Depois de duas Seletivas ClickSpeed rumo ao Kart World Championship (KWC) – o Mundial de Kart Rental), três pilotos que estão representando as cores da ClickSpeed e do Brasil em Martinsicuro, na Itália, batalhando para trazer o título para nosso país.
E para provar que a dificuldade é grande, até o verão europeu decidiu ser mais uma barreira para os pilotos. Durante os treinos o calor foi tão intenso que a parte externa da pista precisou ser interditada porque o asfalto rachou. Desta forma, os treinos se restringiram ao circuito Indoor.
Além do asfalto, os próprios pilotos sentiram o calorão italiano. Muitos tiveram problemas para suportar a resistência da prova Endurance da Nations Cup – a Copa das Nações. Com tanto desgaste, a organização resolveu abrir uma segunda categoria chamada de RX8 que será disputada em karts Sodi, com motores Honda 270cc (9HP). “Esperamos que estes pilotos que sofreram mais migrem para categoria mais mansa. Os Shifter KZR estão regulados para 20hp e são motorizados por motor Beta refrigerado à agua, 4 tempos e com câmbio de fórmula Renault tipo ‘padle shift’", afirmou Poul Hornemann, idealizador do KWC.
Diante da exaustão, muitas equipes desistiram de disputar da Nations Cup para preservar a parte física e correr apenas no Mundial. Assim, sobraram 18 equipes, entre elas a ClickSpeed Brazil Team, composta por Kleber Barcellos e JR Oliveira. Outro time brasileiro foi formado por Eduardo Favilla, Luís Fernando Hoffman e Wilson Escribano (ClickSpeed), complementada pelo piloto espanhol Roberto De La Serna, denominada assim Brasil Spain United.
As seis horas da corrida foram mantidas, mas a disposição dessas horas foi modificada. Assim, foram disputadas duas corridas de três horas, sendo que ambas valiam os mesmos pontos com um ponto para melhor volta em cada corrida e um ponto para a pole da primeira corrida. O grid de largada da segunda corrida foi inspirado na Stock Car e inverteu as nove primeiras posições.
A formação do grid de cinco minutos foi iniciada pontualmente às 10 horas no horário local. Sem surpresas, a equipe belga Hulla Lulu/Costa Blanca, vencedora de 2015 e formada por Matts Breckpott, Arnaud Tewen, Giovanni Baccelieri e o polonês Matt Bartch, conquistou a pole position. Atrás deles vinha a equipe local PGK – ITALY e uma série de grupos holandeses liderados pela DutchValue, formada pelos principais pilotos holandeses, Ruben Boutens, Rico Haarbosch, Selina Balneger, e Lorenzo Stolk.
Dada a largada, o piloto Arnaud Tewen não resistiu por muito tempo a pressão da equipe italiana e logo cedeu a liderança. O piloto da casa Andrea Giuliodoro também não conservou a posição e fez com que as equipes holandesas e a equipe alemã Grindagrap crescessem na prova.
A pole Hulla Lulu optou por uma estratégia que depois se confirmaria equivocada. Parando precocemente e trocando os três karts logo no início da prova, sofreu e teve de efetuar mais trocas, caindo tabela abaixo. A corrida se polarizou entre a Grindagrap e a Dutch Value. No final prevaleceu a experiência de Ruben Boutens conquistando a vitória na primeira corrida. A ClickSpeed Brazil Team fez uma excelente prova vindo de trás, terminando em sexto.
Por conta da inversão dos nove primeiros, a ClickSpeed Brazil Team largou em terceiro. Por ali permaneceu um bom tempo e, se não fosse uma punição bastante discutível, teria subido ao pódio. Levando um time penalty devido a uma confusão na largada, a equipe pole position Hulla Lulu foi acertada em duas ocasiões, caindo para último lugar. “É discutível, pois em uma largada sempre existe um bate-bate muito difícil de apontar culpados. O diretor local achou duas pancadas, a primeira causada por um piloto brasileiro, enquanto a segunda foi causada por um piloto alemão. Infelizmente apenas a equipe brasileira foi punida. Diante disto, um nono lugar foi o máximo que pode ser almejado”, explicou Hornemann.
Na frente mais uma vez estava Grindagrap contra Holland Best Value. No final, uma batalha épica! Faltando três voltas para o fim, a equipe Grindagrap, com o piloto Adrian Janecsko, colou em Ruben Boutens e o holandês tirou o coelho da cartola defendendo de forma magistral.
Resultado final da Nations Cup 2016 – Somados os pontos, a equipe Dutch Value, com duas vitórias, foi a campeã, a equipe Grindagrap foi a vice campeã. Em terceiro, com uma condução muito firme e sem erros, a equipe Áustria liderada pelo campeão mundial de 2006 Alex Gumpenberger. O ClickSpeed Brazil Team ficou em nono e a Brasil Spain United ficou em décimo quinto. Destaque ainda para o dinamarquês Clauss Norman, que aos 63 anos, conseguiu se manter na pista por três horas, levando sua equipe a um honroso 11º lugar.
Corridas classificatórias do KWC iniciaram ontem – Ontem começaram as baterias individuais. JR Oliveira já deu sua impressão inicial do KWC: “As baterias classificatórias estão bem equalizadas quanto ao nível dos pilotos. As estratégias e sorte também podem fazer alguma diferença”. Para se manter entre os melhores, o brasileiro já sabe a receita: “Estamos no mesmo nível e existe diferença entre os karts, algo em torno de meio segundo. O importante será virar tempo constante com todos os karts”, disse.