A décima etapa do Campeonato Paulista Light RBC, disputada no dia 25/11 em Aldeia da Serra, viu um verdadeiro domínio da Birel Sudam. A rodada, que fechou a temporada 2006 da competição, foi dupla, totalizando 18 corridas na mesma tarde no circuito paulista.
Dessas 18, a Birel Sudam venceu 16, largou na pole em 14 e seus pilotos fizeram a volta mais rápida 15 vezes. O domínio também aconteceu nos inscritos, já que 54 dos 78 pilotos presentes competiram usando os chassis vermelhos. Para fechar com chave de ouro a competição, oito pilotos Birel saíram de Aldeia da Serra como campeões do Paulista Light RBC 2006.
Na categoria Cadete, apenas um piloto representou a Birel Sudam. Foi o baiano Odyr Cruz, que fechou o dia com dois pódios na categoria – um quarto e um segundo lugares. Nas demais classes, só deu Birel, como você vê a seguir.
A Júnior Menor foi comandada pelos ‘Guilhermes’. O mineiro Guilherme Silva venceu a primeira bateria com direito a pole-position e melhor volta. Já a segunda prova foi vencida por Guilherme Salas, que saiu da sexta posição para uma grande corrida até a vitória. O título da categoria, no entanto, ficou com Jean Aguiar, que fez um segundo e um quarto lugares na rodada. Eduardo Banzoli Filho garantiu o vice-campeonato com um terceiro e um segundo. A Júnior Menor ainda teve Fernando Resende Filho; Luis Kachan; Carlos Almeida e Jean Claude competindo com chassis Birel.
Três nomes diferentes também foram destaque na Júnior. Victor Carbone venceu a primeira corrida, André Negrão venceu a segunda e o título foi para Felipes Apezzatto Neto. Luis Felipe Derani, Bruno Andrade, Giancarlo Vilarinho e Victor Guerin também participaram dessa categoria com a Birel.
Apenas quatro karts participaram da categoria Master A. Os quatro, pilotos com chassis Birel. Nilton Cruz Júnior, da Bahia, venceu as duas provas. Rogério Rezende, também baiano, fechou a rodada com dois segundos lugares e Fernando Croce terminou a segunda prova em terceiro para assegurar o título da categoria no Paulista Light RBC. Jorge Borelli correu apenas a primeira bateria e terminou na terceira colocação.
Na Super Sênior, apenas Massayuki Katsui competiu de Birel. E foi o responsável pelo domínio da fábrica na categoria, já que marcou as duas poles, venceu as duas provas e cravou as melhores voltas. Ele também é o campeão do torneio em 2006.
A exemplo de Cruz Júnior e Massayuki Katsui, Guilherme Carettoni venceu as duas provas de sua categoria, a Master B. Com os resultados, ele se sagrou campeão do Paulista Light RBC nesta temporada e será promovido à categoria Master A no ano que vem. Eduardo Souza; Paulo Moreira; Marco Cozzi; Fábio Machado; Márcio Salomão e Ricardo Botto foram os outros representantes da Birel na Master B.
A Sprinter B condecorou Alexandre Rosário, da Bahia, como campeão da temporada 2006. Ele venceu a primeira bateria do sábado e foi nono na segunda, garantindo o título sobre Vinícius Sammarone, vice-campeão com um segundo e um terceiro lugares. O vencedor da segunda bateria foi Paulo Grassi. Também disputaram a Sênior B, de Birel, os pilotos: Felipe Bechtold; Raphael Abbate; Bruno Zarpellon; Vinícius Escarlate; José Feffer; Fernando Gomes Croce; Rafael Becker; Daniel Pflaumer e Eduardo Giglio.
Dennis Dirani e Douglas Hiar comandaram, usando chassis Birel, a categoria Sprinter A. Os dois venceram, respectivamente, a primeira e a segunda baterias da 10ª etapa do Paulista Light RBC e também terminaram nesta ordem na tabela de pontos. Dennis, campeão da Copa Brasil 2006, faturou o título e Douglas, bicampeão brasileiro, ficou com o vice. Henrique Lambert e Pedro Bianchini foram os outros representantes da Birel nesta etapa.
E, por fim, a categoria Sênior 125, que teve suas duas baterias vencidas pelo carioca André Nicastro. O título foi para o conterrâneo de Nicastro, Marcelo Oliveira, que fez um segundo e um terceiro lugares. A Sênior 125 também contou com os Birels de Fábio Gomide; Alexandre Miranda; Marcos Kassardjian; Rui Monteiro; Gamal Nsaif; Jorge Borelli e Luis Sousa.
Veja quem foram os campeões do Paulista Light RBC com a Birel Sudam:
Júnior Menor - Jean Aguiar - Birel Sudam
Júnior - Felipes Apezzatto Neto - Birel Sudam
Master A - Fernando Croce - Birel Sudam
Master B - Guilherme Carettoni - Birel Sudam
Super Sênior - Massayuki Katsui - Birel Sudam
Sprinter B - Alexandre Rosário - Birel Sudam
Sprinter A - Dennis Dirani - Birel Sudam
Sênior 125 - Marcelo Oliveira - Birel Sudam