O ano de 2015 reserva algumas novidades na temporada do RA RACING CHAMP, o mais importante campeonato do kartismo amador de Santa Catarina.
A principal mudança de 2014 para 2015 é o número de etapas e como elas irão acontecer. No ano de 2014 o RA teve sete etapas na categoria Open e oito nas categorias NP, SP e AS, sendo que o pior resultado era descartado. Todas as baterias eram realizadas em um único domingo por mês e normalmente o evento começava às 10 horas e terminava por volta de 20 horas. No campeonato deste ano serão dois domingo por mês, um para SP e AS e outro para NP e OPEN. Com isso o evento tem previsão para começar às 13 horas e terminar às 19 horas.
Em 2015 a configuração do campeonato será completamente diferente, pois o RA terá dois campeões por categoria. Isso acontecerá por que no primeiro semestre (março, abril e maio) será realizado o primeiro campeonato do ano, sem descarte, no qual serão consagrados os campeões de cada categoria. No segundo semestre (agosto, setembro e outubro) haverão outras três etapas para definir os campeões do segundo semestre do RA, também sem descarte, o que faz de cada prova uma decisão de campeonato.
O tempo de prova também sofreu modificações, ainda mantendo os grupos como em 2014, porém a primeira bateria de cada grupo das categorias AS, SP e NP terá 5 minutos de treino, seguido de 10 minutos de prova mais três voltas. A segunda bateria dos grupos terá 15 minutos mais 3 voltas.
O cruzamento entre as baterias mudou e em 2014 havia uma mescla na qual o piloto que venceu sua bateria no grupo A ou B largava em primeiro na segunda bateria. Em 2015 a inversão será por bloco, onde o vencedor na primeira bateria do grupo A largará em 11º na segunda bateria. Já o piloto que foi 11º na primeira bateria será o pole na sua segunda bateria.
Um fator que define os campeonatos é a pontuação e em 2015 será utilizado um sistema inédito, com cada etapa oferecendo uma pontuação diferente. Na primeira etapa, em ambos os semestres, o vencedor fará 25 pontos, o segundo fará 22 e o terceiro 18. Na segunda etapa, a pontuação do primeiro sobe para 30, 27 para o segundo e 23 para o terceiro. E nas últimas etapas de cada semestre, o primeiro leva 40 pontos, o segundo 37 e o terceiro 33. Em 2014 a vitória garantia 25 pontos, o segundo ganhava 20 pontos e o terceiro levava 18. Com essa modificação, a tendência é um campeonato ainda mais disputado.
A categoria AS terá uma mudança bastante significativa, limitada a 44 vagas limitadas. 22 dessas vagas foram definidas pela organização e os pilotos receberam uma carta convite para participação na competição. São os 13 primeiros da classificação geral da categoria AS em 2014, o campeão da categoria NP, os 3 primeiros da categoria SP, os 2 primeiros da RA RACING CUP no último ano, além do campeão da final regional do Red Bull Kart Fight e dois pilotos convidados da FAUESC. E ainda há 22 vagas disponíveis para a categoria AS em 2015.
A categoria feminina, a BF, voltará em 2015, quando as meninas correrão na mesma bateria da categoria OPEN, com divisão de classificação e pontuação.
A inscrição pode ser realizada através do site oficial da competição (www.raracing.com.br). A primeira etapa da temporada será no dia 8 de março para as categorias NP e OPEN e no dia 15 de março para AS e SP.