O desafio agora é outro. Aos 15 anos de idade, o paulista – e kartista – Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) fará, neste final de semana (dias 6 e 7), sua estreia na Fórmula 3 Sul-Americana, que abrirá sua temporada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Certamente um dos mais jovens pilotos da história da categoria, Fortunato competirá pela Cesário Fórmula, uma das mais antigas e vitoriosas equipes da Fórmula 3 Sul-Americana. Dona de diversos títulos na categoria – o primeiro deles foi conquistado em 1991 –, foi com a Cesário Fórmula que o representante de Americana (SP) teve seu primeiro contato com o carro.
“Fui campeão do Grande Prêmio RBC do ano passado na Graduados e o prêmio pela conquista foi um teste com um carro da F3 na Cesário”, lembra Fortunato. “Achei tudo fantástico, o treino, o carro, e me empolguei muito com a categoria. Depois fiz mais um treino, foram cinco dias no total, e agora estou aqui, pronto para a estreia na Fórmula 3 Sul-Americana”, resume o piloto.
Nesta sexta-feira (5) Artur Fortunato teve seu primeiro dia de treinos oficiais, quando foi duas vezes à pista. No primeiro treino a chuva impediu o piloto e a equipe de fazerem um trabalho mais detalhado. Depois, com a pista já seca, Fortunato cravou o 3º tempo na Light e o 7º na geral, que engloba também a categoria principal.
“Estou ‘pegando a mão’ ainda, mas fiquei bastante satisfeito com meu rendimento neste primeiro dia. Foi a segunda vez que treinei em Interlagos e ainda preciso me adaptar também à pista, além do carro, mas estou muito confiante em uma boa estreia”, avaliou Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia), que no segundo treino pôde fazer apenas cinco voltas cronometradas em razão da grande quantidade de interrupções na pista.
Dennis Dirani, multi-campeão no kartismo e “coach” de Artur Fortunato, está acompanhando seu pupilo nesta estreia na mais rápida categoria do automobilismo sul-americano. “Esta primeira etapa servirá muito mais para o aprendizado dele. Os treinos anteriores foram muito bons, mas pela primeira vez ele participará de corridas. Ele terá que fazer ultrapassagens, algo que não existiu nos treinos, então tudo é mais difícil. Mas acredito que o Artur possa terminar entre os cinco primeiros na Light nesta estreia”, aposta o treinador. “Pelos resultados dos treinos desta sexta existem possibilidades reais de ele brigar por um lugar no pódio, entre os três primeiros”, finaliza.
Neste sábado (6) será disputada a tomada de tempos, bastante curta, de apenas 10 minutos. E já na tomada de tempos Fortunato viverá seu primeiro momento decisivo. “Serão poucas voltas na tomada de tempos e poucas delas com a temperatura ideal do pneu. Então terei que aproveitar o momento certo para fazer uma boa volta e me posicionar bem no grid de largada”, aponta Fortunato.
A etapa de estreia da Fórmula 3 Sul-Americana será composta de duas baterias, uma no sábado e outra no domingo, e está sendo disputada juntamente com o Campeonato Brasileiro de Marcas e o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.