A Jóia do Sertão ganhou mais brilho com a inauguração do Kartódromo de Vitória da Conquista, domingo (4), que recebeu a quarta etapa do Campeonato Baiano de Kart. Inaugurada com uma grande festa, a nova pista do kart baiano foi possível graças ao empenho da Associação Conquistense de Kart (ACK), da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado, através do Programa FazAtleta, de incentivo ao esporte.
A festa do kart na cidade do Centro-Sul baiano contou com a presença do Prefeito de cidade, José Raimundo; o secretário executivo do programa Faz Atleta, Edgar Silveira; e o diretor-presidente da Petrobahia, Ruy Andrade. “É uma grande obra, feita de forma coletiva, com muitos parceiros e amigos, a começar pelo Governo de Estado que participou através do FazAtleta, da Petrobahia e dos pilotos de Vitória da Conquista. É um projeto que vai permitir o lazer para a população, mas também proporcionará o surgimento de novos atletas e de pequenas atividades econômicas, além de incentivar o turismo”, acredita o prefeito José Raimundo.
Dentro da pista, as maiores disputas aconteceram na categoria Super Kart RD, que contou com a maior quantidade de pilotos, inclusive, com vários representantes da cidade de Vitória da Conquista. O vencedor foi o líder da categoria no campeonato, Márcio Eduardo, que conseguiu a pole, largou bem e abriu uma boa vantagem para não se envolver nas intensas disputas por posições.
Na frente do ranking desde a primeira etapa, na prova passada, também em Vitória da Conquista, Márcio não pôde contar com seu motor titular e teve que fazer uma corrida para somar pontos, evitando a disputa por posições. Nesta etapa, com o seu “canhão” na mão, Márcio optou por largar na frente e fugir da disputa se isolando na liderança, ganhando o título de Rei da RD, em Conquista.
“Hoje, o verdadeiro campeão é o povo de Vitória da Conquista que ganhou este kartódromo maravilhoso, que é fruto da união dos pilotos e da vontade de todos. A corrida foi maravilhosa, desta vez eu consegui abrir uma boa vantagem, mas se engana quem achou que foi fácil. Foi preciso muita concentração para não errar, já que atrás de mim vinham muitos pilotos de grande qualidade, voando baixo”, comentou o campeão.
Outra categoria que atraiu atenção pelos bons pegas foi a Honda, que teve a terceira vitória de Paulo Ferrari, dando um passo muito decisivo para a conquista do título, já que faltam apenas duas etapas para o final do campeonato. “Com essa vitória, abri uma boa vantagem e agora é só administrar. Primeiro tentar a vitória, mas se não der, de repente, um segundo ou um terceiro lugar já está bom, que vou somando pontos”, comentou o campeão.
Na pista, Paulo ainda vai poder contar com a colaboração do seu sobrinho Luís Paulo, que pilota o outro kart da equipe, estreou este ano, mas já conseguiu ser o mais rápido em Vitória da Conquista. “Ele conseguiu largar na pole position por mérito dele, mas tive calma, soube aproveitar uma oportunidade e ultrapassar. Sem dúvidas, ele vai lutar por vitória nas últimas etapas, dificultando a vida dos meus adversários”, comentou Ferrari.
Na Cadete, a grata surpresa foi o piloto da cidade de Barreiras, João Vitor Ferraz, que fez sua estréia no Campeonato Baiano com uma bela vitória. “Para mim foi uma vitória da força de vontade. Há cerca de um ano disputo o Campeonato do Centro-Oeste que tem provas em Brasília, Goiânia e Anápolis, mas é a primeira vez que participo do Baiano. Gostei muito da experiência”, comentou o jovem piloto.
Outra atração da categoria foi a disputa pela segunda colocação entre o líder da categoria, Ícaro Freire e o piloto de Vitória da Conquista, Filipi Gusmão. O franco-brasileiro Ivan Gounin também foi muito rápido nos treinos, mas teve azar na tomada de tempo, quando seu kart quebrou. Outro que teve problemas durante todo o final de semana foi Vinicius Fiamenghi, que não conseguiu achar o acerto do kart. Sem ter nada a ver com isso, o estreante Marlon Victor conseguiu a quarta colocação, com uma tocada bastante segura.
Desta vez, a Super Kart 125 Ligth teve um grid formado por quatro pilotos da cidade de Luís Eduardo Magalhães, que estavam estreando no Campeonato Baiano. Com muita vontade e pouca experiência, a categoria foi definida logo na primeira curva, quando o piloto de Luís Eduardo, José Serra escorregou na freada, acertando na lateral do pole position, Victor Luz, único piloto de Salvador na pista.
Apesar de estar por dentro da curva, Serra levou a pior já que ficou sem o bico do kart, tendo que voltar para o box para recolocar a peça. Outro piloto de Luís Eduardo, Carlos Soares também ficou sem o bico e ficou com um pedaço do pára-choque traseiro arrastando, nas três últimas voltas, o que gerou uma punição de 20 segundos, já que não houve tempo para que o diretor de prova o mandasse de volta para o box.
O Baiano de Kart está chegando aos seus momentos decisivos, já que ainda serão disputadas mais duas etapas, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, com datas ainda sujeitas a confirmação.
Resultado da 4ª Etapa:
Cadete:
1º) João Victor Cerrato
2º) Íkaro Freire
3º) Filipe Gusmão
4º) Marlon Victor
5º) Vinicius Fiamenghi
6º) Ivan Gounin
Super Kart 125 Light:
1º) Victor Luz
2º) Vinicius Falanigma
3º) Carolina Paloschi
4º) Carlo Soares
5º) José Guerra
Honda
1º) Paulo Ferrari
2º) Luís Paulo Ferrari
3º) Vicente Iniesta
4º) Paulo Cunha
5º) Euvaldo Luz
6º) Caíque Prata
Super Kart RD:
1º) Márcio Eduardo
2º) George Gusmão
3º) Fábio Almeida
4º) Carlos Henrique
5º) Alberto Filho
6º) Marcos Bastos
7º) Jefferson Andrade
8º) Hudson Castro
9º) Leandro Merlo
10º) Robson Brito
11º) Nilton Rosa
12º) Vilmar Carvalho
13º) Cláudio Cardani
14º) Arivaldo Filho