A cidade de Lauro de Freitas, localizada na região metropolitana de Salvador, ficou pequena, neste domingo (18), para as emoções iniciais do Campeonato Baiano de Kart 2010. Aproximadamente 40 pilotos fizeram desta primeira etapa uma das mais eletrizantes dos últimos tempos, mostrando que o campeonato será emocionante do início ao fim.
O domingo começou com São Pedro abençoando a pista com chuva, mas ele só queria aliviar o calor. Contudo, o sol não queria ficar de fora da primeira etapa do kart baiano. Na primeira bateria, na qual largaram as categoria Cadete, para pilotos de 8 a 10 anos, e Mirim, de 6 a 8 anos, brilharam os pilotos Juan Manuel e José Vitor Frias.
Na segunda bateria foi a vez da categoria Júnior Menor 125cc e prevaleceu Enzo Maiolino. Na terceira bateria largaram as categorias Super Kart, para pilotos acima de 14 anos, e Sênior, para maiores de 25 anos.
Os pegas foram eletrizantes entre Vitor Luz e Paulo Ferrari, pela segunda colocação. Mas Vitor estava tão inspirado que depois de suportar a pressão de Ferrari, superou o pai, o piloto Euvaldo Luz, que havia disparado na frente no início e chegou em primeiro na estréia das novas categorias. Na quarta bateria, largou a Sport 400 Júnior e quem levou foi Leandro Soares e na quinta, Moacir Lopes liderou do início ao fim a bateria da Sport 400.
A temporada 2010 do baiano de Kart foi aberta com a exibição do CTM2000, pilotado por Márcio Rolim. O veiculo é montado em cima da carroceria do Volkswagen (VW) Polo Sedan e foi construído com chassis treliçado, equipado com motor VW AP 2000 entre eixos e câmbio de Santana. O motor pesa 600 kg e conta com 200cv de potência, chegando a 240 km/h, como constatado no Autódromo Júlio Ventura, em Fortaleza.
A categoria, que também é conhecida como Stock Nordeste, foi idealizada por iniciativa da Nordeste Sport Motor, empresa cearense com sede em Fortaleza, em 2007. A principal influência de estilo do campeonato e da organização é a DTM alemã, que também serviu de base para a categoria argentina, TC2000. No Brasil a TCM2000 pretende ser uma categoria de base da Stock Car, pelo seu baixo custo.
A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), através da sua presidente Selma Morais, está trabalhando para trazer uma das etapas do Campeonato Stock Nordeste 2010, faltando apenas a aprovação e apoio do Governador do Estado, Jaques Wagner.
O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a FAB, e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta, além do apoio do Centro de Medicina Humana e da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.