Um jovem talento de apenas 17 anos sem experiência em automobilismo, sem experiência em campeonatos mundiais, nacionais ou regionais federados, sem patrocínio para poder seguir carreira no apaixonante mundo da velocidade e cuja única "excepcional" forma de diversão além dos karts de aluguel foram as brincadeiras e treinos em um kart RD ao lado de seu pai Everton que desde cedo incentivou e dividiu sua paixão com o filho.
Esse é o retrato de MAURÍCIO PEREIRA, o primeiro Campeão Brasileiro de Kart Indoor da história e que nem de longe pode ser considerado piloto profissional provando que o kart de aluguel é o porto mais próximo para os aficionados pela disputa e velocidade ancorarem seus sonhos e anseios por vitórias sem precisar se aventurar em altos gastos além de alcançar algo bem mais importante do que qualquer título que é a conquista de novos amigos.
O Primeiro Festival Brasileiro de Kart Indoor premiou 30 pilotos e teve disputas a altura do evento grandioso que foi.
Na verdade o evento começou na quinta-feira dia 29 com a chegada dos primeiros pilotos de fora de São Paulo que iam lotando as baterias noturnas de locação com pilotos de Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro além do credenciamento que logo na primeira noite recebeu em torno de 300 kg de alimentos. Já na sexta-feira a festa de confraternização e amizade aumentou com a chegada de quase todos os pilotos de Brasília e Rio de Janeiro que tinham as maiores delegações de fora do estado e mais uma vez as baterias lotaram com vários pilotos desfilando seu talento e até mesmo batendo os recordes da semana no traçado. Enquanto isso mais gente ia se credenciando e mais doações iam sendo entregues aumentando o estoque de alimentos e brinquedos.
A manhã de sábado trouxe o sol e os últimos pilotos a serem credenciados iam entregando suas doações juntamente com a imprensa e empresas de filmagem e fotografia. O cenário começou a tomar forma e o belo carro da Escola Alpie de Pilotagem encostado no gramado ao lado dos boxes chamava a atenção de todos que passavam. Na lojinha da AMIKA as vendedoras mal davam conta de atender a todos e a tenda da AZZURRO encheu de gente querendo conhecer as mini-motos que fizeram sucesso na etapa de setembro da Copa AMIKA.
Com o encerramento do credenciamento todos os 205 pilotos foram reunidos pela primeira vez e o que se viu foram momentos de muita diversão, brincadeiras e até mesmo a famosa "Ola", resultado do rápido e bonito entrosamento de todos os pilotos dos 9 estados participantes.
Ainda no briefing o organizador da AMIKA, Miguel Cappuccio, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores do evento. Também foram passadas diversas instruções e informações sobre o regulamento, foram respondidas perguntas e apresentados os belos prêmios que seriam entregues aos vencedores na forma de miniaturas da X-1000 e os troféus que a AMIKA mandou fazer de forma personalizada para o evento. Já no fim as moças da Red Bull fizeram uma rápida apresentação do produto e distribuíram os produtos levando energia aos pilotos.
Logo em seguida começou aquele que foi considerado por muitos como o momento mais emocionante do evento: o desfile das delegações. Cada delegação, desde as menores com apenas 1 piloto até as maiores foram entrando na pista, uma a uma e recebendo os aplausos entusiasmados dos próprios pilotos além do público presente que lotava toda a região dos boxes e arquibancada do bar.
O belíssimo desfile culminou na execução do hino nacional brasileiro que foi lindamente tocado em sua plenitude e cantado pela maior parte dos pilotos e público. Logo em seguida foi tirada a foto histórica com todos os pilotos e membros da organização reunidos.
O evento, como sempre fez a AMIKA desde o seu primeiro ano de existência, teve caráter social já que a entrega de 5 kg de alimentos e dois brinquedos novos faziam parte do pagamento da inscrição. Com isso foram batidos todos os recordes e índices que nem a própria organização imaginava que poderia alcançar. Segundo informações do Grupo AMAR que recebeu os donativos e que trabalha com a AMIKA desde 2002 ajudando pessoas carentes das mais diversas regiões de São Paulo, foram arrecadados mais de 1500 kg de alimentos (uma tonelada e meia) e aproximadamente 670 brinquedos novos. Certamente centenas de pessoas terão seus pratos mais cheios nos próximos dias e outra centena de crianças receberão com mais alegria a chegada do Papai Noel neste Natal.
Com tudo pronto foi hora de ir para a pista e aí o que se viu foram as mais variadas e espetaculares disputas pelas melhores posições. Entre pilotos com pouca, média ou muita experiência as categorias Master, Pesados e Feminina brindou o público presente com muitas ultrapassagens espetaculares, muitas perseguições constantes e muita adrenalina.
No parque fechado a equipe de trabalho da AMIKA organizava a entrada e saída de pilotos com as respectivas pesagens, na Central de Operações o pessoal responsável ia inputando os resultados no sistema de cálculos, na lojinha as meninas iam se virando como podiam para atender as pessoas que queriam adquirir lembranças e camisetas do evento, na pista os fiscais que trabalham com a AMIKA desde a etapa de agosto faziam o seu melhor para atender as ordens da direção de provas e por parte do kartódromo, desde os funcionários do bar até os mecânicos faziam sua parte da melhor maneira possível e sempre com muita dedicação para que o evento desse certo.
O sábado fechou com um atraso no cronograma e as baterias da Categoria Master e Feminina da terceira série precisaram ser adiadas para o domingo enquanto os Pesados cumpriam o dia e iam para a pista pela série 3.
O domingo trouxe muita chuva logo pela manhã e apesar da apreensão do kartódromo quanto ao funcionamento dos karts, e da organização quanto à periculosidade da pista molhada, tudo correu bem. Na verdade o traçado acabou sendo alterado alterando duas curvas para diminuir os riscos de rodadas e acidentes e o que se viu foram corridas sensacionais trazendo mais equilíbrio às disputas. Neste momento os grandes heróis da cena foram os fiscais de pista e funcionários do parque fechado que mesmo sob forte chuva não arredaram o pé e ficaram ali atendendo a todos e trabalhando firme.
Com a chuva, mais uma vez o cronograma ia se atrasando mas mesmo assim os pilotos se mantiveram firmes e após o meio-dia o tempo começou a melhorar dando lugar a uma pista que secava e começava a proporcionar tempos mais rápidos. A medida que o tempo ia passando iam se definindo os favoritos para as grandes finais e o grande momento ia se aproximando, conheceríamos os campeões brasileiros.
Já era noite quando as moças da Categoria Feminina foram chamadas para o briefing da final e a disputa estava entre Carolina Persona (SP) e Beatriz Pooz (DF), ambas com experiência em outras categorias de kart. Durante a corrida Beatriz Pooz foi penalizada com uma bandeira de Stop and Go pelo Diretor de Provas do Kartódromo revoltando parte da delegação Brasiliense que não se conformava com a punição imposta na piloto da Capital Federal. A indignação gerou protestos e levou a jovem piloto a perder a chance de se sagrar campeã deixando o título nas mãos da paulista Carol Persona.
No momento dos protestos algumas pessoas mais exaltadas proferiram palavras de baixo calão contra funcionários do kartódromo além de ofender fortemente praticamente todos os responsáveis pela organização do evento causando perplexo entre os pilotos das demais delegações que se preocuparam em acalmar algumas pessoas que naquele momento não conseguiam distinguir a diferença entre uma decisão do Diretor de Provas (sendo certa ou errada) e de um mecânico que estava no box ou de uma pessoa que trabalhava no Centro de Operações apenas digitando números. Todos foram ofendidos e acusados de manipulação de resultados sem motivo.
Com o fim dos protestos uma boa parte dos pilotos (que ainda estavam indignados e inconformados) reconheceram que cometeram excessos e procuraram alguns organizadores e funcionários para apresentar suas desculpas e deixar claro que não era intenção ofender alguém que não tinha que ver com o problema de pista. Em momento algum houve qualquer tipo de invasão ou agressão, nesse ponto todos foram razoáveis e souberam se manter do lado de fora do parque fechado.
Mesmo apreensivos os pilotos da Categoria Pesados fizeram um briefing e pesagem calma e puderam ir pra pista onde desta vez não foi registrado nenhum incidente e sim um (limpo) jogo de equipe com os pilotos de Brasília se ajudando para facilitar o título de Diego Taques (DF) que chegara na finalíssima com 62 pontos, 7 a mais que o carioca Rafael Vargas (RJ). Com a terceira colocação de Diego e a segunda de Rafael na prova o título ficou nas mãos do piloto do Distrito Federal.
A Categoria Master realizou a mais esperada final do evento decidindo o Campeão Brasileiro. Maurício Pereira (SP) entrou na pista com 67 pontos contra 62 de Rafael Olivares (SP) e 58 de Stênio Campos (SP). Com uma categoria impressionante e seu talento nato de campeão Maurício fez uma prova perfeita onde passou as 15 voltas sendo fortemente pressionado pelo também excelente e competente piloto Pedro Washington (RJ). Ambos os pilotos deram uma aula de pilotagem e jogo limpo trocando ultrapassagens e a liderança da corrida por diversas vezes. Tanto Pedro quanto Maurício foram altamente elogiados pela lisura da disputa e que deveria servir de exemplo mostrando que podem ser feitas disputas duras entre pilotos de excelente nível técnico sem precisar prejudicar o adversário.
Ao fim da prova Maurício cruzou a linha de chegada na frente de Pedro sagrando-se como o primeiro Campeão Brasileiro da Kart Amador de Locação da história.
Outro destaque da final foi a bela prova de Rafael Olivares (SP) que foi ajudado pelo seu companheiro de equipe na Copa AMIKA, Paulo França (SP). Os dois pilotos arrancaram elogios de todos ao mostrarem competência andando juntos o tempo todo garantindo o vice-campeonato de Rafael. Outro destaque positivo foi a atitude do piloto Rubem Carvalho (SP) que abriu mão da classificação e preferiu largar em último para não atrapalhar as disputas pelo título: "meu prêmio foi chegar nessa final, agora quero me divertir". Precisa dizer mais?
Já com todas as atividades encerradas e um significativo atraso no cronograma de atividades, a festa de premiação foi muito aplaudida e com a presença de todos os ilustres campeões e vencedores.
A Categoria Feminina premiou as 3 primeiras com um troféu e uma cesta com 18 produtos da Mistyline Cosméticos, as 5 primeiras com miniaturas X-1000 e todas as participantes receberam caixas de produtos também da Mistyline. Já a Categoria Pesados premiou todos os 10 primeiros colocados com troféus aos 3 primeiros e um bônus de 50% ao campeão DiegoTaques (DF) para que ele possa fazer o curso de Fórmula Alpie em Interlagos. Na Categoria Master, a categoria principal e reconhecida como a do título brasileiro, todos os pilotos que chegaram na final receberam miniaturas X-1000 com os três primeiros também recebendo um troféu personalizado do evento e ao campeão Maurício Pereira o Curso de Fórmula Alpie totalmente gratuito que dará a oportunidade ao jovem talento de acelerar numa das mais conhecidas pistas de automobilismo do mundo e por onde passaram grandes nomes do automobilismo nacional e internacional.
A premiação do pódio contou com a ilustre presença do piloto campeão mundial de kart, Rubem Carrapatoso que honrou e enriqueceu este momento inesquecível e especial para tantas pessoas, inclusive a organização da AMIKA e o Kartódromo Granja Viana.
Além das premiações foram entregues placas de homenagem a alguns dos principais responsáveis pela ajuda e dedicação que tiveram durante os preparativos do evento, são eles: Kartódromo Granja Viana, José Roberto Gallo (RJ), Ricardo Gaspar Salvador (SC), Kleber Teixeira (SC), Francisco Alves (DF) e Eduardo Tomedi (RS).
Houveram acertos e houveram erros. Houveram muitas reclamações dos mais variados motivos, alguns sem coerência outros com toda razão. A organização do evento se desdobrou o quanto pôde e fez tudo que era de seu alcance para que todas as adversidades fossem superadas. As pessoas que trabalharam nessas 48 horas podem ser consideradas como vitoriosas e são as grandes campeãs mesmo sem ir para a pista. Desde o rapaz da faxina, passando pelos organizadores da AMIKA, até à gerência do kartódromo fizeram tudo que poderia ter sido feito e que estava ao alcance para proporcionar aos pilotos o melhor e todos tem a sensação de missão cumprida, principalmente pela quantidade de mensagens recebidas com elogios e críticas construtivas além de ótimas sugestões para o ano que vem.
Pode ser que outros eventos surjam em formatos parecidos, pode ser que sejam melhor estruturados, pode ser que sejam mais bem organizados e pode ser também que muitos dos que se especializaram em jogar pedra na vidraça um dia resolvam mudar de lado e façam um bom trabalho mas de uma coisa temos certeza: assim como após mais de 40 anos todos sabem quem foi o primeiro homem a pisar na lua, daqui a 10 anos todos lembrarão quem foi que arregaçou as mangas, enfiou a cara e criou o primeiro campeonato brasileiro da história do kart amador de locação. E esse "alguém" chama-se AMIKA.