Foi dada a largada para mais um Campeonato Baiano de Kart e, pelo visto, a nova temporada promete fortes emoções. A prova contou com a participação de quarenta pilotos, que fizeram a festa da torcida que compareceu em bom número ao Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.
Na categoria Cadete, para pilotos de 8 a 11 anos, Felipe Silva liderou com folga durante toda prova. A emoção desta bateria ficou por conta da disputa pela segunda posição protagonizada por Lilian Sabarin, a Bubu, e Juan Manoel, o Pequeno Voador, campeão da temporada 2010. Na última volta Bubu, que voltou a correr este ano, levantou a galera ao conseguir fazer a ultrapassagem.
As categorias Super Kart 125 e Sênior 125 correram em um único grid. E como aconteceu na categoria Cadete, o primeiro colocado, Alexandre Rosário, liderou toda prova, e com folga. Ele foi vice-campeão da temporada passada e começou o ano com o pé direito. O piloto aproveitou para elogiar o novo regulamento do campeonato. “Toda mudança é bem vinda a fim de melhorar e equilibrar mais o campeonato”, declara o piloto. Rafael Rodrigues e Vitor Luz ficaram com a segunda e terceira posição respectivamente.
A categoria PJMK 125 (Junior Menor), disputada pelos pilotos José Victor, Enzo Maiolino e Ivan Gounin, foi tranquila. Enzo ocupou a primeira posição durante toda a corrida. O campeão da temporada passada deixou a modéstia de lado ao falar sobre a sua expectativa para o campeonato de 2011. “Espero que este ano eu consiga ganhar todas as provas e ser campeão novamente”, afirma.
As categorias Sport 400 e Sport 400 Junior formaram o maior grid do Campeonato Baiano. Alexandre Rosário e Vicente Iniesta fizeram uma corrida a parte e brigaram até o fim pela liderança da Sport 400. Alexandre, estreante nesta categoria, mais uma vez ficou com o lugar mais alto do pódio e foi o grande nome do dia. “Foi uma prova bastante disputada, mas consegui imprimir um ritmo forte e sair mais uma vez com a vitória”, diz. Além dos troféus, os três primeiros colocados da Sport 400 receberam um relógio da empresa Acument.
Diferente das categorias Super Kart 125 e Sênior 125 que correm juntas e tem uma única premiação, a Sport 400 e a Sport 400 Junior correm em uma mesma bateria, mas possuem pódios diferentes. Ramatis Pedra, que foi quinto colocado na temporada passada, estreou bem e conquistou a primeira colocação. “O nível dos pilotos este ano está muito alto e a prova foi definida nos detalhes. A temperatura alta atrapalhou um pouco, mas consegui manter o ritmo e ficar com a primeira colocação”, conta.
O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta.