro lugar nas mãos do kart #15, também da equipe Engelmann, de Joinville. Neste momento a pista estava molhada, porém melhor do que começo da prova, pois a pole fora do kart #9 da Speed Kart Series, pilotado por Gilberto Moises com o tempo de 1:29.

Dentro da segunda hora de prova, na volta 81, o kart #12 continuava na frente, em uma disputa na pista pela liderança com o kart #8 da Open Kart. O 3º lugar estava com o kart #19 da Monaco Pro Racing. Na terceira hora se via uma dobradinha da Engelmann com o kart #12 e o kart #14, enquanto na terceira posição continuava o kart #19, no momento em que a prova estava na volta 123.

Nos primeiros 30 minutos da terceira hora a pista melhorou, formando um trilho seco, e os tempos baixaram para casa de 1:15. Na quarta hora quem assumiu a liderança foi o kart #10 da Speed Kart Series, tendo o #19 da Monaco Pro Racing na segunda posição e o #14 da Engelmann em terceiro.

Com as paradas nos boxes, muitas equipes andaram na frente e na quinta hora o líder era o #10 da Speed Kart Series, na segunda posição estava o kart #21 do Amigos de Piçarras e na terceira posição aparecia o kart #24 Unikart Racing. Na metade da prova, seis horas de competição, na ponta continuava o kart #10, mas nesse momento seguido pelo kart #37 da Alligators Arm Karting e na terceira posição o #22 da Força Livre. Os pilotos viravam em média 1:25 no momento.

Quando o relógio marcava sete horas de prova, a liderança estava com o kart #11 da Speed Kart Series, tendo na segunda posição o #22 da Força Livre e o kart #10 estava em terceiro. Muitas equipes que correram apenas os Endurances realizados pela RA Racing marcavam seus recordes de permanência em pista, já que até então o maior tempo de Endurance tinha sido seis horas de prova.

Entrando pela oitava hora os lideres eram os karts #10, #19 e #22, porém todos estavam atentos a estratégia de corrida do #12, que não passava de 1 hora e 15 minutos para realizar a parada obrigatória. Com isso o #12 tinha oito paradas concluídas, enquanto os rivais tinham seis e esse acompanhamento do desempenho do #12 se tornou um dos pontos interessantes até o final da prova.

Na 9ª hora a condição da pista não era das melhores e os pilotos viravam na média de 1:32. A liderança continuava com o #10, o kart #30 da Engecar/Adesca estava entre os líderes na segunda posição e o #13 da Engelmann em terceiro. Já na décima hora de prova, a liderança estava nas mãos do kart #12, seguido pelo #22 da Força Livre e pelo #13 da Engelmann, com 381 voltas completadas pelo líder.

Quando foram completadas 11 horas de corrida, o kart #12 continuava na frente, agora com o #13 também da Engelmann em segundo e com o #10 em terceiro. Todos os karts tinham que completar as 11 paradas obrigatórias de sete minutos até 11h30 de corrida e com isso o número de karts nos boxes começou a crescer.

A última meia hora reservava fortes emoções, principalmente por que os karts #12 e #10 estavam na mesma volta e saíram dos boxes com menos de 1 segundo de diferença. Assim, depois de 11 horas e 30 minutos de corrida, a vitória foi definida na pista com os líderes lado a lado disputando a vitória.

A vitória do kart #10 da Speed Kart Series trouxe ao time seu terceiro título de Endurances depois de seis eventos realizados. A segunda posição ficou com o #12 da Engelmann, na terceira posição ficou o #30 da Engecar/Adesca. A quarta posição foi do #13 da Engelmann e, assim, a equipe de Joinville colocou dois karts entre os top 10. O quinto colocado foi o #22 da Força Livre, seguido pelo #40 da C.A. Kart na sexta posição. O sétimo lugar foi do #24 da Unikart Racing, com o #6 da Joinkart na oitava posição. A 9ª posição foi do #8 da Open Kart e o #28 da Keep Cooler Racing fechou o pódio na décima posição.

O Endurance 12 horas RA Racing passa a ser um marco ao kartismo do sul do Brasil e coloca Santa Catarina no mapa dos maiores eventos de kart do país.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!