publicidade
12/09/2008 13:12

João Gonçalves aprova o novo motor Biland

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

João Gonçalves


O paulista João Gonçalves, Campeão Mundial de Kart na categoria Biland, aprovou a nova geração de motores quatro tempos trazidos ao país pelo Team Biland Brasil, importador oficial da marca suíça para a América do Sul. João participou nesta semana de um teste coletivo de avaliação do novo propulsor, batizado de Swissauto 250, e se surpreendeu com o novo equipamento. O treino foi realizado no Kartódromo de Aldeia da Serra e teve, ainda, a presença de Sérgio Jimenez, Alberto Cattucci, João Horto e Rafael Suzuki.

 

“Gostei muito do novo motor e me surpreendi com ele. Corri muitos anos com a geração anterior dos Biland, e posso afirmar que o desenvolvimento foi muito significativo. Ao invés de dois cilindros, o Swissauto tem um só, mas mesmo assim é mais forte e mais robusto. O motor é mais simples de montar, não tem tantas mangueiras, e isso facilita o trabalho da equipe. Do ponto de vista de pilotagem, o que mais chamou a atenção foi o torque, que é muito maior”, opinou Gonçalves.

 

O Swissauto 250 tem 35 hp de potência, mas pode chegar a 39 hp em caso de uso de redutor menor no carburador. A estréia do novo propulsor em competições oficiais ainda não tem data prevista, e por enquanto apenas duas unidades do modelo estão disponíveis para testes no Brasil. No ensaio de Aldeia da Serra, os pilotos puderam constatar algo que, até pouco tempo atrás, era uma realidade distante no kartismo de competição: o motor quatro tempos da Biland é mais forte, até, que os dois tempos disponíveis no país.

 

Esse motor tem uma faixa de torque mais constante, e é preciso dosar menos o acelerador nas saídas de curva. Ele impressiona em várias faixas de giro, e o piloto sente, praticamente, que está guiando um dois tempos. Só o que muda, mesmo, é o barulho”, comentou Gonçalves. Essa característica, aliás, também é vista por ele como um fator positivo para a difusão do novo motor. “Como o Swissauto é mais silencioso, muitos kartódromos que hoje recebem reclamações por causa da poluição sonora poderão voltar a receber competições”, analisa o campeão mundial.

 

O Team Biland Brasil levará o novo motor Swissauto 250 para o Kartódromo de Aldeia da Serra neste fim de semana, para demonstração aos pilotos durante a etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!