Num belo domingão de muito sol e temperatura agradável foi inaugurado ontem (23), na presença de um bom público, o Kartódromo Municipal de Vitória da Conquista com a disputa da terceira etapa do Campeonato Baiano de Kart. Os primeiros vencedores do Kartódromo de Vitória da Conquista foram Vicente Iniesta, na Honda; Carlos Gusmão, na Super Kart RD; Odi Cruz, na Super Kart 125 e Ícaro Freire, na Cadete.
A prova de ontem inaugurou a primeira fase da pista do kartódromo, que também receberá a quarta etapa do Baiano no dia 4 de novembro, quando serão inauguradas oficialmente as instalações, que ainda estão em acabamento. A pista, que atualmente conta com 870 metros, ainda terá a construção de uma segunda fase, totalizando 1070 metros, enquadrando nas dimensões mínimas para abrigar uma competição nacional, que é de 1050 metros.
Com projeto do piloto/arquiteto Paulo Cunha, a pista foi muito elogiada por todos os pilotos. “A pista ficou show de bola. É uma pista de alta velocidade, que privilegia a tocada dos pilotos, é uma pista muito interessante”, comentou o experiente piloto Vicente Iniesta, vencedor da categoria Honda e presidente da Associação Baiana de Karts (ABK), que realizou a prova em parceira com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).
Para a construção da nova pista do kartismo baiano, quem se empenhou mais foi a Associação Conquistense de Kart (ACK), através do esforço dos seus pilotos. “A pista foi construída graças ao empenho de oito valorosos pilotos de Conquista, que se esforçaram ao máximo para conseguir apoio, sensibilizando a Prefeitura de Vitória da Conquista, que muito ajudou na construção do equipamento”, comentou Ruy Andrade, diretor da Petrobahia, que participou da construção do Kartódromo e também patrocina o Campeonato Baiano de Kart, através do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, FazAtleta.
A partir do ano que vem, a intenção é que o Baiano de Kart tenha três etapas em Lauro de Freitas, no Kartódromo Ayrton Senna, e mais três em Vitória da Conquista, no Kartódromo Municipal. Em Conquista, a categoria que mais atraiu a atenção do público foi a Super Kart RD, na qual disputam a maioria dos pilotos da cidade. Apesar da torcida, o primeiro e vencer na nova pista foi o piloto de Aracaju, Carlos Henrique Gusmão.
Carlos veio de Sergipe para participar da inauguração da pista. “Saí de Aracaju na quarta, cheguei na quinta, conheci a pista nos treinos da sexta e do sábado, meu kart foi bem, fiz a pole e ganhei a prova, mas quem está de parabéns é Vitória da Conquista que ganhou um dos melhores circuitos de kart que já andei”, comentou o experiente piloto sergipano.
“Tive dificuldades para acertar o kart devido à altitude já que estamos a 800 metros do nível do mar e venho de menos de cem, mas conseguimos acertar o carburador ontem e hoje ganhamos. Foi uma boa corrida, quem deu mais trabalho foi o George já que tive que fugir dele”, reconheceu Carlos Henrique.
Toda a estrutura do Campeonato Baiano de Kart foi transportada do Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, onde tradicionalmente é disputado o Baiano, para o Kartódromo de Vitória da Conquista pela Petrobahia, patrocinadora do evento.
Resultado da 3ª Etapa:
Cadete
1º) Íkaro Freire
2º) Ivan Gounin
3º) Filipi Gusmão
4º) Vinícius Fiamenghi
5º) Lílian Sabarin
Pole: Íkaro Freire
Super Kart 125 Light
1º) Ody Cruz
2º) Tadeu Mascarenhas
3º) Adrielle Sabarin
4º) Victor Luz
5º) Diego Lago
6º) Emanoel Neto
Pole: Victor Luz
Super Kart RD
1º) Carlos Gusmão
2º) George Gusmão
3º) Leandro Merlo
4º) Márcio Eduardo
5º) Cláudio Cardani
6º) Hudson Castro
7º) Robson Brito
8º) Vilmar Carvalho
9º) Jefferson Andrade
10º) Kiumitsu Mekaro
11º) Fábio Moreira
Pole: Carlos Gusmão
Honda
1º) Vicente Iniesta
2º) Paulo Ferrari
3º) Paulo Cunha
4º) Caíque Prata
5º) Euvaldo Luz
6º) Luís Paulo Ferrari
Pole: Luís Paulo Ferrari
Ranking após 3ª etapa
Cadete:
1º) Íkaro Freire – 33 pontos
2º) Ivan Gounin – 18
3º) Vinícius Fiamenghi – 15
4º) Lílian Sabarin – 15
5º) Enzo Di Domizio – 9
6º) Filipi Gusmão - 8
Super Kart 125 Ligth
1º) Ody Cruz – 40
2º) Victor Luz – 30
3º) Emanoel Neto – 28
4º) Adrielle Sabarin – 27
5º) Tadeu Mascarenhas – 25
6º) Diego Lago – 11
7º) Daniel Machado - 7
Super Kart RD
1º) Márcio Eduardo – 41
2º) George Gusmão – 36
3º) Cláudio Cardani – 26
4º) Kiumitsu Mekaro – 25
5º) Jefferson Andrade – 18
6º) Carlos Gusmão – 13
7º) Leandro Merlo – 8
8º) Hudson Castro – 5
9º) Robson Brito – 4
10º) Vilmar Carvalho – 3
11º) Fábio Moreira - 0
Honda
1º) Paulo Ferrari – 31
2º) Paulo Cunha – 31
3º) Euvaldo Luz – 29
4º) Odi Cruz – 17
5º) Vicente Iniesta – 16
6º) Luís Paulo Ferrari – 13
6º) Walter Júnior – 13
7º) Caíque Prata - 7