Depois de 15 dias de inscrições abertas, as vagas inicialmente disponibilizadas nas Categorias Master e Pesados já estavam todas preenchidas. Para atender a um número maior de pilotos e percebendo que a demanda da Categoria Feminina estava aquém das expectativas, a AMIKA remanejou os números e ampliou a disponibilidade, principalmente dentre os pilotos pesados, aumentando para 60 vagas esta categoria e 128 a principal. Com isso foram necessárias apenas mais 24 horas para o certame voltar a lotar e se iniciar a fila de espera.
Com 195 vagas preenchidas, mesmo quem chegou depois acabou tendo a oportunidade de participar, pois já foram registradas 7 desistências em virtude de problemas pessoais e isso garantiu a entrada do mesmo número de pilotos, principalmente na Master onde há uma procura maior. As diretrizes apontam para possibilidades reais de quem está em fila de espera ainda poder participar, por isso é importante se inscrever, mesmo não havendo vagas de imediato. Na Categoria Pesados as chances são ainda maiores, pois existe um baixíssimo contingente de espera e o certame ainda poderá ser ampliado de 4 baterias de 15 pilotos para 4 de 16 até o fim do mês.
Enquanto isso as novidades não param de chegar, dentre elas algumas muito boas para os pilotos e que foram anunciadas esta semana pelo Kartódromo Internacional Granja Viana, sede oficial do evento. Para começar o kartódromo confirmou o que eram apenas rumores e vai comprar mais dois karts aumentando sua frota para 25 unidades que já estarão a disposição durante o campeonato. Com isso, a frota inicial de 18 karts já recebeu um significativo aumento desde abril deste ano. Além disso, na semana do evento os pilotos inscritos receberão 10% de desconto nas locações para poderem treinar e reconhecer a pista e os karts.
"Nossa preocupação é manter todos os karts o mais acertados e equilibrados possível para proporcionar um campeonato equilibrado, mas é importante se conscientizar que tratam-se de karts de aluguel e que as quebras e diferenças de equipamento podem ocorrer assim como em qualquer categoria, por isso será fundamental os pilotos cuidarem bem do kart e termos traçados que não judiem muito dos pneus", comenta o piloto de Fórmula Indy, Fórmula Truck e um dos proprietários do Kartódromo, Felipe Giaffone.
Outra novidade será o provável uso de 3 traçados diferentes ao longo do campeonato: um para as seletivas de sábado, outro para as seletivas de domingo e outro mais para as finais. Sempre com a preocupação de poupar equipamento e pneus, estes últimos por sinal deverão ser todos trocados entre sábado e domingo garantindo uma melhor qualidade das disputas.
Além disso, o novíssimo Padock com vista panorâmica para a pista, ar condicionado e amplo espaço, especialmente construído para receber o público VIP das 500 milhas de 2005, será disponibilizado para a AMIKA realizar o briefing com todos os pilotos e manter como centro de operações além de sala de reuniões entre organizadores e funcionários. O sábado também será 100% liberado para o evento já que normalmente a parte da manhã tem treinos de karts de competição.
Lá pelos lados de Santa Catarina a expectativa é grande dentre os pilotos locais pela seletiva que será realizada no dia 28 de agosto (domingo) em Balneáriu Camboriú no Kartódromo Barra Sul. Seus organizadores Ricardo Gaspar e Kleber Teixeira avisam que ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas através do email kkart@ibest.com.br ou ligar no (48) 9962-566. Esta parece ser uma ótima alternativa para quem está em fila de espera na Categoria Master.
No Rio Grande do Sul a delegação está animada e ganhou um reforço de peso nesta semana com a confirmação do ótimo piloto e nosso exclusivo colunista Eduardo Tomedi: "ainda não caiu a ficha que eu vou !!!" comenta o entusiasmado piloto, que também é um dos responsáveis pelo excelente site de esportes Speed Racing.
Outro atrativo é a saudável disputa paralela pelo título de "segunda maior delegação do Festival Brasileiro de Kart Indoor". Os cariocas estiveram o tempo todo com uma forte representatividade e quando as vagas se esgotaram tinham 42 pilotos contra 38 da delegação da Capital Federal. Com as desistências e entrada de pilotos em fila de espera a turma de Brasília conta hoje com 41 representantes contra 39 do Rio de Janeiro. Diferença que pode ser considerada até como empate técnico e pode mudar até o fim do prazo de pagamentos.
A exemplo do ótimo trabalho de divulgação que os gaúchos e catarinenses vem fazendo, os pilotos de Brasília tem como principal ponto de informações o site BSB Kart mantido pelo piloto e colaborador da AMIKA Francisco Marques conhecido como Chicão Nitro pelos locais. No site, além de encontrar notícias gerais sobre kart e automobilismo, os pilotos tem sempre as novidades do festival Brasileiro e uma exclusiva planilha de custos que foi desenvolvida para informar os preços de passagens aéreas, táxi e outras informações importantes.
Ainda falando em Brasília, é de lá que vem um dos destaques do Festival Brasileiro. Beatriz Pooz de apenas 19 anos representará a sua região e não apenas na categoria feminina mas também será (até o momento) a única mulher a disputar o título nacional na categoria Master enfrentando os homens de igual para igual. Beatriz tem um currículo bastante respeitável por ter vencido o campeonato feminino Carrera Kart de 2003 e 2004 e por ser sagrar campeã no campeonato do Ferrari Kart para pilotos até 60kg em meio aos homens. Atualmente corre de F400 (Sport 400 para alguns) em Brasília e no campeonato Goiano. Mesmo assim a menina precisará de muita competência para enfrentar pilotos de alto quilate de todo Brasil além de ter adversárias de nível na categoria feminina como Érika Piedade com sua larga experiência no kart e em algumas categorias do automobilismo e Mariana Cristhofoletti líder do campeonato Penélopes Racing, o melhor e mais equilibrado campeonato feminino de São Paulo.
A Categoria Feminina ainda está deixando a desejar com apenas 7 inscrições que chegou a 8 mas teve uma desistência. As paranaenses e cariocas estão fazendo falta e ainda existe uma expectativa da organização em preencher a categoria com pelo menos 15 pilotos. Em São Paulo também ainda tem muita mulher que pode vir a se inscrever e que certamente engrandeceria o evento. A empresa de cosméticos Mistyline que patrocinou a corrida feminina da AMIKA já garantiu novo patrocínio caso o certame aumente e desta vez a pretensão é dar uma cesta com uma grande quantidade de produtos às participantes.
No Rio de janeiro o bom trabalho de divulgação de José Roberto Gallo (AZA) presidente do Kart Riders também rendeu frutos e trouxe novos pilotos cariocas ao evento. O RKC, maior clube de indoor carioca, também fez uma divulgação interna através de seu organizador Marcos Chuvas. De qualquer forma as principais adesões vieram dos pilotos do Kart Riders, Pé na Tábua e BV isso sem contar na presença já confirmada do vice-campeão mundial de kart indoor Thiago Costa e o terceiro colocado Pedro Washington.
O Eduardos Park Hotel, que fechou parceria com a AMIKA e está recebendo os pilotos de fora de São Paulo, informou hoje que as procuras por reservas estão muito boas e ainda existem vagas. O local é excelente para receber quem vem de fora além de ter ido de encontro às expectativas da AMIKA quanto às condições de hospedagem e lazer oferecidos aos hóspedes e por se tratar do mesmo hotel que recebe as equipes das 500 Milhas de Kart Granja Viana.
O certo é que a medida que o tempo vai passando e os dias vão sendo contados por todos a expectativa aumenta tanto por parte dos pilotos quanto por parte da organização e do kartódromo. Todos dizem que o melhor da festa é esperar por ela mas não há nada mais gratificante do que ver a festa sendo realizada e saber que tudo deu certo, e é pra isso que todos vão trabalhar até sabermos quem será o primeiro campeão brasileiro de kart amador da história.