Ainda inconformado com os rumos que o Mundial de Biland e a própria categoria estão tomando no Brasil em razão da prova realizada no Rio de Janeiro no final de 2007, o empresário Paulo Breim envia o texto que reproduzimos abaixo, na íntegra:
A solidariedade e apoio ao mundial da Biland não param de crescer. Várias propostas já foram apresentadas para salvar o mundial programado para final de fevereiro e que a CBA se recusa a supervisionar.
A Praktiko, empresa proprietária da Biland, e que fica em Dubai, está estudando a possibilidade de efetuar a prova naquele país, juntamente com um evento CIK/ FIA programado para a mesma data.
Ken Walker, o mais conhecido comentarista da Europa no mundo do kart, e que escreve pra revista Karting Magazine, maior revista de kart, que existe há 47 anos, enviou um email e comentou que ele poderia fazer os comentários do mundial brasileiro, além de trazer toda diretoria da Inglaterra (Comissários, Diretor de Prova, etc.) sem pagamento de nenhum salário.
Ken Walker fez os comentários da Biland em Dubai e ficou muito impressionado com a garra dos pilotos brasileiros.
A CIK/FIA enviou mensagem para a Biland informando que, infelizmente, não poderia aceitar essa proposta, porque pelas regras internacionais, a supervisão tem que ser feita pela ASN local (no caso brasileiro a CBA).
Informou ainda que o evento continua aprovado no calendário oficial da CIK/FIA desde 9 de dezembro de 2007.
O grande problema é que esse fato é inédito e nunca se previu que uma entidade pudesse recusar supervisionar um mundial no próprio país. O prejuízo que a CBA está causando para imagem do Brasil é irrecuperável.
Mais uma vez o Brasil está passando a imagem de não ser um país sério.
A CIK/FIA, em busca de uma solução, propôs ainda que a prova fosse transferida para a Argentina ou adiada para abril, juntamente com o evento do Pan-Americano no Uruguai. Informou ainda que a Biland é a única categoria que já se juntou com eventos oficiais da própria CIK/FIA na República Tcheca e duas vezes em Braga, Portugal.
No entanto a maioria dos países quer mesmo a prova no Brasil, conforme foi decidido em reunião em agosto de 2006 na Alemanha, pouco antes da final de Dubai.
A Biland vem sofrendo retaliações da CBA por ter alugado os motores do evento do Rio de Janeiro em dezembro último. O que ocorreu na verdade é que o Sr Paulo Scaglione ficou inconformado que a prova do Rio de Janeiro seria organizada pela LINEA e, não tendo como impedir a prova, tentou convencer a Biland a não alugar os motores, o que não foi aceito pela empresa. Tanto é verdade que outros fornecedores de componentes de corrida, como pneus (MG), chassi (Birel, Mini e Mega) não sofreram nenhuma ameaça. Isso mostra claramente que as intenções da CBA eram mesmo de prejudicar o evento que a FAERJ não foi capaz de fazer.
A CBA e a FASP estão tentando, de todas as formas, impedir que a Biland faça campeonatos esse ano. Para isso cancelou a última etapa do Campeonato Paulista que seria no dia 19 de janeiro e informou a outros fornecedores de serviços como Kartódromo da Aldeia da Serra e Racing Crono, que, se fizessem qualquer tipo de negócio com a Biland, sofreriam sérios prejuízos, pois a FASP cancelaria as provas previstas para o Kartódromo Aldeia da Serra e cortaria o contrato da Racing Crono.
A direção da Biland informa que em 2008 fará campeonatos em São Paulo e no eixo Rio-São Paulo, sem a FASP/CBA e desafia os dirigentes dessas entidades a declararem publicamente que a prova do Rio de Janeiro foi uma prova pirata.