A mudança no comando da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ocorrida no dia 16 de janeiro em assembléia realizada no Rio de Janeiro, teve um efeito imediato na expectativa de crescimento do Campeonato Paulista de Kart – competição mais tradicional do país, com 43 anos de existência. O regional de São Paulo amargou os menores grids de sua história no ano passado, depois de esboçar uma reação em 2007 graças, principalmente, às categorias de motores quatro tempos, e deve voltar a crescer em 2009.
A razão do otimismo em relação ao estadual é a volta da categoria Biland, que entre 2005 e 2007 foi o evento de maior sucesso do torneio – com média de 50 pilotos por rodada. O acordo entre o Team Biland Brasil, empresa responsável pelos motores da marca suíça no Brasil, e o Interlagos Motor Clube, um dos organizadores do Campeonato Paulista, foi firmado nesta semana e trará de volta uma fórmula que vem fazendo sucesso nos últimos anos: a união entre equipamento de ponta e baixo custo.
“O ano de 2008 foi difícil para a Biland, porque muitos pilotos tiveram medo de participar de nosso campeonato em virtude das perseguições da CBA. Neste ano estamos de volta aos eventos da Federação Paulista e já fomos procurados por outras entidades estaduais para fornecer nossos motores e promover campeonatos de alto desempenho e baixo custo. Tudo isso sem, claro, esquecer as ligas independentes, entre elas a Linea, que nos acolheu na última temporada quando ficamos impedidos de competir em território nacional por um capricho pessoal do antigo presidente da CBA”, declarou Paulo Breim, dono da Biland no Brasil.
O convite para o retorno da marca suíça ao estadual de São Paulo foi visto por ele como uma oportunidade de trabalhar ainda mais pelo kartismo de base no Brasil – uma espécie de “objetivo de vida” do empresário. “Acredito que, com nossa fórmula de baixo custo e equipamentos modernos, poderemos contribuir muito para que o Campeonato Paulista volte a crescer. Isso sempre foi o objetivo da Biland, e não poder atuar no evento foi algo que me chateou no ano passado. Felizmente estaremos livres para trabalhar em 2009, e certamente para fazer ainda mais pelo esporte”, comentou o empresário.
O Campeonato Paulista Biland 2009 será realizado em seis rodadas duplas no Campeonato Paulista. Dessa forma, os pilotos terão menor número de compromissos durante o ano, e poderão participar, também, de outros torneios promovidos pelo Team Biland Brasil. O mais atraente deles é o Campeonato Inglês de Kart 4 Tempos. Mediante convênio firmado entre Breim e os promotores da competição, o custo para que pilotos brasileiros corram na Europa ficou semelhante ao necessário para a disputa de uma etapa do regional de São Paulo com motores dois tempos – cerca de R$ 6.900,00. Já estão inclusas neste valor despesas de viagem e hospedagem na Inglaterra.
O Paulista de Biland 2009 será composto pelas categorias Graduados (pilotos entre 14 e 24 anos), Sênior (de 25 a 39 anos) e Super Sênior (a partir de 40 anos). O peso do conjunto kart-piloto nestas categorias será, respectivamente, 170, 175 e 175 kg. Cada uma das etapas será composta por duas corridas de Graduados e duas corridas de Seniores e Super Seniores (que dividirão a mesma bateria, embora com pontuações separadas). Ficará extinto, portanto, o sistema de duplas realizado até 2007, quando dois pilotos dividiam o mesmo kart e tinham a pontuação somada para a definição dos vencedores. O custo para a participação do piloto por etapa é, também, o mesmo de dois anos atrás: R$ 1.500,00, valor que dá direito ao aluguel do motor, jogo de pneus 0km, combustível e taxas de inscrição. A Biland também aluga chassis a R$ 300,00.
“Teremos, novamente, o campeonato mais barato do país, com motores modernos, que rendem quase 30 hp de potência e sempre agradaram os pilotos. No futuro, estudamos trazer os novos motores Swissauto para o Brasil, que rendem 35 hp e são a grande novidade do Team Biland Brasil para esta temporada”, encerrou Breim. O calendário do Campeonato Paulista Biland de Kart 2009 é o seguinte:
1ª e 2ª etapas – 14 de Fevereiro
3ª e 4ª etapas – 18 de Abril
5ª e 6ª etapas – 20 de Junho
7ª e 8ª etapas – 12 de Setembro
9ª e 10ª etapas – 3 de Outubro
11ª e 12ª etapas – 5 de Dezembro