publicidade
12/09/2008 12:31

Novo motor Biland já é mais rápido que o dois tempos em Aldeia. Confira o que dizem os pilotos

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

João Gonçalves


Ainda em fase inicial de adaptação às condições brasileiras, as duas primeiras unidades do novo motor Biland trazidas ao país já deixaram uma certeza: o novo propulsor suíço – agora batizado de Swissauto e construído especialmente para o uso no kartismo de competição –, é mais rápido e mais resistente que os atuais modelos de dois tempos disponíveis no mercado nacional.

 

E a constatação foi feita por um time de peso, que soma dois títulos mundiais, duas vitórias na Seletiva Petrobras e um sem-número de conquistas no kartismo nacional. Nesta semana, o Team Biland Brasil promoveu um teste coletivo com os pilotos Sérgio Jimenez, João Gonçalves, Rafael Suzuki, Alberto Cattucci e João Horto, que se dividiram, em momentos diferentes do dia, nos dois karts fornecidos pelos promotores da Biland no Brasil.

 

O teste teve como objetivo inicial a avaliação do equipamento, mas o resultado final surpreendeu. Além de bater todos os motores dois tempos com que dividiu a pista nesta semana, o novo motor da Swissauto ficou próximo do recorde oficial do circuito, que é de Sérgio Jimenez (39s2).

 

No fim da tarde, com pneus novos, Rafael Suzuki estabeleceu a marca de 39s7, mesmo com a pista em condições adversas. Para efeito de comparação, nenhum dos karts equipados com motores dois tempos obteve marca inferior a 41s no mesmo período – de acordo com a cronometragem do Team Biland.

 

Esse motor desenvolve cerca de 35 hp e pode ser usado por cerca de um ano sem a necessidade de manutenção. Os pilotos foram unânimes na aprovação do Swissauto, e tenho certeza de que, quando mais unidades desse propulsor chegarem, teremos um campeonato da Biland ainda mais atraente e competitivo”, declarou Paulo Breim, promotor da Biland no Brasil.

 

Veja as opiniões dos pilotos sobre o teste, e sobre o Swissauto 250:

 

Alberto Cattucci – Campeão Mundial de Kart

“Achei o motor muito bom, por ele ter mais pegada e mais final. Logo nas primeiras voltas dá pra sentir a maior potência. Pena que a pista estava um pouco ruim, mas mesmo nessas condições deu para sentir que o motor é bem melhor que o anterior. Ele está até mais forte que o dois tempos”.

 

João Gonçalves – Campeão Mundial de Kart

“Gostei muito e me surpreendi com o motor. Corri muitos anos com a geração anterior dos Biland, e posso afirmar que o desenvolvimento foi muito grande. Ao invés de dois cilindros, ele tem um só, mas mesmo assim é mais forte e mais robusto. O motor é mais simples de montar, não tem tanta mangueira, e isso facilita o trabalho da equipe. Do ponto de vista de pilotagem, o que mais chamou a atenção foi o torque, que é muito grande”.

 

Sérgio Jimenez – Seis vezes Campeão Brasileiro de Kart

“Esse é um motor bem parecido com o 125cc dois tempos, de intermediária mais forte. O piloto ainda precisa dosar um pouco mais o acelerador nas saídas de curva, mas bem menos do que no modelo anterior da Biland. Pelo fato do novo motor ser mais leve, não é necessário deslocar tanto o banco para o lado esquerdo para compensar o peso, e isso facilita o acerto do kart”.

 

Rafael Suzuki – Vencedor da Seletiva Petrobras de Kart

“Achei o motor fantástico. Tem um torque muito bom e até o meio da reta desenvolve velocidade muito fácil. Ele se parece muito com o dois tempos, mas com barulho de quatro tempos. Se eu tivesse que resumir em uma frase o que achei do Swissauto, diria que é um motor especial, com muito futuro”.

 

João Horto – Piloto da Shifter Kart

“A iniciativa da Biland foi muito boa. Este é um equipamento novo, durável, que tem muita velocidade. Você pode ser competitivo sem ter muitas quebras, e isso é importante. As corridas com esse novo motor devem ser bem legais e esta foi uma iniciativa importante para o kartismo do Brasil”.

 

O Team Biland Brasil levará o novo motor Swissauto para o Kartódromo de Aldeia da Serra neste fim de semana, para demonstração aos pilotos durante a etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!