A maratona de corridas que o kartista Alberto Cesar Otazú (HTPro Nutrition / Relógios Lapizta) enfrentou no último final de semana (25 a 28) resultou nas mais variadas experiências. Ele disputou cinco corridas em quatro dias, de cinco certames diferentes, e se revezou entre o Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e o Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), alcançando desde uma 15ª colocação, até uma vitória, com pole position e volta mais rápida.
“Foi um final de semana divertido, pois fiz um monte de corridas, com várias experiências diferentes, desde provas curtas até uma longa, e ainda a estreei em uma nova categoria. Pelo menos juntei mais quatro troféus', comemorou o kartista que nas 30 corridas que disputou desde a sua estreia, já subiu 17 vezes no pódio, sendo em nove ocasiões para comemorar a vitória.
O ponto alto do final de semana de Alberto Cesar Otazú foi a oitava etapa do Campeonato Master, em Interlagos, onde conquistou a sua quarta vitória no torneio, largando da pole position pela 10ª vez em sua recente carreira e ainda estabelecendo mais uma vez a volta mais rápida. 'Foi muito bom alcançar este excelente resultado. O melhor de tudo é que mesmo sem disputar duas provas, já assumi a ponta do campeonato utilizando o critério de descartes. Ainda faltam quatro etapas e, por isto, vou manter o foco, pois a concorrência é muito forte', avisa o piloto patrocinado por HTPro Nutrition / Relógios Lapizta, que soma 77 pontos, apenas um de vantagem sobre Milton Koyama.
Outro belo desempenho de Alberto Cesar foi no 'Mini Endurance Rental Kart - GP 90', prova organizada pelo GP Circuito de Kart Amador. Segundo o regulamento desta competição com 90 minutos de duração, o grid de largada dos 25 karts foi decidido por sorteio, e com largada em fila indiana. ‘Premiado’ com a 15ª posição para a partida, em poucas voltas o piloto já assumiu a quarta colocação em uma disputa intensa. Exatamente com 50 minutos ele ocupava a terceira colocação e com uma hora era o vice-líder. 'Procurei ser o mais constante possível, que é o mais importante neste tipo de corrida. Tanto que fiz apenas a sétima volta mais rápida, mas a diferença de tempo entre as minhas 77 voltas no circuito completo era em média de um décimo de segundo', apontou o segundo colocado, que destacou o seu excelente preparo físico através do trabalho da Piltech by D’Elia, mesmo no grande calor que fazia no Kartódromo de Interlagos. A vitória ficou com Lucas Cintra Rosa.
Vice-líder do GP Campeonato de Kart Amador, Alberto Otazú ficou ainda mais próximo da liderança do certame ao largar em quinto e terminar no quarto posto na quarta etapa, disputada em Interlagos. Agora ele está a apenas um ponto de Giuseppe Corsi, que soma 98 pontos. No entanto, ele tem em seu encalço Luciano Montanhez e Higor Huertas, empatados com 95 pontos. 'Cheguei a andar em segundo, brigando a corrida inteira com o Higor (Huertas) e o Luciano (Montanhez). Infelizmente, numa das últimas voltas nos enroscamos numa curva e eu levei a pior', explicou o jovem que fez a segunda volta mais rápida. A vitória foi de Felipe Huertas.
No campeonato entre equipes, Alberto Cesar Otazú e Luciano Montanhez, titular da Bozo The Flash, ampliaram ainda mais a liderança que sustentavam. A dupla soma 222 pontos, contra 185 da DCKS e 175 da HRT Kart Team, terceira colocada. 'Eu e o Montanhez estamos colhendo bons resultados e subimos no pódio em todas as etapas em que participamos, entre os cinco primeiros. Acho que esta regularidade poderá nos levar ao título', acredita o novato apoiado por Alpie Escola de Pilotagem, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill, e Pilotech by D’Elia.
A novidade da semana foi a promoção de Alberto Cesar no Campeonato Paulista de Kart Amador (CPKA). Depois de três participações na classe Novatos, onde garantiu duas poles positions, dois sextos lugares e uma vitória, ele subiu para a classe Light, que já havia realizado seis etapas. No Kartódromo Granja Viana largou da 12ª posição entre os 32 inscritos, mas já garantiu o seu primeiro pódio na estreia com o sexto lugar. 'Foi bom andar com pilotos mais experientes, é a melhor maneira de eu evoluir. Como eu perdi muitas corridas no Paulista, e não terei condições de brigar por título, minha meta é fazer pole e vencer no quinto campeonato diferente. Quero brigar na frente já na próxima etapa', planeja. A vitória foi de Alain Rossi.
Na disputa da sétima etapa da Taça Ayrton Senna, em Interlagos, Otazú largou da sexta posição. Na segunda curva, quando já assumia a quarta colocação, um concorrente espremeu-o para a grama do lado interno da pista, e ao se tocarem os dois pilotos rodaram. Somado a este incidente, o seu equipamento não estava suficientemente rápido, tanto que fez apenas a sétima volta mais rápida e recebeu a bandeirada na 15ª posição entre os 22 concorrentes. 'Foi uma pena, pois além do toque, o meu kart não estava andando bem e eu não estava enxergando nada com tanta neblina na pista. Eu vinha de duas vitórias consecutivas, então foi amargo este resultado', desabafa o jovem de apenas 15 anos de idade. Desta maneira, o piloto agora ocupa o 12º posto no certame, enquanto que Igor Mori mantém a liderança.
Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de HTPro Nutrition e Lapizta, com apoio de Alpie Escola de Pilotagem, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill, e Pilotech by D’Elia. O jovem divulga e apoia a Associação Cruz Verde - que cuida de pacientes com paralisia cerebral grave - e Direção para a Vida - que propaga boas atitudes para pedestres, motociclistas e motoristas no trânsito das ruas e estradas.