Criado em 1996 por um grupo de amigos, kartistas amadores, que frequentavam o Kart In Jaguaré, o Racing Club é um campeonato com baixo custo e acessível a qualquer fã do kartismo. Depois de 16 realizando suas provas naquele endereço, o grupo viu-se surpreendido pelo fechamento do estabelecimento e teve que procurar outra alternativa.
A solução foi ligar para um amigo. “Não tive dúvidas, liguei no mesmo momento para o Felipe Giaffone e fomos recebidos pelo Kartódromo Granja Viana”, lembra Beto Nini, um dos fundadores do Racing Club. “A partir daí, começamos uma nova fase no grupo. Trocamos equipamentos, motores e tivemos uma evolução técnica, deixando nossos pilotos no nível dos competidores profissionais”, completou.
Hoje o Racing Club está com 22 karts guardados nas oficinas da Granja Viana e tem mais dois motores a venda, aguardando novos competidores. Para correr as provas, o piloto gasta, em média, R$ 850,00 para competir uma vez na semana, às terças, às 21 horas. “Fazemos a classificatória em 6 minutos e a prova em 19 minutos e a diferença entre os mais rápidos e os mais lentos não passa de 0,5 segundo”, conta Nini.
Cada integrante do grupo tem seu kart e motor próprio e o piloto pode ter seu acerto de calibragem, ajustes na posição dos cubos e alinhamento de mangas, cáster e cambagem. Os demais acertos são padronizados pela equipe que cuida da manutenção dos karts, a Superkart / Bn Coach, que, quando necessário, faz a substituição de peças e manutenção do chassi – as peças são pagas pelo piloto.
O motor do Racing Club é lacrado e de responsabilidade da KGV Race Tracks, onde são submetidos a manutenção periódica e testes em dinamômetro. Atualmente, o campeão 2015 do Racing Club, Rodrigo Anzanello, disputa e lidera o Light na categoria F4.
Ficha técnica Racing Club KGV
Kart - Mega X / eixo 40"
Motor - Honda 13 hp (preparação CBA)
Peso mínimo – 185 quilos
Pneus - Mg selo vermelho
Facebook – RacingClubKgv
Responsável Técnico - Beto Nini (Bn Coach)