O ano de 2017 começou para a RA RACING tal como terminou 2016, com um evento de absoluto sucesso. De quebra, a volta para Florianópolis, algo que não acontecia desde 2012.
O Kartódromo dos Ingleses recebeu a RA Racing Cup em sua quinta edição, a primeira fora do Beto Carrero. A presença dos pilotos foi acima das expectativas, com mais de 60 inscritos. A CUP foi formulada em quatro grupos, divididos por faixa de peso, onde os cinco primeiros de cada grupo se classificariam para a grande final com 20 pilotos.
O Grupo A contava com pilotos mais leves e a primeira bateria foi de Matheus Nolli, piloto de Florianópolis, que em 2017 será um nome forte para a disputa da categoria NP no RA Racing Champ. A segunda posição ficou com Jean Cardoso, que reeditará as disputas com Nolli na categoria NP. Gugelmin Sena foi o terceiro com uma prova segura em um traçado que pouco conhecia, Izael Barreto terminou na quarta posição e Everton Tonel fechou os cinco primeiros na primeira bateria.
Na parte da tarde, o Grupo A voltou à pista e a vitória ficou com o japonês voador Samurai Sam. Matheus Nolli fez uma prova de recuperação chegando na segunda posição. Everton Tonel também fez uma excelente prova para garantir o terceiro lugar, seguido por Andrey Lima na quarta posição e Felipy Reis terminou em quinto na segunda bateria. Os cinco classificados do Grupo A foram Matheus Nolli, Samurai Sam, Everton Tonel, Jean Cardoso e Izael Barreto.
Na primeira bateria do Grupo B, a vitória ficou com Guilherme Raymond, piloto que também aparece na briga pelo título da NP em 2017. Bruno Albino, que se prepara para participação na categoria AS depois de títulos na OPEN e NP, chegou em segundo. O multicampeão Eduardo Guidi chegou em terceiro, com Rafael Santos na quarta posição e Wevertton Marques foi o quinto colocado.
Na segunda bateria do Grupo B foi a vez de Ricardo Salvador vencer, com Eduardo Guidi em segundo. Tiago Gruske chegou na terceira posição, com Bruno Albino em quarto e Guilherme Raymond em quinto. A somatória das baterias classificou para a final os pilotos Guilherme Raymond, Bruno Albino, Ricardo Salvador, Eduardo Guidi e Tiago Gruske.
O Grupo C teve a vitória de Nelson Rebelo, piloto que disputou a temporada 2013 do CHAMP na categoria AS. Gilberto Moises terminou na segunda posição, com Rodrigo Araújo na terceira posição e Alex Pereira na quarta posição. O quinto colocado foi Mateus Pereira.
Na segunda bateria do Grupo C, a vitória foi de Gilberto Moises, tendo como segundo colocado Luís Santiago. O terceiro foi Nelson Rebelo, seguido por Leonardo Rodrigues na quarta posição. Alex Pereira terminou com a quinta posição. Os pilotos classificados foram Nelson Rebelo, Gilberto Moises, Alex Pereira, Leonardo Rodrigues e Rodrigo Araújo.
O último grupo, o D, teve como vencedor o piloto Tido Olmedo, piloto que já participou de muitos Endurance da RA. Na segunda posição chegou Luiz Brambila, com Geyson Assunção na terceira posição. Marco Vanin foi o quarto e Marcelo Magnani terminou na quinta posição.
Em uma das baterias mais disputadas do dia, o Grupo D definiu seus classificados e a vitória ficou com Rafael Demmer, com Geyson Assuncao na segunda posição. Marco Vanin cruzou em terceiro, com Luiz Brambila na quarta posição e Aldori Puttkammer na quinta posição. Os classificados para final foram Rafael Demmer, Geyson Assunção, Luiz Brambila, Marco Vanin e Tido Olmedo.
A bateria da grande final aconteceu com 20 pilotos, e com três horas à frente do cronograma oficial previsto para o evento. Depois do treino classificatório a disputa foi intensa na pista. Marco Vanin fechou o pódio com a sexta posição na bateria decisiva, o quinto colocado foi Gilberto Moises, o quarto colocado foi Bruno Albino. Nelson Rebelo foi ao pódio com a terceira posição, Alex Pereira foi o vice-campeão em uma excelente corrida. E Eduardo Guidi conquistou o bicampeonato na RA RACING CUP, tornando-se assim o maior campeão na somatória de todos os eventos.
O próximo evento do RA RACING, acontece em 19 de fevereiro na primeira etapa do RA RACING CHAMP 2017.