publicidade
09/06/2011 10:13

Problemas acompanharam João Pedro Guim na Copa Codasur

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

João Pedro Guim


Infelizmente não foi desta vez que o piloto mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Quake2) conseguiu subir ao pódio em uma competição internacional. O piloto de 11 anos disputou no último final de semana (3, 4 e 5) a Copa Codasur de Kart (antigo Campeonato Sul-Americano). O evento teve vez no Kartódromo Internacional Velopark, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de mais de 70 pilotos.

Apesar de sua filiação junto à Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA ser da categoria Cadete, Guim optou desde o começo da temporada por focar o seu ano na classe Super Cadete, que utiliza motores de 125cc. Porém, como nesta Copa Codasur esta classe não existia, o piloto e a equipe Quake2 optaram por não deixar de participar e, assim, encararam novamente o desafio de competir na classe Cadete.

Já desacostumado aos motores quatro tempos de 5,5 hp da Cadete, Guim teve certa dificuldade para se readaptar ao estilo de pilotagem desta categoria, assim como conseguir ser competitivo diante de adversários que fazem a temporada inteira com este equipamento. Fora isso, devido a um regulamento onde os motores eram trocados entre os concorrentes praticamente a cada entrada na pista, piloto e equipe sofreram bastante para encontrar um acerto ideal a todo o conjunto.

Mesmo diante destes problemas e do frio que fez durante todo o final de semana, o mineiro radicado em Cuiabá, no Mato Grosso, não desanimou e, durante todo o tempo, procurou ser competitivo e passar ao time as melhores informações possíveis em busca de um kart perfeito.

Infelizmente a sorte parecia não estar ao lado de Guim nesta competição e, a cada bateria classificatória, assim como na Pré-Final e Final, os problemas pareciam se multiplicar diante do jovem garoto. Sem conseguir terminar as duas baterias decisivas, restou ao piloto parabenizar o título conquistado pelo concorrente Murilo Della Coletta.

“Temos de admitir que erramos ao vir competir na Copa Codasur, na Cadete. Deveríamos ter optado por correr na Pré-Júnior, mesmo sem o João Pedro nunca ter andado com um chassis do modelo grande. Tivemos alguns problemas de motor, principalmente relacionados ao rendimento, o que definitivamente nos faz ficar de fora das competições com motores sorteados daqui por diante. Fora isso, recolocar o Guim para andar com um equipamento mais lento ao que ele já se habituou foi um erro. Infelizmente nosso campeão não conseguiu despertar a sua vontade insuperável de acelerar, transpor dificuldades e lutar pelas vitórias”, explicou Claufer Machado, pai do piloto.

100% de foco no Brasileiro e Copa São Paulo
Depois da frustrada participação no sul do Brasil, Guim e a equipe Quake2 já pensam nos próximos desafios. Na próxima semana, dia 14, o piloto já segue novamente para São Paulo onde, no dia 18, ele participará da sexta etapa da Copa São Paulo Granja Viana de Kart.

Nessa ocasião, sob os cuidados do experiente chefe de equipe “Zé Bolão”, Guim intensificará seus preparativos também para o Campeonato Brasileiro, que terá vez entre os dias 12 e 16 de julho no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!