A madrugada do dia 19 para o dia 20 foi de muito agito no Kartódromo Granja Viana, na região de Cotia, em São Paulo. A 500 Milhas Siemens da Granja Viana chegou a sua 9ª edição com várias estrelas do automobilismo mundial disputando freadas e curvas com jovens talentos do kartismo durante 12 horas de corrida.
Uma das equipes que escolheu os chassis da Birel para disputar a prova foi a liderada pelo piloto da Ferrari na Fórmula 1, Felipe Massa. O time contava com três karts: o primeiro era pilotado por Felipe Massa; João Paulo Bertuccelli; Ruben Carrapatoso e Rafael Daniel. O segundo tinha Massa; Bertuccelli; Carrapatoso; Popó Bueno e Marcos Gomes; enquanto o terceiro era pilotado por Dudu Massa; Felipes Apezzatto Neto; Victor Corrêa e Nicolas Zugaib.
Felipe Massa e João Paulo Bertuccelli fecharam a primeira fila do grid de largada com dois dos karts do time. Na corrida, o primeiro carro da equipe (nº 19) liderou boa parte da prova, mas problemas no começo da manhã de domingo impediram que a equipe brigasse pela vitória. O kart 19 terminou a corrida na quarta colocação, depois de uma bela recuperação durante as horas finais.
O outro kart da equipe, o número 190, também brigou pelas posições de frente durante toda a prova e recebeu a bandeirada no 10º lugar. Em 13º, chegou o kart da MV Racing (Marcelo Richter/Fábio Gimenez/Breno Pero/Paulo Farias). O time da Petrobras (Sérgio Jimenez/Gabriel Dias/Mário Romancini) foi o quarto melhor entre os equipados com Birel, chegando em 15º. A 16ª colocação foi da equipe SP Games, que tinha o kart comandado por Tales Dias, Marcelo Oliveira e Michel Noris.
Outro destaque da prova foi o kart da LP Racing (Osvaldo Badula/Mário Maia/Geraldo Pavão/Antonio Urbano/Paulo Leme/Marçal Mello/David Prior) que chegou a liderar durante mais de 100 voltas, mas que enfrentou problemas na parte final da prova. Por isso, chegou apenas na 32ª posição. Em 39º lugar cruzaram os pilotos da equipe Assim/Beta (Felipes Apezzatto/Dudu Massa/Victor Corrêa/Nicolas Zugaib).
Pouco atrás, chegou a equipe MZ Racing (João Scalabrin/Lucas Salles/Rafael Lourençano), em 41ª. O kart 90, da By Chico (Ricardo Arantes/Cícero Facciolla/Wagner Koga/Gustavo Mota) chegou na 42ª posição; duas a frente de outro kart que se destacou na corrida: o 101, da Allatere Racing (Clemente Faria Jr/Felipe Polehtto/Galid Osman). O time liderou durante muitas voltas durante a madrugada e despontava como favorito a brigar pela vitória. Quando amanhecia na Granja Viana, no entanto, um incidente obrigou a equipe a trocar toda a parte traseira do kart, perdendo muitas voltas e posições nos boxes.
Em 48º chegou a Hexal Medicamentos (Beto Rossi/Edison Silva/Leme/Yuri Brandão/Edmilson Machado). A 55ª posição foi do kart 17, da equipe Bardahl (Daniel Serra/Norberto Gresse/Ricardo Maurício) que andou também durante boa parte da corrida entre os líderes, depois de marcar a sexta posição na tomada de tempos.
O 58º kart a completar a corrida foi o da Quirino Racing (Renan Maia/Carlos Huertas/Henrique Martins/Reinaldo Campello) e o kart 03 (Christian Conde/Eduardo Morato/Júlio Campos), na 67ª posição, completou o time Birel na 500 Milhas.