A quinta temporada da Copa Petrobras de Marcas terá a primeira rodada dupla disputada em Goiânia (GO) neste final de semana (21 e 22/3). E o certame disputado por cinco montadoras terá duas grandes novidades que irão estrear na modalidade: o experiente Rubens Barrichello (42 anos), ao lado da também estreante Renault, e o mais novo piloto da categoria, o jovem Rodrigo Baptista (18 anos), defendendo a bicampeã Toyota.
"Estou muito orgulhoso por ter sido convidado a correr em um campeonato tão disputado e equilibrado como a Copa Petrobras de Marcas. Será uma oportunidade de um grande e rápido aprendizado com os pilotos mais experientes. Nesta estreia quero conhecer o circuito, o carro de tração dianteira e a equipe, todos desconhecidos, mas admirados por mim. E a forma de mostrar o meu respeito será com dedicação total para começar brigando por bons pontos", assume o rapaz, que está começando no automobilismo nesta temporada.
Depois de três temporadas no kartismo, onde foi Vice-campeão Paulista, Vice-campeão do Light, 3º colocado no Campeonato Brasileiro, 3º colocado no GP Nacional RBC e 5º colocado nas 500 Milhas, Rodrigo Baptista experimentou a Fórmula 4 Sul-americana, disputando apenas a última rodada tripla de 2014, onde largou da segunda posição na estreia e terminou uma das corridas no pódio, com o terceiro lugar.
Neste ano ingressou na Fórmula 3 Brasil pela PropCar Racing e já foi o melhor estreante, largando da segunda fila na quarta posição, e terminando a primeira prova em segundo e a corrida seguinte em terceiro, ocupando a vice-liderança do principal campeonato de monopostos da América do Sul. De quebra, participou de uma prova de Endurance (Homestead Miami 200) nos EUA, com um Aston Martin, e saiu vencedor ao lado de seu primo Bruno Baptista.
"Como tenho pouquíssima experiência, correr na Fórmula 3 e de Marcas ao mesmo tempo vai ser uma ‘turbinada’ no meu aprendizado. E o melhor é que estarei defendendo as principais equipes nas respectivas categorias", conta Rodrigo, que vai andar com o Corolla da Toyota Bassani.
"No passado a nossa equipe preparou muitos pilotos que hoje estão estabelecidos na Stock Car. E trazer um jovem que foi muito bem em sua estreia na Fórmula 3 é uma renovação importante para a nossa categoria e para o nosso time. Precisamos da juventude e regularidade dele para continuarmos colocando a Toyota na disputa por vitórias e títulos na Copa Petrobras de Marcas", saudou Eduardo Bassani. "Como é novinho, ele será o nosso Max Verstappen", brinca o chefe da equipe Toyota, fazendo referência ao holandês que estreou na Fórmula 1 com apenas 17 anos de idade.