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06/10/2005 17:07

Maurício Pereira é o primeiro Campeão Brasileiro do Kart Amador no Brasil

Fonte: AMIKA


Um jovem talento de apenas 17 anos sem experiência em automobilismo, sem experiência em campeonatos mundiais, nacionais ou regionais federados, sem patrocínio para poder seguir carreira no apaixonante mundo da velocidade e cuja única "excepcional" forma de diversão além dos karts de aluguel foram as brincadeiras e treinos em um kart RD ao lado de seu pai Everton que desde cedo incentivou e dividiu sua paixão com o filho.

Esse é o retrato de MAURÍCIO PEREIRA, o primeiro Campeão Brasileiro de Kart Indoor da história e que nem de longe pode ser considerado piloto profissional provando que o kart de aluguel é o porto mais próximo para os aficionados pela disputa e velocidade ancorarem seus sonhos e anseios por vitórias sem precisar se aventurar em altos gastos além de alcançar algo bem mais importante do que qualquer título que é a conquista de novos amigos.

O Primeiro Festival Brasileiro de Kart Indoor premiou 30 pilotos e teve disputas a altura do evento grandioso que foi.

Na verdade o evento começou na quinta-feira dia 29 com a chegada dos primeiros pilotos de fora de São Paulo que iam lotando as baterias noturnas de locação com pilotos de Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro além do credenciamento que logo na primeira noite recebeu em torno de 300 kg de alimentos. Já na sexta-feira a festa de confraternização e amizade aumentou com a chegada de quase todos os pilotos de Brasília e Rio de Janeiro que tinham as maiores delegações de fora do estado e mais uma vez as baterias lotaram com vários pilotos desfilando seu talento e até mesmo batendo os recordes da semana no traçado. Enquanto isso mais gente ia se credenciando e mais doações iam sendo entregues aumentando o estoque de alimentos e brinquedos.

A manhã de sábado trouxe o sol e os últimos pilotos a serem credenciados iam entregando suas doações juntamente com a imprensa e empresas de filmagem e fotografia. O cenário começou a tomar forma e o belo carro da Escola Alpie de Pilotagem encostado no gramado ao lado dos boxes chamava a atenção de todos que passavam. Na lojinha da AMIKA as vendedoras mal davam conta de atender a todos e a tenda da AZZURRO encheu de gente querendo conhecer as mini-motos que fizeram sucesso na etapa de setembro da Copa AMIKA.

Com o encerramento do credenciamento todos os 205 pilotos foram reunidos pela primeira vez e o que se viu foram momentos de muita diversão, brincadeiras e até mesmo a famosa "Ola", resultado do rápido e bonito entrosamento de todos os pilotos dos 9 estados participantes.

Ainda no briefing o organizador da AMIKA, Miguel Cappuccio, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores do evento. Também foram passadas diversas instruções e informações sobre o regulamento, foram respondidas perguntas e apresentados os belos prêmios que seriam entregues aos vencedores na forma de miniaturas da X-1000 e os troféus que a AMIKA mandou fazer de forma personalizada para o evento. Já no fim as moças da Red Bull fizeram uma rápida apresentação do produto e distribuíram os produtos levando energia aos pilotos.

 

Logo em seguida começou aquele que foi considerado por muitos como o momento mais emocionante do evento: o desfile das delegações. Cada delegação, desde as menores com apenas 1 piloto até as maiores foram entrando na pista, uma a uma e recebendo os aplausos entusiasmados dos próprios pilotos além do público presente que lotava toda a região dos boxes e arquibancada do bar.

O belíssimo desfile culminou na execução do hino nacional brasileiro que foi lindamente tocado em sua plenitude e cantado pela maior parte dos pilotos e público. Logo em seguida foi tirada a foto histórica com todos os pilotos e membros da organização reunidos.

 

O evento, como sempre fez a AMIKA desde o seu primeiro ano de existência, teve caráter social já que a entrega de 5 kg de alimentos e dois brinquedos novos faziam parte do pagamento da inscrição. Com isso foram batidos todos os recordes e índices que nem a própria organização imaginava que poderia alcançar. Segundo informações do Grupo AMAR que recebeu os donativos e que trabalha com a AMIKA desde 2002 ajudando pessoas carentes das mais diversas regiões de São Paulo, foram arrecadados mais de 1500 kg de alimentos (uma tonelada e meia) e aproximadamente 670 brinquedos novos. Certamente centenas de pessoas terão seus pratos mais cheios nos próximos dias e outra centena de crianças receberão com mais alegria a chegada do Papai Noel neste Natal.

Com tudo pronto foi hora de ir para a pista e aí o que se viu foram as mais variadas e espetaculares disputas pelas melhores posições. Entre pilotos com pouca, média ou muita experiência as categorias Master, Pesados e Feminina brindou o público presente com muitas ultrapassagens espetaculares, muitas perseguições constantes e muita adrenalina.

No parque fechado a equipe de trabalho da AMIKA organizava a entrada e saída de pilotos com as respectivas pesagens, na Central de Operações o pessoal responsável ia inputando os resultados no sistema de cálculos, na lojinha as meninas iam se virando como podiam para atender as pessoas que queriam adquirir lembranças e camisetas do evento, na pista os fiscais que trabalham com a AMIKA desde a etapa de agosto faziam o seu melhor para atender as ordens da direção de provas e por parte do kartódromo, desde os funcionários do bar até os mecânicos faziam sua parte da melhor maneira possível e sempre com muita dedicação para que o evento desse certo.

O sábado fechou com um atraso no cronograma e as baterias da Categoria Master e Feminina da terceira série precisaram ser adiadas para o domingo enquanto os Pesados cumpriam o dia e iam para a pista pela série 3.

O domingo trouxe muita chuva logo pela manhã e apesar da apreensão do kartódromo quanto ao funcionamento dos karts, e da organização quanto à periculosidade da pista molhada, tudo correu bem. Na verdade o traçado acabou sendo alterado alterando duas curvas para diminuir os riscos de rodadas e acidentes e o que se viu foram corridas sensacionais trazendo mais equilíbrio às disputas. Neste momento os grandes heróis da cena foram os fiscais de pista e funcionários do parque fechado que mesmo sob forte chuva não arredaram o pé e ficaram ali atendendo a todos e trabalhando firme.

Com a chuva, mais uma vez o cronograma ia se atrasando mas mesmo assim os pilotos se mantiveram firmes e após o meio-dia o tempo começou a melhorar dando lugar a uma pista que secava e começava a proporcionar tempos mais rápidos. A medida que o tempo ia passando iam se definindo os favoritos para as grandes finais e o grande momento ia se aproximando, conheceríamos os campeões brasileiros.

Já era noite quando as moças da Categoria Feminina foram chamadas para o briefing da final e a disputa estava entre Carolina Persona (SP) e Beatriz Pooz (DF), ambas com experiência em outras categorias de kart. Durante a corrida Beatriz Pooz foi penalizada com uma bandeira de Stop and Go pelo Diretor de Provas do Kartódromo revoltando parte da delegação Brasiliense que não se conformava com a punição imposta na piloto da Capital Federal. A indignação gerou protestos e levou a jovem piloto a perder a chance de se sagrar campeã deixando o título nas mãos da paulista Carol Persona.

No momento dos protestos algumas pessoas mais exaltadas proferiram palavras de baixo calão contra funcionários do kartódromo além de ofender fortemente praticamente todos os responsáveis pela organização do evento causando perplexo entre os pilotos das demais delegações que se preocuparam em acalmar algumas pessoas que naquele momento não conseguiam distinguir a diferença entre uma decisão do Diretor de Provas (sendo certa ou errada) e de um mecânico que estava no box ou de uma pessoa que trabalhava no Centro de Operações apenas digitando números. Todos foram ofendidos e acusados de manipulação de resultados sem motivo.

Com o fim dos protestos uma boa parte dos pilotos (que ainda estavam indignados e inconformados) reconheceram que cometeram excessos e procuraram alguns organizadores e funcionários para apresentar suas desculpas e deixar claro que não era intenção ofender alguém que não tinha que ver com o problema de pista. Em momento algum houve qualquer tipo de invasão ou agressão, nesse ponto todos foram razoáveis e souberam se manter do lado de fora do parque fechado.

Mesmo apreensivos os pilotos da Categoria Pesados fizeram um briefing e pesagem calma e puderam ir pra pista onde desta vez não foi registrado nenhum incidente e sim um (limpo) jogo de equipe com os pilotos de Brasília se ajudando para facilitar o título de Diego Taques (DF) que chegara na finalíssima com 62 pontos, 7 a mais que o carioca Rafael Vargas (RJ). Com a terceira colocação de Diego e a segunda de Rafael na prova o título ficou nas mãos do piloto do Distrito Federal.

A Categoria Master realizou a mais esperada final do evento decidindo o Campeão Brasileiro. Maurício Pereira (SP) entrou na pista com 67 pontos contra 62 de Rafael Olivares (SP) e 58 de Stênio Campos (SP). Com uma categoria impressionante e seu talento nato de campeão Maurício fez uma prova perfeita onde passou as 15 voltas sendo fortemente pressionado pelo também excelente e competente piloto Pedro Washington (RJ). Ambos os pilotos deram uma aula de pilotagem e jogo limpo trocando ultrapassagens e a liderança da corrida por diversas vezes. Tanto Pedro quanto Maurício foram altamente elogiados pela lisura da disputa e que deveria servir de exemplo mostrando que podem ser feitas disputas duras entre pilotos de excelente nível técnico sem precisar prejudicar o adversário.

Ao fim da prova Maurício cruzou a linha de chegada na frente de Pedro sagrando-se como o primeiro Campeão Brasileiro da Kart Amador de Locação da história.

Outro destaque da final foi a bela prova de Rafael Olivares (SP) que foi ajudado pelo seu companheiro de equipe na Copa AMIKA, Paulo França (SP). Os dois pilotos arrancaram elogios de todos ao mostrarem competência andando juntos o tempo todo garantindo o vice-campeonato de Rafael. Outro destaque positivo foi a atitude do piloto Rubem Carvalho (SP) que abriu mão da classificação e preferiu largar em último para não atrapalhar as disputas pelo título: "meu prêmio foi chegar nessa final, agora quero me divertir". Precisa dizer mais?

Já com todas as atividades encerradas e um significativo atraso no cronograma de atividades, a festa de premiação foi muito aplaudida e com a presença de todos os ilustres campeões e vencedores.

A Categoria Feminina premiou as 3 primeiras com um troféu e uma cesta com 18 produtos da Mistyline Cosméticos, as 5 primeiras com miniaturas X-1000 e todas as participantes receberam caixas de produtos também da Mistyline. Já a Categoria Pesados premiou todos os 10 primeiros colocados com troféus aos 3 primeiros e um bônus de 50% ao campeão DiegoTaques (DF) para que ele possa fazer o curso de Fórmula Alpie em Interlagos. Na Categoria Master, a categoria principal e reconhecida como a do título brasileiro, todos os pilotos que chegaram na final receberam miniaturas X-1000 com os três primeiros também recebendo um troféu personalizado do evento e ao campeão Maurício Pereira o Curso de Fórmula Alpie totalmente gratuito que dará a oportunidade ao jovem talento de acelerar numa das mais conhecidas pistas de automobilismo do mundo e por onde passaram grandes nomes do automobilismo nacional e internacional.

A premiação do pódio contou com a ilustre presença do piloto campeão mundial de kart, Rubem Carrapatoso que honrou e enriqueceu este momento inesquecível e especial para tantas pessoas, inclusive a organização da AMIKA e o Kartódromo Granja Viana.

Além das premiações foram entregues placas de homenagem a alguns dos principais responsáveis pela ajuda e dedicação que tiveram durante os preparativos do evento, são eles: Kartódromo Granja Viana, José Roberto Gallo (RJ), Ricardo Gaspar Salvador (SC), Kleber Teixeira (SC), Francisco Alves (DF) e Eduardo Tomedi (RS).

Houveram acertos e houveram erros. Houveram muitas reclamações dos mais variados motivos, alguns sem coerência outros com toda razão. A organização do evento se desdobrou o quanto pôde e fez tudo que era de seu alcance para que todas as adversidades fossem superadas. As pessoas que trabalharam nessas 48 horas podem ser consideradas como vitoriosas e são as grandes campeãs mesmo sem ir para a pista. Desde o rapaz da faxina, passando pelos organizadores da AMIKA, até à gerência do kartódromo fizeram tudo que poderia ter sido feito e que estava ao alcance para proporcionar aos pilotos o melhor e todos tem a sensação de missão cumprida, principalmente pela quantidade de mensagens recebidas com elogios e críticas construtivas além de ótimas sugestões para o ano que vem.

 

Pode ser que outros eventos surjam em formatos parecidos, pode ser que sejam melhor estruturados, pode ser que sejam mais bem organizados e pode ser também que muitos dos que se especializaram em jogar pedra na vidraça um dia resolvam mudar de lado e façam um bom trabalho mas de uma coisa temos certeza: assim como após mais de 40 anos todos sabem quem foi o primeiro homem a pisar na lua, daqui a 10 anos todos lembrarão quem foi que arregaçou as mangas, enfiou a cara e criou o primeiro campeonato brasileiro da história do kart amador de locação. E esse "alguém" chama-se AMIKA.

  • 07/10/2005 09:45 Narciso Mori Junior

    Quero dizer que o Seu Miguel ele é o responsavel por tudo que aconteceu na Final feminina porque desde de sabado o pessoal da AMIKA vinha favorecendo os Pilotos Paulista como o Piloto tomar stop go e depois da prova eles tirarem a punição, e varias outras coisas que ocorreram como troca de Kart que não podia antes do piloto ir para pista, como o piloto mexer no motor que o piloto de são Paulo fez foi punido e voltado para tras e quanto a prova Feminina foi uma Roubalheira só um stop go que a Piloto de SP bateu na de Brasilia cortando pela grama e rodou e A Pilota de BsB que tomou o stop Go a tem mais a bandeira era de advertencia mas como a Pilota de SP rodou ele trocou pelo stop go sem a Pillota de BsB ter toma qualquer advertencia A AMIKa deveria ser mais profissional no que fas Foi muito amador ele só colocava culpa no Kartodromo da Granja Vianna mas a responsabilidade de tudo que aconteceu é Exclusivamente da AMIKA um Abraço Cisaõ

  • 07/10/2005 10:26 Antonio Cesar Iglesias

    Prezados,
    Quero registrar aqui duas coisas. A primeira que o Festival foi bonito, alegre, tendo em vista o brilho das delegações participantes.
    Entrtetanto, o segundo registro não é lá muito agradável. O que vimos na categoria feminina não foi digno de todo trabalho envolvido no Festiva. Posso dizer que já vi muita coisa no automobilismo, mesmo porque estou a anos nisso, mais um arbitrariedade daquelas para favorecer a Piloto de São Paulo, foi no mínimo rdícula, para não citar mais coisas. A piloto de São Paulo se preciítou na ultrapassagem, retardou a freada, passou do ponto da curva, e ao voltar por cima da grama, simplesmente colheu a Piloto de brasilia que estava no traçado normal. Com a batida a Piloto de SP ainda por cima rodou. Agora pasmem....vou punida a Piloto de Brasilia com um Stop & Go. Quero tambem registar que antes da Bandeira preta com circulo laranja ser mostrada, o comissário havia pego a bandeira de advertencia. Isso mostra a má intenção da Direção de Prova. lamentável ter ainda pessoas dentro do esporte atuando dessa forma.
    Uma pena, e quero ressaltar aqui que a Piloto de São Paulo, e tenho certeza disso não necessitava de tal "AJUDA".
    Abraço a todos,
    A.C.Iglesias

  • 07/10/2005 11:00 Miguel

    Gostaria apenas de esclarecer (novamente) que tanto eu quanto as pessoas que trabalharam na organização do evento não prejudicamos e nem manipulamos resultados a favor ou contra qualquer pessoa.
    Lamento o comentário do Narciso mas de qualquer forma já me convenci que por mais que se tente explicar não conseguiremos convencer e agradar a todos.
    Obrigado

  • 07/10/2005 11:48 Stênio

    É isso, Narciso. Opinião é como c* e cada um tem o seu.
    Não vi nenhum favorecimento, mesmo pq a maioria das punições foram contra os pilotos paulista. Alguns pilotos de Brasília deveriam ter sido excluídos do torneio por não respeitarem o parque fechado, por terem xingado e desrespeitado a organização, a direção de prova, os fiscais e os outros pilotos. Coisas que estavam no regulamento. Mas isso foi relevado em consideração ao sacrifício de saírem de um local a quase 1000km de distância simplesmente pela paixão pelo kart.
    Soube tb que a delegação de Brasília já vinha 'preparando' as sacanagens para conseguir levar seus pilotos à vitória. Isso que fizeram não é esportividade, é sacanagem. Mas, tudo bem, as coisas acontecem assim mesmo por essas bandas, basta ver nossos deputados e senadores que dão o mal exemplo.
    As decisões da direção foram tomadas pela DIREÇÃO DE PROVA. A organização nem tinha acesso à torre de controle. Não tem fundamento algum o que vc disse.
    Brasília tem pilotos muito bons e não precisava fazer as sacanagens que fizeram, dar o escândalo que deram, desmerecer os outros pilotos e a organização, como fizeram e, pior de tudo, desrespeitar o público e os pilotos que fizeram o pódio da categoria feminina. Ficou claro no rosto da Bia Pooz que ela estava totalmente constrangida com a atitude de seus conterrâneos.
    Se houve erros da direção de prova esses erros não foram direcionados aos pilotos de Brasília, mas houve um erro grave da organização (na minha opinião): não ter excluído alguns pilotos de Brasília por terem atitudes desrespeitosas com o público, com os fiscais e com a organização.
    Boa sorte e treine mais da próxima vez e chore menos.

  • 07/10/2005 12:54 Paulo Cesar (pc)

    Narciso,
    não sou de SP... Sou de MG.. Não posso compartilhar com estas afirmações que vc faz... também fui prejudicado mas não pela organização e sim por adversários na pista.
    Temos sim de parabenizar aos organizadores e, se for o caso torcer para que voc~e ou outros organizem o próximo para ver as dificuldades
    PC

  • 07/10/2005 13:49 Alexandre

    Concordo com tudo que ambos falaram, repito chore menos e acelere mais....aprenda a perder , isso faz parte do esporte...

  • 07/10/2005 19:11 A.c.iglesias

    Narciso,
    Acho que realmente esses caras não entendem nada de automobilismo. Ficar batendo palma pra doido dançar, fica dificil.
    Pelo comentário de Stenio e João Vasconcellos ja vi tudo....
    Quem conhece sabe o que voce registrou.
    SDS
    Iglesias

  • 07/10/2005 19:11 A.c.iglesias

    Prezados,
    Quero registrar aqui duas coisas. A primeira que o Festival foi bonito, alegre, tendo em vista o brilho das delegações participantes.
    Entretanto, o segundo registro não é lá muito agradável. O que vimos na categoria feminina não foi digno de todo trabalho envolvido no Festival. Posso dizer que já vi muita coisa no automobilismo, mesmo porque estou a anos nisso, mais uma arbitrariedade daquelas para favorecer a Piloto de São Paulo, foi no mínimo ridícula, para não citar mais coisas. A piloto de São Paulo se precipitou na ultrapassagem, retardou a freada, passou do ponto da curva, e ao voltar por cima da grama, simplesmente colheu a Piloto de Brasilia que estava no traçado normal. Com a batida a Piloto de SP ainda por cima rodou. Agora pasmem....foi punida a Piloto de Brasilia com um Stop & Go. Quero também registrar que antes da Bandeira preta com circulo laranja ser mostrada, o comissário havia pegado a bandeira de advertência. Isso mostra a má intenção da Direção de Prova. Lamentável ter ainda pessoas dentro do esporte atuando dessa forma.
    Uma pena, e quero ressaltar aqui que a Piloto de São Paulo, e tenho certeza disso não necessitava de tal "AJUDA".
    Abraço a todos,
    A.C.Iglesias

  • 07/10/2005 19:58 Marcelo Gomes

    Tentei ler o que o Narcísius escreveu mas o ficou meio complicado pois o moço é semi-analfabeto, acho que ele deveria falar menos e acelerar mais além de tentar um curso de gramática no Mobral.
    Quanto ao amigo de sobrenome famoso, o tal "Iglesias" parece ser um exímio conhecedor do automobilismo, talvez seja algum neto do Fangio ou irmão do Senna, um talento desperdiçado que passou desapercebido pelos olhos dos donos das escuderias mundiais. Que pena, agora precisa se limitar a usar seus anos de conhecimento em automobilismo comentando campeonatos de karts de aluguel.
    Saudações
    Marcelo

  • 07/10/2005 19:59 Marcelo Gomes

    Tentei ler o que o Narcísius escreveu mas o ficou meio complicado pois o moço é semi-analfabeto, acho que ele deveria falar menos e acelerar mais além de tentar um curso de gramática no Mobral.
    Quanto ao amigo de sobrenome famoso, o tal "Iglesias" parece ser um exímio conhecedor do automobilismo, talvez seja algum neto do Fangio ou irmão do Senna, um talento desperdiçado que passou desapercebido pelos olhos dos donos das escuderias mundiais. Que pena, agora precisa se limitar a usar seus anos de conhecimento em automobilismo comentando campeonatos de karts de aluguel.
    Saudações
    Marcelo

  • 07/10/2005 19:59 Marcelo Gomes

    Tentei ler o que o Narcísius escreveu mas o ficou meio complicado pois o moço é semi-analfabeto, acho que ele deveria falar menos e acelerar mais além de tentar um curso de gramática no Mobral.
    Quanto ao amigo de sobrenome famoso, o tal "Iglesias" parece ser um exímio conhecedor do automobilismo, talvez seja algum neto do Fangio ou irmão do Senna, um talento desperdiçado que passou desapercebido pelos olhos dos donos das escuderias mundiais. Que pena, agora precisa se limitar a usar seus anos de conhecimento em automobilismo comentando campeonatos de karts de aluguel.
    Saudações
    Marcelo

  • 07/10/2005 20:33 Stênio

    Caro Iglesias, eu tb estou nesse treco de automobilismo HÁ anos e sei muito bem do que falo. Não julgue as pessoas que vc não conhece.
    No caso entre a Bia e a Carol as duas já haviam sido advertidas antes. A Carol estava NA FRENTE da Bia, portanto não tinha pq tentar ultrapassá-la e nem tinha como, já que estava NA FRENTE. A Bia tentou a ultrapassagem na freada do grampo (curva 3), espalhou e forçou a piloto Carol a ir para a grama. Na volta, com o kart descontrolado por ter passado pelo terreno irregular, houve um toque e a Carol rodou. Muito provavelmente ela iria rodar mesmo sem o toque já que estava totalmente torta naquela hora. A punição não foi pela rodada da Carol mas sim pq a Bia foi precipitada e forçou a barra, obrigando a Carol, para evitar bater na Bia, ir para a grama.
    Como as duas já haviam sido advertidas, o fiscal (ele não é diretor de prova, apesar de ser ele a apresentar as bandeiras naquele ponto) foi orientado a ADVERTIR a Bia. Qdo ele se preparava para advertí-la, o diretor, percebendo que a Bia já tinha advertência, mandou mostrar a placa de stop+go.
    Se vc está há anos no automobilismo como afirma devia saber que não cabe duas advertências ao mesmo piloto. Muitas vezes, a punição de stop+go ou desclassificação (bandeira preta, pra quem não sabe) pode ser mostrada INDEPENDENTE de o piloto já ter sido advertido ou não. Isso vai da avaliação do diretor da gravidade da falta cometida.
    Como já foi dito antes, muitos pilotos bons não chegaram a finalíssima e o João Vasconcellos foi um deles, mas não foi pq havia diferenças gritantes de kart, havia karts ruins e bons, mas foi, principalmente pq, nas baterias classificatórias, ele foi alvo de pancadas, de vários pilotos, idenpendente da cidade de onde tenham vindo.
    Saudações;
    Stênio.

  • 07/10/2005 20:54 João Vasconcellos

    Iglesias,
    Não viaja com essa história de regionalismo. Ninguém por aqui precisa (e nem gosta) de coisa desse tipo.
    A Carolina realmente retardou a freada, espalhou na curva mas continuou NO ASFALTO e com a preferência para a curva seguinte. A Beatriz, que vinha por fora, simplesmente fez o traçado como se ninguém estivesse do lado dela, deixando a grama para a piloto de SP.
    Pelo que você diz entender de automobilismo, creio que seja desnecessário explicar que NINGUÉM vai pela grama (e continua na grama) pq quer, né?
    Aliás, cabe um parênteses: se a Beatriz tivesse usado a cabeça e dado o espaço, provavelmente teria ganho a posição. Afinal, ela pesa 14 kgs a menos que a Carolina (os karts na cat. feminina não eram lastreados) e viria com um traçado bem mais limpo na subida.
    E mais: o comissário realmente iria dar bandeira de advertência para a Beatriz (e é engraçado notar que a delegação de Brasília até aí estava comemorando), até que o diretor de prova informou que ela já havia recebido a bandeira de advertência anteriormente e a garota terminou punida com um stop and go.
    Abraço,
    João

  • 07/10/2005 21:32 Rubem Carvalho

    Já tive uma esperiência com pessoas de Brasília, durante o concurso "O Melhor Motorista do Brasil", promovido pela revista Quatro Rodas, na edição de 94. Os caras mandaram mais de 150 cartas, ou seja, tiveram a capacidade de comprar mais de 150 exemplares, pois só valiam cupons originais. Eu, sem poder econômico semelhante, mandei minha humilde única carta, e fui selecionado para as finais, realizadas em 7 e 8 de janeiro de 1995, na pista da Freios Varga, em Limeira/SP. Lá vi os caras fazendo contas, trocando informações sobre os tempos dos adversários e combinando estratégias; e eu lá, sozinho, sem torcida, sem vencer nenhuma das 6 provas à que todos os 50 pilotos foram submetidos, mas ficando no bloco intermediário. Situação idêntica vivi no Festival, sem ninguém de casa para torcer, contando só com os amigos (não só de SP, diga-se de passagem) para passar informações dos tempos. Com um 4º, um 5º, um 7º e um 2º lugares cheguei à final, em disputas limpas em todas as baterias que corri. Havia pelo menos 5 pilotos na delegação paulista sabidamente melhores que eu e que poderiam representar muito melhor nosso grupo que eu, mas esporte não é ciência exata e apresenta variáveis que fogem ao nosso controle. Ficar dizendo que pilotos experientes de Brasília deveriam estar na final é, no mínimo, menosprezar quem teve braço e sorte para estar nela (final) e, aí sim, demonstrar desconhecimento de automobilismo.
    Se acham que foi marmelada, ajudem a fazer melhor, apresentem suas idéias, mas não venham ofender alguém que administra brilhantemente o grupo AMIKA, culpando apenas o Miguel por falhas ocorridas; todos conheciam o regulamento e o aceitaram, se não é bom o suficiente, então ajudem a melhorar.
    À propósito: mesmo sozinho lá em Limeira, contra uns 5 ou 6 de Brasília, venci o concurso, como mostra a edição de fevereiro/95.

  • 08/10/2005 19:19 Alexandre

    Antes de criticar aprenda a escrever e depois acelerar....hauhauhauhauhauhauahua

  • 08/10/2005 20:34 A.c.iglesias

    Senhores,
    Caro João , acredito que não seja eu quem esta viajando, ninguem falou em regionalismo, apenas mostramos que determinadas pessoas não tem condições para dirigir competições, como a que aconteceu.
    Lamento muito, e quero ainda registrar que quando foi mostrada a bandeira para a Bia, algumas pessoas de São Paulo, segundo eles aprentes de quem estava participando emitiram um sono : "O que é isso??'" " Não acredito".
    Acredito que se realmente a Bia tivesse usado a cabeça e a Carolina o braço.."somente obraço" teriamos um final mais digno, até quem sabe com a vitória da Carolina.
    Realmente ninguem vai pela grama pq quer, a não ser qdo comete um erro. Seria interessante a Bia em uma disputa com a que estou coimentando deixa a concorrente voltar da forma que ela quis, abrindoi inclusive espaço para seu retorno à sua frente.
    Voces talvez estejam tentando minimizar a "garfada", mais eu entendo a posição defendida por voces.
    Não retornarei com qualquer opinião mais nesse forum, tendo em vista que ja esgotou o que tinha de ser dito e registrado, e que sirva para que a proxima competição tenhamos pessoas menos mal intencionadas.
    A propósito caro Rubem Carvalho, parabenizo pelo seu feito e aconselho a procurar um psicologo, te achei um pouco deprimido. Existem bons profissionais na área, felizmente.
    Grande abraço a todos.
    Iglesias

  • 08/10/2005 23:50 Narciso Mori Junior

    Bom João quanto ao piloto de Brasilia que foi desclassificado foi um acordo de todas as delegações que acharam melhor dar esse beneficio quanto ao piloto de São Paulo foi uma decisão unica da direção de prova já que no Brefing foi falado que ate para mexer no banco vc precisaria de chamar o fiscal se não estaria desclassificado quanto as criticas que eu fiz foi para ver se no proximo ano não aconteça mais. sobre a punição da Bia Foi Geral e revolta porque se vc acha que ela não cortou pela grama tudo bem mas que a Bia não jogou ela para grama não jogou porque se não elas tinham batido lado a lado certo A Estenio Pilotos de BSB não fizeram sacanagem nemhuma para levar a vitoria pq nas treis primeiras baterias do Pesado bsb venceu e acho que vc deveria ver melhor as coisas que acontece em vez de ficar falando coisas que não aconteceu primeiramente a delegação de Brasilia não desrespeitou ninguem porque Eu estava presente no parque fechado quando um piloto conhecido do Miguel desceu do Kart e falou um monte de palavrões para o Miguel e ele simplesmente não fez nada quanto a revolta de Brasilia no podio da Feminina foi feito numa forma educado só com palmas e BIA É CAMPEÃ se isso é desrespeitar sinto muito ha quanto aos Politicos deixou te lembrar que eles não são de Brasilia e sim de São Paulo ve se voceis aprendam a votar para não ficar mandando esses malas a qui para minha Cidade um abarço para todos Narciso

  • 09/10/2005 19:16 José De Alencar

    Gostaria de parabenizar a Amika pela organização do 1o Festival Brasileiro de Kart Indoor e, especialmente, ao Miguel, pelo brilhante trabalho realizado e pela paciência em ter que lidar com ânimos alterados de vários participantes (principalmente, da delegação da qual fiz parte). Não é fácil organizar um evento das dimensões que este tomou e é sempre difícil lidar com "gente" - mais de duzentas pessoas buscando um lugar mais alto no pódio. Parabéns!!
    Como era de se esperar ocorreram falhas na organização e certamente suas constatações servirão de exemplo para melhorias no ano que vem. Gostaria de apontar, especialmente, a grande conivência do diretor de prova com as batidas e a inconsistência da organização do evento em dar e remover punições. Acho que todas as punições foram válidas (independente da origem do piloto) e deveriam ter sido mantidas. Porém, de maneira alguma essas falhas tiraram o brilho do evento ou denegriram o valor do trabalho realizado pelo Miguel e sua turma.
    Também gostaria de parabenizar os vencedores do evento. Não posso esperar por ver novas disputas entre a Bia e a Carol. Quem conseguiu colocar rivalidades regionais de lado pôde ver uma bela disputa entre duas excelentes pilotas. Parabéns às duas.
    Finalmente, gostaria de parabenizar a delegação de Brasília pelas belas conquistas em pista. Colocar seis pilotos entre os quinze da final dos pesados foi um marco histórico. A final da categoria dos pesados foi emocionante e a conquista do Diego Taques mais que merecida.
    Um grande abraço,
    José de Alencar

  • 10/10/2005 13:58 Stênio Campos


    Caros José de Alencar, Narciso e Iglesias;
    Tenho muita consideração pela cidade de Brasília, onde tenho parentes. Meu pai nasceu em uma cidade próxima, Formosa, a cerca de 80km de Brasília, eu costumava visitar Brasília e Formosa quase que todos os anos. Há algum tempo não vou mais, mas pretendo voltar.
    Gostaria de deixar registrado que tb respeito muito os habitantes daí, só fiquei decepcionado com algumas atitudes durante o torneio que participamos mas isso pode ser creditado à cabeça quente do momento, o que não é desculpa, mas eu entendo.
    Eu tenho certeza, e ponho minha mão no fogo, que não houve, por parte da organização do evento, favorecimento a Zé, Mané ou Maria. O que pode ter ocorrido foram erros, enganos e não favorecimento.
    Esses erros podem ser corrigidos em eventos futuros que, não tenho dúvidas, ocorrerão.
    E espero que estejamos todos novamente na pista para fazer o que mais gostamos: ACELERAR!!
    Abraços;
    Stênio Campos

  • 11/10/2005 13:17 Renério

    Seguinte... Besteiras enumeradas:
    1. As Carol e a Bia já tinham bandeira de advertência.... esse engócio de bairrismo eh coisa de BIBA.. na pista não existe isso.. caso entenda de automobilismo, a próxima é a de "Stop&Go".
    2. Outra coisa para ver como estão enganado.. a Carol não é da AMIKA e nem da Granja Vianna. Ela frequenta a Aldeia da Serra, anda de Parilla e RD. Confira.. www.copanoturna.com.br..
    E caso também não saiba a Aldeia e a Granja são como água e vinho). Portanto só o pessoal da Aldeia a conhecia, blz?

    3. Acordo entre Delegações na final da Pesados? Para quem é tão curioso, pergunte para o Fred o que aconteceu e quem teria interesse em desclassifica-lo... ou melhor fácil, veja quem foi o 16º e que supostamente poderia "tomar" esse lugar ;)
    4 .Pare de inventar coisas.. a desclassificação da primeira bateria foi REVOGADA mediante recurso julgado pela comissão e direção, e por não Lobby... E só houve o pedido por causa de uma "CHILIQUENTA" que tomou naba e nem sei de onde é... e não me interessa saber aonde nasceu.
    5. Resumo da ópera: "Os botas de primeira linha" (Tm Claudio Reis) que conheci de Brasília são tão gente quanto daki. O resto é igual em qq lugar .
    See ya.

  • 14/10/2005 12:36 João Vasconcellos

    Narciso, tem certeza que você viu mesmo o que aconteceu? No caso da final feminina, ambas as pilotos JÁ HAVIAM SIDO ADVERTIDAS antes do incidente que culminou com o stop and go da Beatriz Pooz (DF). Aproveito para refrescar a sua memória: no grampo, a piloto de SP ultrapassou a do DF mas deixou o kart espalhar demais. A Beatriz colocou lado a lado, mas a PREFERÊNCIA NA CURVA SEGUINTE era da Carolina (afinal, ela estava do lado esquerdo e a curva seguinte era para o lado esquerdo). E o que a Beatriz fez? Não deu espaço e fez o traçado como se a Carolina não estivesse ao lado dela, jogando a piloto paulista na grama. A Carolina inclusive foi, pela grama, batendo de lado na Beatriz no intuito de voltar para a pista, até que acabou rodando. Se isso para você não é motivo suficiente para um stop and go, principalmente considerando que era uma final e que, como eu disse, já havia a advertência anterior, sinto muito.
    E mais um detalhe: houve uma desclassificação de um piloto paulista que foi revertida, de fato (1a bateria, sendo que o sujeito só apertou o cabo do acelerador no grid para ver se a aceleração ia até o final do curso). Não mexeu no motor coisíssima nenhuma.
    Da mesma forma, seria legal que você esclarecesse a todos que um piloto de Brasília também teve sua desclassificação em uma bateria revertida, assim como também foi revertido o banimento do campeonato deste mesmo piloto brasiliense.
    Não vou entrar no mérito da questão, só quero te mostrar que NÃO houve favorecimento nenhum.

  • 20/10/2005 00:04 Eduardo Miranda

    Pessoal,
    Só queria dizer que concordo com o Cisão, quando ele diz que os políticos picaretas vem de fora, e o estado que mais manda é São Paulo. Portanto, parem de falar de Brasília se baseando em políticos, pois 95% é de fora...
    Acho que devemos pensar no Festival do ano que vem, o que passou, passou e deixo aqui minhas sugestões para que o evento seja melhor em 2006.
    1 - Mais fiscais de pista. Só tinham 3 fiscais e com o bate-bate das corridas, se você fosse acertado longe deles, já era...
    2 - Não deixar a direção de prova a mercê da sorte. Indicar uma pessoa que seja competente (já que disseram que não houve parcialidade, houve incompetência).
    3 - Planejar melhor a duração das baterias. (Todos de Brasília já sabiam que o atraso seria enorme, por isso comprei o meu vôo para segunda).
    4 - Aumentar a quantidade de karts disponíveis. Os karts ficaram muito ruins no domingo. Se tivessem 2 frotas não teriam ficado tão diferentes no segundo dia.
    5 - Não fazer um evento tão amador. Miguel, não precisava colocar a mulher, cunhado, papagaio... para trabalhar no evento. Contratar pessoas preparadas, PAGANDO, é a saída. Com a taxa cobrada daria para ser feito isso.