Não faltou emoção na segunda etapa do Campeonato Baiano de Kart, realizada neste domingo (22). Nem mesmo a ameaça de chuva afastou o público, que compareceu em bom número ao Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, para conferir de perto as feras do kartismo baiano. Quarenta e um pilotos fizeram a festa da torcida.
A categoria Cadete deu mostra das emoções que estavam por vir. Felipe Pinheiro, que largou na pole position, e Juan Manoel, o Pequeno Voador, protagonizaram pegas eletrizantes, com diversas ultrapassagens. Lilian Sabarin, a Bubu, que assistia a briga dos dois de camarote, se aproveitou de um choque entre os pilotos e assumiu a primeira colocação. “Eu treinei bastante esses dias para fazer uma boa corrida. Me aproveitei da briga deles para assumir a liderança e depois foi só segurar até o final”, conta Bubu. Juan chegou em segundo, mas sofreu uma penalização e acabou ficando com o terceiro lugar.
Na segunda bateria correram as categorias Super Kart Sênior, Super Kart 125 e a PJMK 125. Alexandre Rosário, que ganhou a primeira etapa da Super Kart 125, mais uma vez sobrou na pista, conquistando sua segunda vitória no ano. Diego Freitas e Victor Luz conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. O pódio da categoria Super Kart Sênior foi formado pelos pilotos Mário Dantas, Paulo Ferrari e Euvaldo Luz.
Correram pela categoria PJMK 125 os pilotos Enzo Maiolino e Victor Frias. Enzo, que largou dos boxes por causa de um problema mecânico, conseguiu se recuperar e ultrapassou Victor. Mas no final da prova o kart voltou a dar defeito e ele abandonou a corrida.
As categorias Sport 400 e Sport 400 Junior formaram o maior e mais emocionante grid do fim de semana, com vinte e quatro pilotos na pista. Alexandre Rosário passeava na pista e parecia que ia repetir a primeira etapa, vencendo as provas das duas categorias que disputou. Mas ai veio a chuva e, depois de diversos karts rodarem, a prova foi suspensa. São Pedro deu uma trégua e quando os karts voltaram, Alexandre dava sinais que iria mesmo ganhar a prova, mas faltado poucas voltas para o final da corrida, seu kart quebrou e Moacir Lopes assumiu a liderança. “A chuva me ajudou muito. Eu larguei na quinta colocação e fui me recuperando durante a corrida. O Alexandre estava mais rápido que eu na pista, mas depois que o kart dele deu defeito, eu aproveitei a oportunidade e consegui administrar o resultado”, diz Lopes. Franklin Maiolino e Marcelo Marcante completaram o pódio da Sport 400.
Ricardo Oliveira levou o troféu da Sport 400 Junior. Ele, que começou a correr este ano, ficou muito feliz com resultado. “Essa é a segunda prova que eu participo e esse foi o meu primeiro troféu. A chuva atrapalhou um pouco, mas no final o resultado foi maravilhoso”, comemora.
O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta. A terceira etapa acontece no dia 19 de junho.
Confira os melhores da 2ª etapa do Campeonato Baiano de Kart:
Cadete
1º Lilia Sabarin
2º Felipe Pinheiro
3º Juan Manuel
4º Flávio Caribé
5º Gutemberg
Rafael Vieira abandonou a prova
PJMK 125
1º José Victor Frias
2º Enzo Maiolino
Super Kart Sênior
1º Mário Dantas
2º Paulo Ferrari
3º Euvaldo Luz
Super Kart 125
1º Alexandre Rosário
2º Diego Freitas
3º Victor Luz
Sport 400
1º Moacir Lopes
2º Franklin Maiolino
3º Marcelo Marcante
4º Flávio Assis
Sport 400 Junior
1º Ricardo Oliveira
2º Claudemir Betoni
3º Paulo Márcio
4º Ramatis Pedra