O sábado dia 3 de dezembro foi um dia memorável. Foi o dia que definiu um ano inteiro de trabalho e expectativa para dois grupos de pilotos e associados da AMIKA que conseguiram chegar a disputar categorias mais graduadas e levar o nome da Associação aos holofotes que iluminam os horizontes do "além-indoor".
FÓRMULA ALPIE
A segunda corrida AMIKA de Fórmula Alpie marcou a realização de mais um sonho para sete dos nove pilotos que participaram da prova já que apenas dois tinham estado presentes na primeira edição do evento.
A inédita parceria de uma associação de kart amador de aluguel com uma escola de pilotagem proporcionou em um ano e meio de interação a formação de mais de 25 alunos que tiveram a oportunidade de pilotar um Fórmula em Interlagos. A idéia da corrida surgiu em agosto do ano passado, logo após a formação da primeira turma e deu tão certo que uma segunda prova não poderia deixar de ocorrer neste ano.
As facilidades de pagamento, o planejamento anual e a inédita forma de cobrança e controle de pilotos que a AMIKA implantou neste ano facilitou a participação de 6 associados que puderam competir e se divertir numa das mais lendárias pistas do automobilismo mundial, o autódromo de Interlagos.
Sem dúvida alguma o box 22 era disparado o mais animado e cercado de gente quando comparado aos demais boxes que abrigavam as diversas categorias do Campeonato Paulista de Automobilismo. No espaço reservado aos pilotos, convidados e membros da Escola Alpie de Pilotagem, haviam 11 carros, monitor com os tempos e muita emoção e expectativa por parte de todos.
A dose foi dupla já que o treino classificatório seria as 9:30 hrs da manhã e a corrida ao meio-dia. O tempo nublado e instável deixava todos apreensivos dada a pouca experiência dos pilotos nestas condições e com pista molhada. No treino livre de sexta-feira Miguel Cappuccio havia sido o mais rápido e estava confiante na pole ou pelo menos na primeira fila. Já no treino de quinta, com sol e pista seca Carlos Ângelo (Cacá) foi o mais rápido seguido por Paulo Castanheira (PC) e Miguel logo atrás.
Com a pista úmida e sem chuva os pilotos foram para o qualify e em menos de duas voltas perceberam que era possível fazer o traçado de pista seca. A briga pela pole ficou entre Miguel e Paulo que chegaram a estar 0.4s de diferença nos tempos e se alternar na primeira posição do grid. Ainda na quinta volta quando Paulo ocupava a pole com 0.9s de vantagem sobre Miguel a chuva voltou a cair e a pista se transformou em puro sabão com pontos de alta periculosidade principalmente no S do Senna onde alguns pilotos rodaram e por pouco não bateram passando perto de ficar sem carro para a prova. Com isso Paulo conquistou o direito de largar na pole seguido por Miguel que fechou a primeira fila.
Aleandro Fortunato voltou a ter problemas com seu carro e após ter dado 6 voltas no treino de quinta e apenas uma única volta no treino de sexta, novamente ficou a pé e precisou recorrer ao carro reserva quando já não tinha mais tempo para buscar uma classificação melhor no grid.
Já na hora da prova a pista voltou a secar e mesmo com tempo nublado não chovia deixando os pilotos na expectativa de uma prova mais rápida apesar da unidade do asfalto. Alguns amigos e parentes que não conseguiram credenciais estavam na arquibancada da Petrobrás enquanto que tantos outros se espalhavam ao longo da reta dos boxes ou nos padocks. Sem dúvida foi a prova que levou mais público no dia.
Carlos Ângelo fez uma largada excepcional pulando da terceira para a primeira posição ultrapassando Miguel e Paulo antes do S do Senna. Miguel também largou bem e passou PC retomando sua segunda colocação. Aleandro veio de trás e junto com PC partiram pra cima de Miguel e Carlos começando então uma seqüência fantástica de ultrapassagens e troca de posições que empolgavam o público a cada passagem pela reta dos boxes. Com as constantes brigas entre os 4 primeiros, Anderson Dyung chegou no pelotão e entrou na briga.
Mais para trás se formou outro pelotão de pilotos com Cássio Wasser, Horácio Bota, Gildo Júnior e Maurício Gallian também dando um show de emoção e belíssimas ultrapassagens. Cássio enfrentou problemas com seu câmbio e perdeu a quarta marcha sendo obrigado e brigar mais da metade prova apenas com 3 marchas.
Nada estava decidido quando na oitava volta Miguel ocupava a terceira colocação e ao ultrapassar Paulo na entrada do S do Senna ficou sem a segunda marcha. Em seguida todas as outras marchas não funcionavam mais e o carro de número 10 foi se arrastando até a subida do lago para em seguida parar na grama abandonando a prova. O motivo que deixou Miguel a pé seria diagnosticado pelos mecânicos mais tarde como sendo a quebra da homocinética.
A corrida continuou na mesma balada e a chegada foi um espetáculo. Aleandro Fortunato cruzou em primeiro lugar com 3 carros colados atrás dele e lado a lado, uma chegada digna de filmes de Hollywood ou dos saudosos tempos da romântica Fórmula 1. Em seguida cruzou Maurício Gallian seguido por mais 3 carros embolados brigando pela sexta colocação.
A chegada dos pilotos no box foi uma festa com cada um deles contando suas histórias e momentos de adrenalina e diversão. Todos parabenizados e recebidos pelos familiares que só tinham elogios a uma prova que foi até mesmo comentada positivamente por pilotos e mecânicos de outros boxes e categorias já acostumados com o automobilismo. Aleandro era o mais festejado e foi muito elogiado pela sua tocada precisa e arrojada. Paulo Castanheira fez uma prova fantástica e arrojada, bem ao estilo que já lhe é peculiar do kart e a segunda colocação foi muito merecida.
Tanta alegria só contrastava com a tristeza de Miguel Cappuccio que não conteve as lágrimas ao abraçar a esposa: "Esperei um ano inteiro por essa corrida, estava indo bem, tinha chances reais de pódio mas fiquei a pé" dizia o inconsolado o piloto. Quando o carro 10 foi trazido pelo resgate acabou virando uma espécie de atração turística já que todos queriam ver o que havia ocorrido.
No pódio muita alegria e comemoração dos 6 primeiros colocados que debutavam em corridas de carro e experimentavam pela primeira vez a emoção de estar no famoso degrau dos vitoriosos de Interlagos.
Para o ano que vem a AMIKA já está pensando em realizar duas provas usando novos métodos de baratear os custos além de trazer novos pilotos para a escola aumentando ainda mais as chances de um dia realizarmos mais um sonho: quem sabe um campeonato AMIKA de Fórmula Alpie?
Classificação final da Corrida:
Posição |
Nome |
Equipe |
Tempo |
1 |
Aleandro Fortunato |
AMIKA RACING |
|
2 |
Paulo Castanheira |
AMIKA / CENTRO AUTOMOTIVO LU |
- 0.355 s |
3 |
Carlos Ângelo |
ALPIE SCHOOL RACING |
- 0.376 s |
4 |
Anderson Dyung |
HO PARK |
- 0.521 s |
5 |
Maurício Gallian |
OUT LOOKCAPI / MDEX |
- 30.337 s |
6 |
Horácio Bota |
AMIKA RACING |
- 32.376 s |
7 |
Gildo Abrantes Jr. |
AMIKA RACING |
- 32.563 s |
8 |
Cássio Wasser |
AMIKA RACING |
- 33.005 s |
9 |
Miguel Cappuccio |
AMIKA RACING |
OUT |
CAMPEONATO PAULISTA GRANJA VIANA
Enquanto alguns estavam em Interlagos, ao mesmo tempo e no mesmo dia outros estavam no Kartódromo Granja Viana participando da última etapa do ano do Campeonato Paulista.
A participação de pilotos da AMIKA neste ano foi muito importante pois o kartódromo reconheceu que o maior certame de kart amador tem em seu grupo pilotos de grande qualidade e competência. Infelizmente os custos de categorias mais graduadas impossibilitam a presença de tantos talentos mas as vezes alguns conseguem participar de pelo menos uma ou duas etapas.
Foi o caso do retorno da AILERON na PRO 500, equipe formada apenas por pilotos da AMIKA e que já participara de uma etapa no início do ano. A equipe formada por Maurício Pereira, João Vasconcellos, Stênio Campos e Wilson Payossin estava gabaritada a vencer na estreantes. A falta de treino e desconhecimento do traçado, aliados a um acidente que fez João entrar no box para arrumar a carenagem prejudicou a equipe mas mesmo assim ainda conquistou a 5ª colocação na estreantes e subindo ao pódio.
A AMIKA PRO chegou nessa final empatada em 100 pontos com a Substancial UOL e a expectativa boa já que o entrosamento dos pilotos e da ENIGMA Preparações era dos melhores desde antes das 500 Milhas. E não deu outra. A segunda vitória consecutiva da equipe formada por Frederico Oliveira (Jovem Pan e Centro Pró Autista), Paulo Elias (Sudamax e Comissária Augusta) e Ricardo Talarico (Kart Brasil) garantiu o inédito título de Campeão Paulista de PRO 500 na Categoria Estreantes.
Um título que ao longo do ano pareceu escapar por entre os dedos por duas vezes com infortúnios ocorridos durante as provas e trocas de preparadores mas com a mesma garra e determinação que deu a eles forças para buscar o pódio das 500 Milhas, o caneco veio para coroar um ano de muito trabalho e dedicação. Na classificação geral a equipe ficou em 14° lugar.
A equipe França/Olivares formada também por dois pilotos da AMIKA, Paulo França e Rafael Olivares concluiu o campeonato da PRO 500 na honrosa oitava colocação geral dentre 39 participantes e com certeza teria ido mais longe não fosse a seqüência de quebras que vitimou os dois pilotos ao longo do ano.
Daniel Carbajal da AMIKA também foi destaque ao fazer pole e vencer a prova de ponta a ponta na Rental 400 conquistando o título da categoria e mais alguns pontos a este jovem talento que busca patrocinadores para tentar alçar vôos mais altos em categorias graduadas.
Este foi mais um ano de conquistas e objetivos alcançados por amigos e associados da AMIKA e agora é olhar para 2006 e trabalhar para que mais e mais amiKos possam honrar as nossas cores desfilando seus talentos nos mais diversos certames das mais diversas e fascinantes categorias de qualquer coisa que tenha quatro rodas, um motor e seja de competição pois o que vale mesmo é a paixão por este esporte maravilhoso.
Para acessar a classificação detalhada e maiores informações sobre o Campeonato Paulista Granja Viana acesse o site www.kartgranjaviana.com.br