Começou no domingo (15) a temporada 2009 do Campeonato Baiano de Kart, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, com as vitórias de Ivan Gounin (de apenas 10 anos), na categoria Cadete; Euvaldo Luz (Light 125); Renato Valente (Sport 400 Júnior); Pedro Augusto (Sport 400 Light - B, antiga Honda B) e Rogério Rezende (Sport 400 - A, antiga Honda A). O público não se intimidou com o sol escaldante e lotou a arquibancada do kartódromo. A cada disputa acirrada dos pilotos, ouvia-se o estrondoso soar das buzinas e os gritos dos fãs, quando entravam na pista os pilotos favoritos.
O piloto baiano Rogério Rezende, que largou na primeira posição e fez uma excelente corrida, venceu a categoria Sport 400 A, a mais competitiva, que teve 15 pilotos no grid. Rezende, que é bicampeão brasileiro e campeão da Copa Brasil, atribuiu a vitória a um conjunto de fatores, como a sua boa performance na corrida e o bom desempenho do kart, além da excelente condição da pista. “A Copa Verão (realizada em janeiro deste ano) foi um laboratório, que me deu tranqüilidade para vencer essa prova”. O segundo lugar foi para Walter Santana e o terceiro para Vicente Iniesta, presidente da Associação Baiana de Karts (ABK).
Na categoria Cadete o primeiro lugar foi para Ivan Gounin, de apenas 10 anos. A sede de ganhar foi a motivação de Gounin para vencer a corrida. “Para ganhar, o motor ajuda, mas o importante mesmo é o talento do corredor”. A categoria Cadete teve a participação de 11 crianças, contando com a presença de Lilian Sabarin e Juan Manuel, ambos de 6 anos. O segundo lugar foi para Vinícius Fiamenghi e o terceiro para Enzo Maiolino.
Euvaldo Luz conquistou o primeiro lugar na categoria Light 125 cc. Euvaldo elogiou o Kartódromo Ayrton Senna, afirmando que é um dos melhores do Brasil e está pronto para a Copa Brasil. “A minha vitória foi graças ao bom acerto do equipamento e a sorte, que é fundamental”. O segundo lugar foi para Adrielle Sabarin e o terceiro para Odi Cruz. “No ano passado, peguei mais experiência. Tenho treinado muito e a minha vitória nesta corrida é o resultado de muito trabalho”, explica Sabarin.
Renato Valente venceu na categoria Sport 400 Júnior. Esse é o primeiro campeonato que ele participa. Renato Valente tem como meta passar para a categoria Sport 400 A ou para a Light 125cc, mas tem consciência que tem muito trabalho pela frente. “Minha meta é ir para a Sport 400 – A ou a Sport 400 Light, mas preciso de patrocínio”, afirma Renato Valente. Philippe Serrano chegou em segundo lugar na categoria Sport 400 Júnior e Pedro Gordilho em terceiro.
Pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato Baiano de Kart 2009 tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, a empresa que mais investe no automobilismo da Bahia. A abertura contou com a presença do presidente, Rui Andrade, que afirmou ter ficado satisfeito com a organização da competição. “Fiquei feliz quando vi a presença do público na arquibancada; dos familiares dos pilotos e a participação das crianças na categoria Cadete, pois acredito que a criança representa o futuro do esporte”, afirma Andrade.