publicidade
13/03/2015 15:19

Juninho Sacilotto venceu a etapa de abertura da 10ª temporada do Pé de Chumbo

Fonte: Zaramelo Júnior


Foto: Zaramelo Júnior

Juninho Sacilotto (33)


Juninho Sacilotto foi o vencedor da etapa de abertura do 10º Pé de Chumbo - Super Copa Colégio Objetivo Americana -, na manhã de sábado (7), no traçado de 910 metros de extensão do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no distrito de Tupi, em Piracicaba. Ele foi o segundo colocado nas duas baterias do dia e garantiu o primeiro lugar no geral.

Na somatória das duas corridas, Juninho Sacilotto totalizou 58 pontos, um a mais que Rogério Pompermayer, que foi segundo no geral com o quarto lugar na bateria 1 e a vitória na bateria 2. O pódio da categoria Pró, a principal do PD´Chumbo, teve ainda a presença de Nino Rigue, que ficou na terceira colocação com 50 pontos. Ele ganhou a corrida 1 e foi oitavo na corrida 2. Nino teve a mesma pontuação que Giovanni Pamfílio e Rafael Contatto. Pelo regulamento, o primeiro critério técnico de desempate é o resultado da primeira prova do dia e, assim, o campeão de 2014 assegurou o terceiro lugar no geral.

CORRIDA 1 - Os pilotos do Pé de Chumbo iniciaram a temporada debaixo de chuva. Com a pista molhada, o grau de dificuldade ficou ainda maior, já que os karts estavam equipados com pneus slick. No qualifying, Nino Rigue cravou a melhor volta em 51s312 e garantiu a pole position. A seu lado, separado por diferença de 0s351, ficou Juninho Sacilotto.

Os ponteiros largaram bem e conseguiram manter a posição. Enquanto boa parte dos pilotos enfrentava problemas para manter-se na pista - alguns rodaram mais de uma vez -, Nino foi abrindo vantagem à frente, com Juninho um pouco mais atrás, porém, sem ameaçar de maneira mais perigosa. O panorama da corrida, no entanto, mudou nos últimos 5 minutos.

Com a pista praticamente seca e retardatários pela frente, Juninho encostou de vez em Nino e por três vezes colocou o kart de lado na tentativa de ultrapassagem, mas o ponteiro defendeu bem a posição e recebeu a bandeira quadriculada. Nino fez 23 voltas em 20m50s147 e Juninho cruzou logo atrás com diferença de 0s327. O domínio da dupla foi absoluto, tanto que quem chegou mais próximo foi Giovanni Pamfílio a 11s240.

CORRIDA 2 - Com a inversão de grid entre os quatro primeiros, quem ficou na pole na corrida 2 foi Rogério Pompermayer, com Giovanni Pamfilio a seu lado. Nino Rigue e Juninho Sacilotto formaram a fila 2. Pompermayer largou na frente e Juninho roubou a posição de Giovanni. Na quarta volta, Nino "escorregou" na curva logo após a reta dos boxes e perdeu várias posições.

A partir daí, a disputa envolveu Pompermayer, Juninho, Rafael Contatto, Beto Mantovani e Giovanni Pamfílio. Os cinco andaram em ritmo forte, praticamente colados, mas não houve nenhuma ultrapassagem entre eles. Apesar de seu kart visivelmente estar rendendo melhor, Juninho optou por ser mais prudente, já que a segunda colocação na bateria lhe garantia a vitória no geral da etapa.

Com a pista seca, os pilotos foram bem mais rápidos e Pompermayer fez 26 voltas (3 a mais que a bateria inicial) em 20m08s558. Juninho chegou no vácuo, com diferença de 0s219. Contatto (0s466), Mantovani (0s572) e Giovanni (0s958) vieram logo atrás.

Kaique Melo fatura a Light - A categoria Light do Pé de Chumbo teve vitória de Kaique Melo, sábado, no ECPA. Na bateria 1, ele foi o 15º colocado com 23 voltas em 21m37s385, enquanto na bateria 2 chegou em nono com 26 voltas em 20m34s362. Na somatória das duas corridas, Kaique fez 28 pontos e teve o melhor desempenho entre os oito pilotos da divisão.

O segundo colocado na etapa de abertura foi o estreante Bruno Trevizan, que fechou a rodada com  22 pontos. Trevizan foi 16º colocado na corrida 1 e 14º na corrida 2. Com 20 pontos, conquistados com o 20º lugar na bateria 1 e o 12º na bateria 2, Ricardo Travaglia ficou com o terceiro lugar na Light e também foi ao pódio em Piracicaba.

"Foi fantástico", festeja Juninho - Vencedor da etapa de abertura do 10º Pé de Chumbo - Super Copa Colégio Objetivo Americana 2015 -, Juninho Sacilotto definiu como fantástico o resultado conquistado na pista do ECPA. "Foi fantástico. É muito bom começar a temporada ganhando. A motivação fica ainda maior", disse o piloto do kart 33, que nos dois últimos anos brigou pelo título até a última corrida.

No entendimento de Juninho, a rodada em Piracicaba teve corridas atípicas. "Na primeira bateria, com a pista molhada, a preocupação de todos era manter-se na pista, enquanto na segunda, já com a pista seca, todo mundo acelerou bem mais forte", afirmou o líder do campeonato.

Juninho Sacilotto explicou que usou táticas diferentes na etapa inicial do PD´Chumbo. "Fui mais conservador no início da primeira corrida. Depois, quando fiquei mais confiante, parti para uma postura mais arrojada e fui buscar o Nino, mas os retardatários atrapalharam um pouco e não consegui passar. Na segunda, corri pelo resultado, pois sabia que chegando em segundo ganharia a etapa. Meu kart estava muito bom e acredito que poderia ter passado o Rogério, mas preferi não arriscar, pois sempre há riscos numa ultrapassagem", explicou.

Ganhador na categoria Light, Kaique Melo comentou que "fiz uma boa tomada de tempo e mesmo rodando no começo da prova, consegui me recuperar. Depois que acertei o traçado, ficou mais fácil. Estou muito feliz por começar com vitória."

Depois de vencer a primeira bateria do dia, no ECPA, Nino Rigue foi para a segunda corrida com a expectativa de repetir o bom desempenho. No entanto, na curva logo após a reta dos boxes, quando era o quarto colocado, seu kart "escorregou", ele ficou para trás e fora da briga pelas primeiras colocações. "São coisas que acontecem numa corrida e, infelizmente, desta vez aconteceu comigo. O negócio é levantar a cabeça e tentar a recuperação na próxima", falou.

Sobre a vitória na primeira prova, Nino comentou que "a largada foi complicada porque a pista estava lisa. As duas primeiras voltas foram mais difíceis, mas depois consegui abrir do Junior. No final, as duas últimas voltas foram tensas, porque ele (Juninho) conseguiu chegar, mas ainda assim mantive a posição."

Estreantes ficam satisfeitos - A etapa em Piracicaba, sábado (7), marcou a estreia dos pilotos Bruno Trevizan e Edison Carone no Pé de Chumbo. E os dois ficaram satisfeitos com a performance que tiveram na abertura da 10ª temporada do campeonato. "No começo, confesso que estava um pouco nervoso, ainda mais com a pista lisa, mas fui bem e não rodei. Com a pista seca, fiquei mais confiante", comentou Trevizan, que foi ao pódio da categoria Light como segundo colocado. O piloto do kart 41 foi o 14º na tomada de tempos, 16º na bateria 1 e 14º na bateria 2.

Oitavo colocado na Light, Carone revelou que atingiu os objetivos traçados para seu "debut" no PD´Chumbo. "Fui à pista para receber a bandeirada da largada e da chegada, e para melhorar meu tempo de uma bateria para outra. O que eu planejei, consegui e estou feliz", disse o piloto do kart 66.

"Em alguns momentos fiquei tenso, principalmente quando o diretor de provas e os fiscais avisavam que os ponteiros estavam chegando. Nessa hora, você fica preocupado para não atrapalhar ninguém. Por isso, em alguns instantes me desconcentrei, mas como primeira experiência acredito que valeu", acrescentou.

Marusso enaltece início da história - Piloto e presidente do Pé de Chumbo, Marcelo Marusso estava emocionado com a abertura da 10ª temporada do campeonato que reúne empresários e profissionais liberais de Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Camboriu (SC). A manhã de sábado (7), no kartódromo do ECPA, com certeza, não sairá da mente do idealizador da "brincadeira" que virou exemplo de profissionalismo e organização.

"É muito legal estar aqui no ECPA, onde tudo começou há 10 anos. Foi exatamente aqui que fizemos a primeira corrida e agora estamos iniciando a 10ª temporada. Nunca imaginei que chegaria a isso, mas temos que comemorar. Está tudo maravilhoso", afirmou Marusso, momentos antes da tomada de tempos para as corridas do dia.

Além de Marcelo Marusso, outro piloto que está no Pé de Chumbo desde a primeira corrida, em 2006, é Eraldo dos Santos. "Venho comemorando ano a ano e nesta 10ª temporada o sentimento é ainda mais especial. O Pé de Chumbo é um grupo seleto e muito bacana", disse.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!