O circo do automobilismo desembarca neste final de semana (21 a 23) na cidade de Vitória da Conquista, onde acontecerá a Segunda Etapa da temporada 2010 do Campeonato Baiano de Kart. O município é o terceiro maior do Estado e está localizado a 509 quilômetros da capital baiana. A prova acontece no próximo domingo (23), às 10h, no Kartódromo de Vitória da Conquista, localizado na Urbis VI, próximo ao Anel Rodoviário Jadiel Matos.
No sábado (22), pela manhã e à tarde, acontecem os treinos. Às 16h, haverá a tomada de tempo para o grid de domingo. No domingo (23), as baterias acontecem de 10h às 12h. O horário previsto para a premiação é meio dia. A temporada 2010 do Baiano acontece em sete etapas. A terceira ocorre dia 20 de junho; a quarta dia 22 de agosto; a quinta dia 19 de setembro; a sexta dia 31 de outubro e a sétima em 28 de novembro.
A volta da etapa conquistense foi muito bem recebida pelos pilotos e pelos quase 3 mil amantes da velocidade que fizeram a festa em 2008, quando aconteceu a última etapa do Campeonato Baiano de Kart. A população fez uma verdadeira festa e parou para prestigiar os melhores pilotos de kart da Bahia.
O Kartódromo de Vitória da Conquista foi construído em 2007, graças ao trabalho em equipe dos pilotos da Associação Baiana de Karts (ABK), da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado, através do Programa FazAtleta.
Layzer Melo, assessor de comunicação da Petrobahia, destaca a parceria entre a distribuidora e a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). “Este será o quarto ano em que empresa patrocina o evento e estamos muito felizes”, afirma. Segundo ele, a volta das etapas de Vitória da Conquista dará um tempero todo especial ao campeonato, já que a cidade conta com um público estimado de 3 mil pessoas.
As novas categorias do kart baiano esquentaram ainda mais os ‘pegas’ da Primeira Etapa e quem se deu bem foi: Juan Manuel, na Mirim (6 a 8 anos); José Vitor Frias, na Cadete (8 a 10 anos); Enzo Maiolino, na Júnior Menor 125cc; Leandro Soares, na Sport 400 Júnior; Moacir Lopes, na Sport 400; Vitor Luz, na Super Kart (pilotos acima de 14 anos); Euvaldo Luz, na Sênior (maiores de 25 anos). Na Sênior os motores chegam a, aproximadamente, 17 mil giros e atingem a marca de 140 km/h no fim da reta.
O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Conquistense de Kart (ACK), que organiza as provas de Vitória da Conquista com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta, além do apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.