Com disputa nas categorias Especial, Honda, Super Kart RD, 125 Light e na Cadete, o Campeonato Baiano de Kart tem a sua segunda etapa neste domingo (1), no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Além da rivalidade da categoria Especial - que foi introduzida no Baiano como treino para o Brasileiro que acontece entre os dias 24 e 28 do mês de julho, no mesmo local -, quem for conferir a disputa deve acompanhar muita briga por posições nas outras categorias da competição.
Na primeira etapa, o show começou na categoria Cadete com uma bela disputa pela vitória entre Íkaro Freire e Ivan Gounin, além das estréias de Vinícius Fiamenghi e Lílian Sabarin, de apenas seis anos. Fora da pista, com pose de celebridade, a pequena Lílian roubou a cena, demonstrando muita paciência para atender a imprensa que lhe assediava, querendo conhecer a nova “Penélope Charmosa” do Kart Baiano.
Outro bom momento da primeira etapa foi proporcionado pelo piloto Paulo Ferrari, que retornou às competições de kart, depois de 10 anos parado, com uma bela vitória na Honda. Ferrari fez pole, abriu vantagem e mostrou personalidade nas últimas voltas ao suportar a pressão do experiente Euvaldo Luz, que era um dos favoritos. Luz teve problema na tomada de tempo, largou em último, mas fez uma corrida de recuperação, chegando a brigar pela vitória. “Ainda fiquei na expectativa de algum erro para tentar a primeira posição, mas Paulo pilotou com muita precisão”, comentou Luz após a prova.
Na categoria Super Kart 125 Light, o show é do futuro do kart baiano. Pilotos com pouca idade como Ody Cruz, Victor Luz e Adrielle Sabarin demonstram muita experiência na condução das pequenas máquinas. Na primeira etapa, o sergipano Emanoel Neto comandou o espetáculo vencendo os pilotos da casa e levando para Aracaju o troféu pela primeira colocação.
A categoria Super Kart RD deve ter um bom crescimento nesta etapa, com o retorno de alguns pilotos que não participaram da primeira. Na pista, o campeão do ano passado, o piloto de Vitória da Conquista, Márcio Eduardo venceu seguido do seu conterrâneo George Gusmão e do piloto de Salvador, Kiomitsu Mekaro, que chegou a brigar pelas primeiras posições.
O Campeonato Baiano de Kart é realizado pela Associação Bahiana de Karts (ABK), em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) com patrocínio da Petrobahia através do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado FazAtleta e tem o apoio das Tintas Acril.
Resultado da 1ª Etapa:
Honda A:
1º) Paulo Ferrari
2º) Euvaldo Luz
3º) Paulo Cunha
Super Kart RD:
1º) Márcio Eduardo
2º) George Gusmão
3º) Kiomitsu Mekaro
Super Kart 125 Light:
1º) Emanoel Neto
2º) Ody Cruz
3º) Victor Luz
Cadete:
1º) Íkaro Freire
2º) Ivan Gounin
3º) Vinícius Fiamenghi
4º) Lílian Sabarin
Calendário do Baiano de Kart 2007:
2ª Etapa – 1 de Julho
3ª Etapa – 19 de agosto
4ª Etapa – 23 de setembro
5ª Etapa – 28 de outubro
6ª Etapa – 25 de Novembro