Com a constante expansão do universo de rental kart dos
últimos três anos, mais e mais aficionados por velocidade começam a se “aventurar”
como pilotos, nos chamados “campeonatos amadores”, seguindo uma fórmula de
competição amistosa que, pelo sucesso e permanência, certamente veio para
ficar. E a partir desse ambiente dá para notar que, apesar de pilotagem de
competição não ser nenhuma “ciência de foguete”, existem algumas técnicas de
pilotagem que, se forem seguidas, facilitam e encurtam muito o caminho do
piloto amador na busca por uma performance competitiva.
Seguindo esse raciocínio, dois dos mais experientes
instrutores de pilotagem de competição atuantes hoje no kart se juntaram para
aliar aulas de pilotagem com as emocionantes disputas características nos
campeonatos de rental kart: Alberto Cattucci (piloto e instrutor oficial do Kartódromo
Granja Viana e Cristian Peticov (piloto e instrutor do portal de conteúdo Pista
e Pilotagem) idealizaram o primeiro workshop em forma de campeonato, chamado de
Coach Grand Prix (http://coachgrandprix.com.br) .
“Notamos que vários
alunos estavam interessados em um conteúdo com continuidade, que pudesse trazer
ensinamentos e técnicas de pilotagem conectadas para intensificar a evolução
contínua”, afirma Peticov. “E ao
mesmo tempo, queríamos trazer um clima de disputa saudável para os exercícios
práticos”, completa Cattucci.
Aliando aula teórica e treino prático seguidos de uma
corrida entre os alunos, o Coach Grand Prix tem um formato inovador: o aluno
chega para um workshop de aproximadamente meia hora, já vestido para pilotar.
Assim que termina o workshop, é feita uma bateria fechada só para os alunos
treinarem fundamentos e exercícios passados em classe – que vão desde
exercícios de frenagem, prática de traçados planejados (como treino de ápice
tardio, por exemplo) até o treino de ultrapassagens e defesa, que é feito em
duplas dividindo freadas na pista.
E em todas as seis etapas durante o ano (o campeonato começou
em março e vai até outubro, com uma etapa por mês), logo após a bateria de
treino há a bateria “oficial” – com classificação e corrida – que contam pontos
exatamente como um campeonato. E tudo isso oferecido como pacote por etapa, com
tudo incluso no valor da inscrição – o workshop, o treino e a corrida.
Além de ser uma oportunidade de aprendizado, o aluno acaba
ganhando amigos, pois um efeito colateral extremamente positivo é que como os
alunos participam também de diferentes campeonatos, todos comemoram a melhora
dos resultados de cada um – e isso ajuda em muito o ânimo e o progresso dos
alunos. “No grupo de Whatsapp toda hora
tem comemoração”, adiciona Peticov.
Os instrutores não param por aí: como premiação final do
campeonato, formarão uma equipe com os cinco melhores pilotos para participar
de um dos endurances do KGV de 6 horas - além de dar outras vantagens aos
alunos, como desconto em coachings individuais com os instrutores.
Para saber mais, acesse: http://coachgrandprix.com.br.