O Kartódromo do Velopark, o maior complexo automobilístico da América do Sul, em Nova Santa Rita (RS), recebeu no último final de semana (4 e 5) a Copa Codasur, que teve cerca de 80 pilotos distribuídos em cinco categorias. Considerada o Campeonato Sul-Americano, a Copa Codasur teve também a participação do jovem piloto Gregory Diegues (V!be Energy Drink | Chilli Beans | Bad Boy | Ecko Unltd. | Hinkel | Banco Rendimento), de 11 anos, que conquistou mais um título importante para sua carreira, desta vez em âmbito internacional. Gregory, com muita dificuldade e competitividade, se sagrou vice-campeão sul-americano na Cadete.
Nos treinos da quinta-feira, primeiro dia de atividades no Velopark, Gregory não teve bom rendimento de seu motor, fornecido pelos organizadores através de sorteio, e ocupou as últimas posições entre os 18 pilotos que compunham sua categoria. Na sexta-feira os motores foram novamente sorteados e Gregory outra vez recebeu um motor “fraco”. Um novo sorteio foi feito para a tomada de tempos e desta vez Gregory recebeu um motor um pouco melhor. A ligeira melhora fez com que Diegues obtivesse o 13º lugar no grd de largada para as duas provas classificatórias, que seriam realizadas no sábado.
Com um chassi Techspeed bem acertado pelo mecânico Galo, sob comando de Evandro Camargo, chefe da Camargo Racing, Gregory Diegues (V!be Energy Drink | Chilli Beans | Bad Boy | Ecko Unltd. | Hinkel | Banco Rendimento) fez boa corrida na 1ª classificatória e terminou em 6º. Ainda mais confiante, na segunda classificatória, largando outra vez da 13ª posição, Gregory teve outra ótima atuação e recebeu a bandeirada em 3º.
Muito animado com as boas corridas, Gregory avaliou, junto com seu “coach” João Cunha, a situação do momento. “Que legal. Chegamos bem posicionados, o kart está muito bom e o motor é competitivo. Não é muito forte para andar sozinho, mas no pelotão e no vácuo ele anda bem”, avaliava.
O domingo, muito frio e com vento gelado, iniciou com Gregory em 5º no treino de aquecimento, o que lhe dava mais segurança para fazer uma boa prova Pré-Final. Largando em 3º, tudo parecia bem, mas uma largada tumultuada, onde sua fila “não largou”, fez com que Gregory perdesse várias posições e terminasse em 9º. “Meu motor não é bom para andar sozinho, não tem potência. Fiquei para trás e não conseguir buscar. Precisamos melhorar”, reclamava, bravo, o jovem piloto.
Com novos acertos feitos pela Camargo Racing para corrigir o problema, Gregory partiu muito concentrado para a Final. Sabendo que o desafio seria enorme, o piloto tratou de ser agressivo e não perdeu tempo nas ultrapassagens para poder ficar próximo ao pelotão dianteiro.
Na primeira volta ele já aparecia em 6º e liderava um pelotão de cinco pilotos, que de forma entusiasmante para quem assistia a corrida, buscavam aproximar-se do líder. Ao fim das 13 voltas da corrida, com uma pilotagem segura e determinada, Gregory Diegues finalizava em 2º, comemorando muito o vice-campeonato sul-americano.
“Estou muito feliz, tivemos muitas dificuldades na corrida e principalmente nos treinos, mas graças a Deus nossa equipe trabalhou bem e finalizamos a prova com mais esta grande conquista pra mim, minha família, nossa equipe e nossos patrocinadores. Valeu pessoal”, vibra o pequeno piloto Gregory Diegues, que também parabeniza seu amigo, o piloto Murilo Della Coletta, pela conquista do título na Cadete.
Gregory acumula em sua carreira os títulos de vice-campeão paulista em 2008, campeão brasileiro e da Copa São Paulo Granja Viana em 2009 e o vice-campeonato sul-americano deste ano, além de ter sido o primeiro piloto Mirim a ser indicado e premiado no Capacete de Ouro, levando o Capacete de Bronze na categoria Revelação Kart em 2009.