O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), foi palco da estreia da Fórmula 3 Brasil - que substitui a F3 Sul-Americana - no último final de semana, dias 5 e 6. Com 16 carros na pista, a categoria mostrou grandes atrativos e várias disputas e marcou outra estreia, a do piloto Artur Fortunato (Angá Asset Management) na principal divisão da Fórmula 3 Brasil.
Vice-campeão da Light no ano passado, Fortunato este ano integra a equipe RR Racing e sua estreia na atual temporada lhe rendeu o terceiro lugar na pontuação do campeonato após a disputa de duas provas. Mas, por mais que pareça, não foi fácil o final de semana do piloto de Americana, interior de São Paulo.
Artur Fortunato teve problemas nos treinos e tudo piorou com a quebra do motor antes da tomada de tempos. A RR Racing providenciou uma troca rápida, mas que não foi suficiente para que o piloto pudesse fazer parte da sessão que definiria o grid de largada para a primeira bateria, disputada no sábado. Largando da última posição, Artur Fortunato mostrou grande recuperação e boa adaptação ao novo carro para terminar em 3º lugar, muito próximo do segundo colocado.
No dia seguinte, na disputa da segunda bateria, um pneu furado logo nas primeiras voltas frustrou os plano de Artur Fortunato de conquistar mais um pódio. Mas, ainda que prejudicado, o piloto conseguiu se destacar e recebeu a bandeirada na 5ª posição entre os pilotos da divisão principal.
"A bateria do sábado foi muito boa, independente de qualquer expectativa, já que eu largava de último. Fiz uma boa largada, tive um bom ritmo de prova e consegui boa recuperação, terminando em terceiro, muito próximo do segundo e com condições de disputar a posição", avalia Fortunato. "A segunda prova, por conta do pneu furado, acabou decepcionando, claro. Trocamos o pneu, mas do meio para o final o carro ficou um pouco acelerado e então não pude repetir o bom ritmo de corrida. Mas foi um bom final de semana, com certeza", completa.
Na atual temporada Artur Fortunato (Angá Asset Management) utiliza um carro mais novo em relação ao que utilizava no ano passado, quando competia na Light. " No ano passado, com o carro da Light, andei aqui em Tarumã na chuva, então cheguei um pouco sem referência. É um carro com mais 'chão' que o do ano passado e, por conta disso, tem um contorno de curvas mais rápido. Ainda não estou totalmente adaptado a ele, mas já estou muito próximo a isso", admite.
No próximo final de semana, dias 12 e 13, a Fórmula 3 Brasil estará em Santa Cruz do Sul, também em solo gaúcho, para a disputa de sua segunda rodada dupla. "Estou bastante animado para o próximo final de semana e para todo o campeonato. Pude ver que tenho condições de andar na frente e lutar por vitórias e isso que pretendo buscar em Santa Cruz do Sul", finaliza.