A terceira etapa da Copa Biland Motorsport, disputada no último sábado (20) junto com o Campeonato Paulista de Kart em Interlagos, São Paulo, marcou o final da primeira metade do certame e a chegada de dois pilotos do Rio de Janeiro que prometem incendiar a briga pelo título. Christiano Mattheis e Marcelo Cascão, respectivamente pilotos da Sênior e da Super Sênior, entraram na Copa na segunda rodada, e logo e mostraram que tinham força para brigar por vitórias e, a partir do último final de semana, também pelo título.
Na Biland KGPSS – divisão para os pilotos com idade acima de 40 anos – Marcelo Cascão fez a pole-position e venceu a primeira bateria. Na segunda, com o grid invertido por conta do novo regulamento da Biland (no qual os oito primeiros colocados da primeira bateria largam em posição invertida na segunda), Cascão terminou em segundo lugar – atrás apenas de André Matinha, vencedor da prova entre os KGPSS. A soma dos pontos das provas, no entanto, garantiu a vitória geral para Cascão que também assumiu a liderança do campeonato.
"Foram duas provas muito boas e o descarte obrigatório nessa primeira fase me ajudou bastante, já que não pude participar da primeira etapa do campeonato. Temos ainda seis corridas até o fim da temporada e a briga pelo título tem grandes pilotos. Com certeza vai ser muito equilibrada”, avaliou Cascão.
Equilibrada na Copa Biland é a disputa pela liderança na KGPS entre o carioca Christiano Mattheis e o paulista Thomaz Fae. Desde a segunda etapa, quando Mattheis entrou no campeonato, os dois se revezam na ponta das corridas e treinos classificatórios. Na primeira vez, Fae levou a melhor e venceu na geral; agora foi a vez de Christiano conquistar a vitória depois de marcar a pole-position, vencer a primeira prova e terminar em segundo na final – atrás, justamente, de Thomaz Fae.
"Largando da pole na primeira corrida, consegui impor um ritmo forte desde o começo e abri vantagem na frente. Depois, tive que largar no meio do pelotão e sabia que precisava marcar o máximo de pontos possíveis, chegando na frente”, comentou Mattheis, que também é líder da Biland Rio – que tem etapa marcada para o próximo final de semana no Kartódromo de Guapimirim.
Com a vitória na soma dos pontos das baterias, Christiano encostou de vez no líder do campeonato, Thomaz Fae. Com o descarte obrigatório na primeira fase, a diferença entre os dois é de apenas dois pontos agora. A próxima etapa da Copa Biland Motorsport será no dia 12 de setembro, novamente junto com o Campeonato Paulista de Kart em Interlagos.
Confira quem foram os oito primeiros da terceira etapa e como fica a pontuação do campeonato:
Resultado final – 3ª etapa
1- Christiano Mattheis (S)
2- Thomaz Fae (S)
3- Danilo Scussolino (S)
4- Marcelo Cascão (SS)
5- André Matinha (SS)
6- Luiz Santos (SS)
7- Faiçal Awada (S)
8- Carlos Marcelino (SS)
Classificação após seis corridas (com descarte)
– KGPS –
1- Thomaz Fae, 49 pontos
2- Christiano Mattheis, 47
3- Maique Paparelli, 29
4- Danilo Scussolino, 18
5- Vinícius de Souza, 16
6- Faiçal Awada, 11
– KGPSS –
1- Marcelo Cascão, 50 pontos
2- Carlos Marcelino, 47
3- André Matinha, 34
4- José Luiz, 30
5- Paulo Breim, 29
6- Gregório Cerveira, 21