Os organizadores da Biland Brasil fazem as malas e partem no final desta semana para o Rio de Janeiro, onde no próximo sábado (4) será realizada a quinta etapa do Campeonato Rio Biland de Kart – o principal torneio de motores quatro tempos no estado. Na bagagem está o recém lançado motor SwissAuto 250, representante da segunda geração de propulsores da fábrica suíça e trazido ao Brasil há pouco mais de duas semanas.
Nos primeiros testes realizados pela Biland Brasil em São Paulo, o novo motor – que deverá ser implantado nos campeonatos da categoria em 2009 – já quebrou um velho tabu no kartismo: o de que motores quatro tempos não podem ser mais velozes que os tradicionais – e em alguns casos, obsoletos – motores dois tempos. Em situações iguais de pista, o SwissAuto já bateu marcas dos velhos dois tempos e aponta para uma nova tendência no kartismo mundial: a de motores velozes, mas, ao mesmo tempo, menos ruidosos e muito mais duráveis.
A apresentação desse revolucionário motor será feita no Kartódromo Premium, na Barra da Tijuca, nos intervalos da 5ª etapa do Campeonato Rio Biland. O torneio regional abre sua fase decisiva com um retrospecto de grande equilíbrio. Nas quatro etapas disputadas até aqui, a Biland teve três vencedores diferentes na categoria Sênior (KGPS). Apenas Vinícius Souza cruzou a linha de chegada na primeira posição por mais de uma vez – e a única unanimidade é a garota Jennifer Costa, líder isolada da categoria KGP.
Mesmo sendo o único a repetir vitórias, Vinícius Souza ocupa a quinta colocação na tabela de pontos – muito em virtude de não ter pontuado nas outras duas provas. A liderança é de Christiano Mattheis que, apostando na regularidade, já soma 34 pontos. Marcelo Cascão, vencedor da última etapa e atual campeão nacional da Biland, aparece em segundo na tabela com 30. Após uma seqüência de boas pontuações nas últimas três provas, Fábio Mello é o terceiro no campeonato, seis pontos atrás do líder.
Os motores Biland aceleram no Kartódromo Premium na manhã deste sábado, que será aberta com os treinos livres para a etapa. Logo em seguida, os pilotos fazem a tomada de tempos e, durante a tarde, disputam a corrida válida pela 5ª etapa do Rio Biland de Kart.