Como uma Fênix, ressurgindo das cinzas, o Campeonato Baiano voltou
a ser disputado em 2017, depois de dois anos sem disputa por conta do um “ippon”
que o Kartódromo Ayrton Senna sofreu, perdendo seus boxes e parte da sua pista.
A Associação Bahiana de Karts (ABK), carinhosamente, reinventou o espaço que
trouxe tantas alegrias aos amantes do kartismo baiano.
A alegria voltou e nada mais justo do que render homenagens para
alguns que contribuíram nos últimos destes mais 68 anos de história para que a
tradicional competição continuasse a ser disputada. A primeira etapa do Baiano
2018 será em homenagem ao piloto e arquiteto Paulo Cunha, que como piloto
compete desde quando as provas eram no Jardim dos Namorados, no final dos anos
60.
Além de piloto, o arquiteto Paulo Cunha também contribuiu
com kartismo baiano com o projeto do Kartódromo de Vitória da Conquista e
agora, com o projeto do Kartódromo do Complexo Automobilístico de São Francisco
do Conde, que, além do kartódromo ainda conta com pistas de Velocidade na
Terra, Arrancada e Autódromo.
A ABK definiu homenagens também ao piloto e presidente do
Clube de Automobilismo da Bahia, Aureliano Campos, o Lelo Bala, em memória, que
sempre esteve presente nas provas, atuando muitas vezes como fiscal de pista
entre outras atividades. A outra homenageada será a ex-presidente da Federação
de Automobilismo da Bahia, Selma Moraes, considerada o 'motorzinho'
do automobilismo baiano e que muito fez e continua fazendo também pelo kart.
Como nas últimas temporadas, o Campeonato Baiano está
previsto para ser decidido em seis etapas, com a primeira no dia 15 de abril. Cada
etapa terá duas provas, totalizando 12 baterias no ano para cada categoria.
Este ano algumas novidades atestam o renascimento e a
consolidação do kartismo na Bahia, apesar da energia política que tentou acabar
com o Kartódromo Ayrton Senna. Uma delas é o crescimento de quase 100% da
categoria Sport 400 A, que conta com o retorno de alguns pilotos como o
multicampeão e maior ídolo do automobilismo baiano atualmente, Diego Freitas, e
deve contar com mais de 13 pilotos no grid.
A categoria Rental, disputada com karts alugados e em dupla,
também cresceu. Os pilotos se juntaram em uma vaquinha para comprar novos
motores, que, de acordo com o regulamento, serão sorteados entre as duplas em
cada bateria.
A pista do combalido Kartódromo Ayrton Senna também cresceu.
Sem apoio nenhum, mais uma vez, os pilotos se juntaram e compraram asfalto
suficiente e custearam as obras para fazer mais uma curva, aumentando o tamanho
da pista em 50 metros. O que aumentou, também, foi a rivalidade entre os
pilotos das categorias Sport 400 A, Sport 400 A Master, Sport 400 B e Rental,
aumentando consequentemente o nível da adrenalina do bom público que sempre
acompanha a disputa.
Confira o calendário:
1ª etapa - 15 de abril
2ª etapa - 3 de junho
3ª etapa - 18 de agosto
4ª etapa - 15 de setembro
5ª etapa - 28 de outubro
6ª etapa - 8 de dezembro