Quando publicamos a matéria do dia 27 de outubro que remetia ao excesso de compromissos da AMIKA no final da temporada 2005 ainda não havia caído a ficha da quantidade de emoções que realmente seriam vividas pelos pilotos e associados tanto na qualidade de participantes quanto como espectadores do sucesso que está brindando um ano repleto de novidades.
A disputadíssima etapa de novembro pela Copa AMIKA e a histórica participação de um grupo de pilotos de kart amador de aluguel nas 500 Milhas Granja Viana conquistando um pódio que parecia perdido, poderiam ser o ápice da adrenalina mas na verdade foi um maravilhoso prólogo do que ainda está por vir.
Destrinchando de forma cronológica, os importantes acontecimentos que rechearão o final de semana que se aproxima tem seu pontapé inicial com a Final da Taça AMIKA da Amizade onde será conhecido o primeiro campeão do ano de 2005 já que as duas baterias estão marcadas para sexta-feira dia 2 de dezembro a partir das 21:20 hrs no Kartódromo Granja Viana.
Fazendo justiça a quem merece, só será conhecido o primeiro campeão do ano por uma questão de genética já que a "primeira campeã" do ano (e da história da AMIKA) é Mariana Christofoletti que conquistou o título por antecipação ao garantir sua quinta vitória na Categoria Feminina na etapa passada, categoria esta que atingiu a participação de 8 pilotos para alegria e charme da competição.
Ao contrário da Copa AMIKA a disputa pelo título do charmoso torneio das noites de sexta-feira está menos acirrada mas não menos interessante já que a diferença é de apenas 8 pontos entre o líder Alberto Costoya (146 pts.) sobre o vice-líder Ricardo Rodrigues (138 pts.) que por sinal acabou de conquistar o título da Categoria Honda B correndo no renomado certame da CNA (Copa Noturna da Amizade) disputado no Kartódromo Aldeia da Serra. Henrico Machado (124 pts.) ainda tem chances matemáticas. Independente de quem coloque a mão no almejado caneco, será o quarto campeão diferente já que o título ficou nas mãos de Gabriel Ibanez em 2002 passando para Ricardo Talarico em 2003 e conquistado em 2004 por Charles Sartori.
Com o campeão da Taça AMIKA da Amizade definido a manhã do sábado dia 3 de dezembro traz a Segunda Corrida Anual AMIKA de Fórmula Alpie que será disputada no Autódromo José Carlos Pace, ou simplesmente Autódromo de Interlagos. A prova contará com a participação de 6 associados da AMIKA e que com mais 5 pilotos formarão o grid de largada e disputarão 30 minutos de corrida.
Ao contrário do ano passado tanto o qualify quanto a corrida serão no mesmo dia tornando o evento mais interessante e aumentando a responsabilidade do piloto em não sofrer nenhum acidente além de poupar equipamento. As 9:35 hrs a pista será liberada para que seja definida a formação do grid num treino classificatório de 25 minutos e a grande largada está prevista para as 12:05 hrs.
Dentre os pilotos AMIKA que participaram da primeira edição da prova apenas Cássio Wasser e Miguel Cappuccio vão repetir o feito. Aleandro Fortunato, Gildo Júnior, Horácio Bota e Paulo Castanheira debutarão nesse tipo de prova e realizarão o sonho de disputar uma corrida em Interlagos, palco de passagem dos maiores nomes do automobilismo mundial.
Além da Fórmula Alpie a programação do autódromo (que se inicia as 8:00 hrs) inclui treinos classificatórios e a corrida de carros antigos e da Força livre além dos treinos classificatórios para domingo da Fórmula São Paulo, Marcas e Pilotos, Endurance (Grupos 1 e 2), Spyder Race (Aldee) e a tradicionalíssima Copa Fusca (Speed 1600).
A entrada para sábado é gratuita e o público pode ficar na refinada arquibancada coberta da Petrobrás situada bem em frente a reta principal. Para quem tem acesso aos pilotos ou para quem for da imprensa as credenciais dão direito a circular pelos boxes e conhecer de perto os carros e equipes. Os que não conseguirem credenciais podem aproveitar para ver os treinos livres de sexta-feira onde a circulação pelos boxes é livre. Neste dia além das outras categorias, o treino da F. Alpie é a partir das 10:15 hrs também com 25 minutos de duração. Para maiores informações ligue para o Interlagos Motor Club no fone (55 11) 5666-3361.
As emoções de sábado não param por aí e assim que conhecermos os 6 pilotos que subirão no pódio de Interlagos rumamos rapidamente ao Kartódromo Granja Viana para acompanhar as finais do Campeonato Paulista Granja Viana que poderá trazer mais uma conquista inédita ao kartismo amador de aluguel já que a AMIKA PRO comandada por Frederico Oliveira, Paulo Elias e Ricardo Talarico poderá se sagrar Campeã Paulista PRÓ-500 na Categoria Estreantes, uma disputa que promete já que a equipe está empatada em 100 pontos com sua rival Substâncial UOL.
Os três pilotos devem manter a fórmula vencedora que lhes deu o primeiro posto na Estreantes e quarto na geral na penúltima etapa realizada em novembro além do pódio das 500 Milhas Granja Viana na Categoria B, o que na verdade não é segredo algum: entrosamento, respeito, garra e o ótimo trabalho de Wesley Silva da Enigma Preparações.
Estarão ainda na pista, e na mesma categoria, os pilotos e associados da AMIKA Fabrício Ribas, João Vasconcellos, Stênio Campos e Wilson Payossin compondo uma segunda equipe de nome e número ainda não divulgados mas que certamente darão muito trabalho aos adversários assim como farão os já experientes e rápidos Paulo França e Rafael Olivares correndo na categoria principal.
Além deles outro piloto da AMIKA pode se sagrar campeão conquistando o título da Categoria Rental 400. Daniel Carbajal vai pra pista com 108 pontos, apenas 4 atrás de Jorge Bialli: "O Jorge é um piloto limpo e rápido, passamos o ano disputando cada ponto, será uma final emocionante" comenta Daniel que ocupa posição de destaque na Copa AMIKA com a 19ª colocação.
A programação completa do Campeonato Paulista Granja Viana pode ser acessada no site do kartódromo em www.kartgranjaviana.com.br
De volta ao maravilhoso mundo do kart amador de aluguel e com todos os resultados de sexta e sábado devidamente anotados vamos para o Domingo dia 4 de dezembro com a grande final da quarta edição da Copa AMIKA que revelará o campeão do maior e mais famoso certame de kart amador do Brasil numa final que promete ser das mais eletrizantes e emocionantes da história da AMIKA. O palco será novamente o Kartódromo Granja Viana a partir das 10:00 hrs da manhã.
O último evento oficial do ano certamente atrairá muita gente e a prova disso foi o recorde de inscrições na bateria extra com 32 pilotos que (obviamente) serão divididos em duas provas. Além disso outro atrativo está em negociação e poderá ser a presença do kart da equipe AMIKA PRÓ BY ENIGMA que participou das 500 Milhas, sendo usado como PACE-KART já que a organização vai adotar o sistema de largada lançada novamente. O aviso fica apenas aos machistas de plantão: Mariana Christofoletti poderá ser a piloto do Pace Kart guiando os marmanjos durante a volta de aquecimento e apresentação.
Com certeza não haverão atrativos suficientes que desviem as atenções da bateria final. Nunca na história da AMIKA se criou uma expectativa tão grande em torno de uma decisão de título e não é pra menos. Se voltarmos ao passado por alguns momentos podemos citar a histórica final de 2002 que foi decidida no jogo de equipe quando Stênio Campos fez a prova inteira impedindo que Paulo Castanheira assumisse a terceira colocação que lhe daria o título. Tudo isso sob os olhares atentos e aflitos do líder João Vasconcellos que não pôde participar devido ao critério de ascenso e descenso por etapa adotado na época. Ambos os pilotos terminaram empatados e o título ficou nas mãos de João no critério de desempate.
Desta vez a história é diferente pois dois pilotos chegam à final empatados em 206 pontos. O Campeão Brasileiro de Kart Indoor e uma das pratas da casa, Maurício Pereira, conquistou a vitória na etapa de novembro e alcançou na tábua geral o jovem Vinícius Alvarenga que com sua modéstia e alegria conquistou a simpatia de todos e já é considerado o "nosso amikinho".
Para deixar a briga mais apimentada, Frederico Oliveira vem logo atrás com 201 pontos e tem todas as chances de também se sagrar campeão. Os três pilotos são o exemplo mais concreto de que lisura, bom caráter e humildade são quesitos fundamentais para a conquista do topo dentro da AMIKA já que o tri-campeão João Vasconcellos é visto por todos como um dos pilotos mais limpos e corretos do kartismo amador.
Já pelo título de Equipes a Ton Race kart de Maurício e Everton Pereira vão ter trabalho para segurar a liderança de apenas 3 pontos em relação à Pânico de Fabrício Ribas e Frederico Oliveira. Apesar de ocupar a terceira colocação na tabela com 348 pontos a tradicional Hispeed ainda pode se sagrar a primeira equipe bi-campeã da Copa AMIKA.
Sem dúvida na segunda-feira dia 5 de dezembro muita gente vai ter história boa pra contar. Alguns terão muito o que comemorar e outros nem tanto, mas não há comemoração e prazer maior do que ver a satisfação dos que se sentem orgulhosos em fazer parte da AMIKA, independente de qualquer resultado.