Adrenalinas e pegas alucinantes fizeram parte da 4ª etapa do Campeonato Baiano de Kart, realizada no último domingo (22) no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Os melhores pilotos do kart baiano mostraram e comprovaram, com muito braço e habilidade, a ascensão do kartismo baiano. Ao todo 44 competidores participaram da etapa, divididos entre as categorias Cadete (6 a 8 anos), Júnior Menor 125cc (8 a 10 anos), Sport 400 Júnior, Sênior, Super Kart 125cc, Sport 400 e RD.
A prova começou pontualmente às 9h45, quando largaram os pilotos das categorias iniciantes. São Pedro até que ameaçou molhar a festa dos gladiadores, mas se manteve longe. Na Mirim novamente brilhou a estrela do pequeno voador, Juan Manuel, que venceu a quarta prova consecutiva e é o líder isolado da competição, seguido por Gutemberg Maurício. Já na Cadete a briga foi boa pelas primeiras posições, prevalecendo a qualidade técnica do jovem piloto José Victor Frias, seguido por Felipe Pinheiro, em segundo, e Flávio Caribe, terceiro colocado.
Na Júnior Menor 125cc Ikaro Freire e Enzo Maiolino protagonizaram uma das disputas mais acirradas do fim de semana. Faltando apenas duas voltas para o final, Ikaro conseguiu ultrapassar Enzo, que havia largado em primeiro. Ivan Gounin ficou com o terceiro lugar nesta categoria.
Na Super Kart Alexandre Rosário conquistou a sua primeira vitória na categoria. O piloto largou na pole position e se manteve em primeiro até o final da corrida. “Essa semana o meu kart estava muito bom e no sábado consegui fazer o melhor tempo. Hoje forcei mais nas primeiras voltas para conseguir vantagem diante dos outros pilotos e no restante da corrida poder administrar”, declara Rosário.
Na mesma bateria largaram as categorias Super Kart, para pilotos acima de 14 anos, e Sênior, para maiores de 25 anos. Nessas categorias os motores chegam a, aproximadamente, 17 mil giros, atingindo a marca de 140 km/h no fim da reta. O piloto Euvaldo Luz largou na quinta posição, mas teve braço e kart para vencer a Sênior e chegar em segundo na Super Kart. Como as duas categorias largam juntas, os pilotos marcam pontos nas categorias correspondentes, podendo correr as duas ao mesmo tempo.
Na Sport 400 Júnior, onde correm os pilotos novatos ou com pouca experiência, Felipe Augusto levou a pole e a prova, confirmando o favoritismo. “O mais importante no kart é se manter constante, e para isso é necessário muita dedicação e treinamento”, afirma o líder da categoria. Ele foi seguido por Nilfredo Pelegrine, segundo colocado, e André Marques, terceiro.
A Sport 400 é a categoria que possui a maior quantidade de pilotos no grid, o que faz da prova uma das mais competitivas e exige dos pilotos uma atenção redobrada, já que qualquer descuido pode tirar o piloto da prova. O piloto Moacir Lopes, que tinha largado em terceiro, conseguiu se recuperar durante a corrida, conquistando o lugar mais alto do pódio. Esta foi a terceira vitória de Lopes, que é líder isolado nesta temporada. Franklin Maiolino ficou com a segunda colocação e Marcelo Senna chegou em terceiro.
A novidade na quarta etapa do Baiano de Kart foi a categoria RD, que aconteceu pela primeira vez em Lauro de Freitas este ano. A categoria composta por pilotos de Vitória da Conquista teve duas baterias. A primeira foi vencida pelo George Gusmão, seguido por Márcio Eduardo. Na segunda bateria, onde a largada tem o grid invertido, o piloto Márcio Eduardo chegou em primeiro e Gusmão chegou em segundo. “Tive alguns problemas com o motor do kart, mas no final acabou dando tudo certo”, comemora Gusmão, que com o resultado se tornou líder da categoria.
A temporada 2010 do Campeonato Baiano de Kart acontece em sete etapas. A quinta acontecerá no dia 19 de setembro; a sexta dia 31 de outubro e a sétima em 28 de novembro.
O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a FAB, e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, do Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta, além do apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.