No último dia 14, no Kartódromo Granja Viana, aconteceu a 1ª etapa da Copa Velokart, que conta com um novo formato, composto por duas baterias com o já conhecido grid invertido. Destinado a kartistas amadores, a edição deste ano conta com 44 pilotos. Alguns competidores dos anos anteriores saíram, mas 24 novos chegaram, dentre eles pilotos campeões ou muito competitivos vindos de outros campeonatos.
Isso reafirma o crescimento da Velokart, que deve estender-se a todos os participantes e pode ser percebido através do elevado nível de pilotagem. Uma das novidades foi o sorteio das baterias, feitas online, via Youtube. Assim, o campeonato começou antes mesmo do cheiro da gasolina.
Na primeira bateria, pole-position de Natan Cunha, seguido de Fellipe Buoso, Valdir Junior e os irmãos Enéias e Fabinho Alvarenga. Na largada, Natan logo distanciou-se, deixando para os demais as lutas pelas posições. Com algumas ultrapassagens no início, os pilotos acabaram ficando bastante espaçados. Fabinho Alvarenga, na disputa pelo 3º lugar, acabou sendo tocado e perdeu algumas posições, recuperando-se até o oitavo lugar. A melhor volta da bateria foi do vencedor, Natan Cunha.
Já a segunda bateria, logo batizada de bateria da morte pela qualidade dos pilotos, viu uma briga intensa na classificação e na corrida. A pole position, por 0,075s, foi de Marcos Alemão, seguido por Dagmar Viana, Ricardo Marconi, Igor Mori e Kauê Cunha. Os campeões do ano passado, Celsinho Berti (Master) e Roger Hamamoto (Light) classificaram-se, respectivamente em 6º e 8º lugares. Entre eles, em 7º, outro grande nome, Rogério Fernandes.
Logo no início os quatro primeiros distanciaram-se dos demais, numa luta muito intensa. Após rodar numa disputa de freada, Marcos Alemão caiu para a 7ª posição. Dagmar Viana abriu uma vantagem segura, enquanto Marconi e Igor lutavam metro a metro pelo segundo posto. Mais atrás, Celsinho Berti, Rogério Fernandes, Kauê Cunha e Roger Hamamoto batalhavam duramente entre si.
Após recuperar-se, Marcos Alemão chegou à última volta em segundo lugar, mas cometeu um pequeno erro na subida para a reta e foi ultrapassado por Marconi e Igor. A melhor volta da segunda bateria ficou com Marcos Alemão.
A segunda etapa acontecerá no próximo dia 13 de março, no Kartódromo San Marino, em Paulínia.
Confira os resultados:
1ª BATERIA
1 NATAN CUNHA
2 FELLIPE BUOSO
3 THIAGO ALMEIDA
4 ENEIAS ALVARENGA
5 REINALDO GODOY
6 RICARDO COELHO
7 VINICIUS NEVES
8 FABINHO ALVARENGA
9 RODRIGO FIALHO
10 LEONARDO MORAES
11 VALDIR JUNIOR
12 CÉSAR FALAVIGNA
13 MARCELO TENCHELLA
14 GUSTAVO CHIDIAK
15 ALAN ALMEIDA
16 HEBER CICONE
17 PAULO SIMOES
18 EDUARDO SENRA
19 WILLIAM RODRIGUES
20 RAFAEL ALVES
21 LUIZ SALES
2ª BATERIA
1 DAGMAR VIANA
2 RICARDO MARCONI
3 IGOR MORI
4 MARCOS ALEMAO
5 ROGERIO FERNANDES
6 ROGER HAMAMOTO
7 KAUÊ CUNHA
8 YOSZFF DOLLINGER
9 CELSINHO BERTI
10 RODRIGO DA SILVA
11 CAIO HAMAMOTO
12 ANDRE NUNES
13 LEANDRO DE GASPERI
14 BRUNO EVANGELISTA
15 FABIO ZORZO
16 VICTOR NICOLAU
17 RONALDO GODOY
18 RODRIGO RUIZ