A AMIKA é a nova gestora da Fórmula Vee e a partir deste mês
assume o comando da organização de competições, relação com pilotos, manutenção
e preparação dos carros em substituição à F/Promo Racing, do empresário Flavio
Menezes, que comandava a categoria desde 2016.
Com seu alto know-how em promoção de provas e relacionamento
com pilotos, a AMIKA tem como principal objetivo fortalecer, modernizar e
expandir a Fórmula Vee.
“Esta mudança marca o começo de um projeto ambicioso:
construir um ecossistema completo no esporte, que conecta kart, formação de
talentos, experiências e agora também a competição profissional”, afirma
Guilherme Putnoki, CEO da AMIKA, que fará a nova gestão ao lado do sócio
Rodrigo Prado e dos novos sócios da empresa, Vinicius Andrade e Cláudio Reina.
Segundo Putnoki, que também é piloto da FVee, a AMIKA vai
trabalhar para preservar a história e a tradição da categoria, disputada há
mais de 60 anos em vários países. “Mas também vamos olhar para frente,
trazendo novos formatos, parcerias, ativações e oportunidades para quem vive o
automobilismo com paixão. Utilizaremos nossa expertise na organização de
eventos para levar soluções e inovações. Pilotos e todos que acompanham a
categoria podem aguardar diversas novidades em conjunto com nossos parceiros.
Vem coisa grande por aí', diz.
Flávio Menezes deixa a Fórmula Vee após 10 anos. “Quando
eu assumi, em 2016, a categoria estava quase morrendo, com uma outra equipe,
corridas de quatro ou cinco carros. Hoje, sinto que cumpri o meu papel,
preservando a rica história da FVee e entregando uma estrutura sólida e com um
grande potencial de crescimento”, afirma. “Tive a honra também de
trabalhar com gênios como Wilson Fittipaldi Júnior e Ricardo Divila, que deram
uma contribuição inestimável para o legado que irá perdurar por muitos anos”.
Atualmente, a Fórmula Vee faz parte do Campeonato Paulista,
organizado pela FASP, com provas em Interlagos e no Velocitta. A categoria
também promove competições no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo), com a Copa FVee-ECPA e a FVee Open (exclusiva para iniciantes).
As provas são disputadas na classificação geral (todos os pilotos pontuam), Master
(maiores de 40 anos) e Júnior (14 a 21 anos). Além disso, a FVee oferece
regularmente cursos, aulas de pilotagem e drive day.
História e tradição – A Fórmula Vee é disputada em cerca de
20 países. Criada nos EUA no início dos anos 1960, ela preserva até hoje suas
principais características, sendo a mais acessível das pistas devido à
utilização de peças originais VW e voltada para a formação de novos pilotos e
para oferecer oportunidades àqueles que buscam uma experiência nas pistas.
No Brasil, a FVee foi disputada pela primeira vez em 1967,
quando o título nacional ficou com Emerson Fittipaldi, que correu ao lado do
irmão Wilsinho e de José Carlos Pace. Na época, era a principal categoria do
automobilismo brasileiro e ponte para Fórmula 1. Outros grandes nomes que
começaram na FVee foram Nelson Piquet, Ingo Hoffmann, o austríaco Niki Lauda, o
finlandês Keke Rosberg, o neozelandês Bruce McLaren, o americano Rick Mears e o
holandês Arie Luyendyk, entre outros.
Após um intervalo de duas décadas, a FVee foi retomada no
Brasil em 2011 pelo engenheiro Roberto Zullino, que criou o chassis Naja,
utilizado até os dias de hoje. Após assumir a categoria em 2016, Flavio Menezes
contou com o apoio de Wilsinho e do engenheiro Ricardo Divila, ícones da equipe
Fittipaldi de F1, para promover uma nova geração de carros, com suspensão
traseira independente, câmbio de cinco marchas, implantação de módulo de
injeção eletrônica com painel dashboard e carenagem com “barbatana” aerodinâmica,
marca inconfundível dos carros de fórmula no Brasil.
Para saber mais sobre a Fórmula Vee, como participar do
Campeonato Paulista, da Copa FVee-ECPA e da FVee Open, acesse
inscricao.formulavee.com.br. Confira ainda no site www.fvee.com.br como
participar de treinos e aulas de pilotagem. Siga a FVee no Instagram, Facebook
e TikTok em @formulaveebrasil.