O RA Racing Champ chegou na sua última etapa e três das quatro categorias foram definidas nos detalhes em disputas curva a curva. O tempo seco, com forte calor e sensação de abafamento, trouxe dificuldade aos pilotos, pois o desgaste físico aumenta nessas condições.
A categoria OPEN entrou na pista para definir seus dois títulos, o anual, no qual Jean Cardoso tinha pequena vantagem, e o semestral, em que a diferença era mínima e qualquer posição era de suma importância. O pole position foi Matheus Nolli, que se manteve na frente durante toda a bateria, na disputa com Moacir Andrade, que no fim conseguiu sua primeira vitória no Champ. Nolli cruzou em segundo e Fernando Kotowiski em terceiro, também em sua melhor posição no Champ.
Com os pontos conquistados na etapa, Moacir Andrade conquistou o título do segundo semestre da Open, com 197 pontos, ganhando nos critérios de desempate de Juliano Schmidt, que também somou 197 pontos. O terceiro lugar ficou com Jean Cardoso com 194 pontos.
No campeonato geral, valendo as sete etapas e com possibilidade de um descarte, o título ficou nas mãos de Jean Cardoso, com 267 pontos, poucos pontos à frente de Moacir Andrade, em segundo com 261 pontos. Na terceira posição ficou Anderson Stein, com 246 pontos.
Na categoria NP, a disputa pelos títulos estava polarizada entre Bruno Albino e Fabricio Porquinho, e com isso, outros pilotos foram buscar a vitória. Luigi Dambros venceu a primeira bateria e José Velho venceu a segunda bateria da NP. Mas a vitória na etapa foi inédita, de Fabiano Ramos, com um segundo e um quarto lugar.
A classificação do campeonato semestral teve Bruno Albino como campeão, com 377 pontos. Fabricio Porquinho ficou em segundo, com 365 pontos, e José Velho venceu Mateus Pereira no desempate para ficar em terceiro, com 351.
Bruno Albino foi o campeão da NP em 2016, vencendo seu segundo campeonato seguido. O vice-campeão geral foi Fabricio Porquinho,c om Mateus Pereira em terceiro. Luigi Dambros, Gabriel Ávila e Renato Simão fecharam o pódio dos seis melhores.
A categoria SP tinha uma situação onde três pilotos poderiam vencer os dois títulos em disputa. A primeira bateria foi vencida por Roger Moraes e Marcelo Magnani saiu vitorioso da segunda bateria. Roger Moraes foi o terceiro na segunda bateria e, somado a sua vitória, faturou o título da etapa.
As posições da classificação semestral antes da etapa se alteraram: Giovani Novaes foi o campeão, com Roger Moraes em segundo e Anderson Weiss em terceiro. A classificação geral da SP traz um novo campeão: Roger Moraes somou 497 pontos, seguido por Giovani Novaes com 485 pontos e Anderson Weiss foi o terceiro com 467 pontos. Marco Vanin, Marcelo Magnani e Rogerio Guerra completaram o pódio geral da SP.
A categoria AS foi a que chegou mais definida para a última etapa, pela larga vantagem de Eduardo Guidi sobre os demais. A primeira bateria foi vencida pelo próprio Guidi e Mauro Blum teve uma vitória inédita na segunda bateria. Na somatória das baterias, Eduardo Guidi venceu a etapa. O campeonato semestral teve Eduardo Guidi como campeão com 423 pontos, a segunda posição ficou com Frankwillians Sena com 372 pontos e Gustavo Todescat ficou em terceiro com 358 pontos.
Pelo campeonato geral da AS, o título também ficou nas mãos de Eduardo Guidi, que soma seis títulos no Champ. O vice-campeão foi Frankwillians Sena, conquistando assim sua melhor posição no campeonato, e Giovani Novaes foi o terceiro colocado. Samurai Sam, Gustavo Todescat e Geyson Assunção completaram o pódio com os seis melhores do ano na AS.
Após o sucesso do Champ 2016, o RA Racing foca suas atenções para o RA RACING ENDURANCE 12 HORAS, que acontecerá no dia 10 de dezembro com vasta programação de lazer para os pilotos e seus familiares.