Terminou a temporada 2010 do Campeonato Alemão de Fórmula 3. Neste domingo (3), em Oschersleben, na Alemanha, a segunda corrida da programação da nona rodada dupla do ano colocou ponto final na disputa anual da categoria. Para o brasileiro Pipo Derani, a última prova não poderia ter sido melhor. O piloto de 16 anos, que largou em 11º, cruzou a linha de chegada na quarta colocação.
"Fiz uma boa largada, ultrapassei alguns carros e completei a primeira volta em sétimo. Consegui manter um ritmo de corrida muito bom, sempre acompanhando meu companheiro de equipe (o dinamarquês Kevin Magnussen). Ainda na primeira volta chegamos a tocar roda em três curvas, mas na última ele estava à direita e ficou com a preferência. No fim, ele terminou em terceiro e eu em quarto", comentou o piloto, que competiu pela equipe Motopark Academy, com um Dallara F 307 Volkswagen.
"Foi a primeira corrida do ano que cheguei bem perto do três primeiros colocados e ainda a minha volta mais rápida foi melhor que a do vencedor (o austríaco Willi Steindl). Foi uma prova muito produtiva e terminar o ano em alta é excelente", continuou o brasileiro de 16 anos.
Em Oschersleben, Pipo conseguiu repetir o seu melhor resultado na temporada, já que ele havia conquistado a quarta colocação no mês de maio, em Hockenheim, também na Alemanha. Com os cinco pontos somados neste domingo (3), o brasileiro fechou o ano com 20, na décima posição da classificação de pilotos.
"Foi um ano difícil porque, em primeiro lugar, não tive o carro mais competitivo da categoria e quase sempre tomamos mais de um segundo da pole nas classificações. Por ser um piloto rookie (novato), uma hora eu chegava no limite de informação e isso impedia de acertar o carro melhor ainda. Mas no final do ano, já com alguma experiência, isso evoluiu", disse Pipo.
"Nessa primeira temporada na categoria eu sempre larguei muito bem e conseguia diminuir a diferença que o carro apresentava nos treinos de classificação, fechando a primeira volta um pouco mais à frente. O balanço é de um ano de aprendizado muito bom", completou Derani.
O francês Tom Dillmann, da equipe HS Technik Motorsport, foi o campeão da categoria em 2010, com 120 pontos. Com 112, o alemão Daniel Abt, da Van Amersfoort Racing, foi o vice. Com 96, o dinamarquês Kevin Magnussen, da Motopark Academy, foi o terceiro colocado.
Veja os melhores da classificação final da temporada 2010 do Campeonato Alemão de Fórmula 3:
1 - Tom Dillmann (FRA) - 120 pontos
2 - Daniel Abt (GER) - 112
3 - Kevin Magnussen (DEN) - 96
4 - Stef Dusseldorp (NED) - 88
5 - Felix Rosenqvist (SWE) - 83
6 - Jimmy Eriksson (SWE) - 43
7 - Willi Steindl (AUT) - 43
8 - Markus Pommer (GER) - 40
9 - Alon Day (ISR) - 26
10 - Pipo Derani (BRA) - 20