publicidade
21/08/2025 12:27

Brasileiro de Endurance e Finais da Regional Cup reúnem quase 100 pilotos em Imperatriz

Treinos na pista maranhense terão início nesta quinta-feira e as finais serão no sábado e domingo. Entrada ao público será gratuita

Fonte: FG Com | Assessoria de Comunicação CBA - Kart


Foto: Denise Drehmer

Uma das pistas mais modernas e completas do país, o Kartódromo Internacional de Imperatriz, no Maranhão, receberá até domingo (24) grandes kartistas brasileiros para a última classificatória e Finais da 2ª Regional Cup Brasil e para a disputa do 8º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance.

Já são quase 100 pilotos confirmados nos eventos, com três categorias em disputa na Regional Cup (Mini, OK Júnior FIA e OK FIA) e duas no Endurance (Cadete e F4), que também incluirá a 1ª Copa das Federações de Kart Endurance, promovendo uma disputa entre pilotos dos estados federados à CBA.

Doze das 22 federações de automobilismo do país (FAUs) já estão com suas equipes inscritas no Endurance F4, que conta com um total de 22 times até o momento. Veja a lista no final da matéria!

Entre os nomes consagrados na Copa das Federações estão o multicampeão André Nicastro (10 vezes campeão da Copa Brasil e 11 vezes campeão brasileiro), que estará correndo pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC); Rodrigo Piquet (tetracampeão Brasileiro e bicampeão da Copa Brasil) e Heitor Dall´Agnol (bicampeão Brasileiro e da Copa e que no ano passado conquistou o terceiro lugar para o Brasil na Copa do Mundo OK-N), que representarão a Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), entre outros grandes kartistas.

Além de FAUESC e FADF, as federações com times já confirmados são as dos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins.

A criação da competição visa promover uma disputa saudável e integrativa entre pilotos de todos os estados do país. Para impulsionar o evento, a CBA concedeu um benefício especial aos times das FAU’s, com isenção na taxa de inscrição, oferecendo ainda o combustível da prova, dois jogos de pneus e a isenção na taxa de aluguel de motor, o que, somados, dá uma economia de aproximadamente 9 mil reais para cada equipe.

“Estamos muito felizes com o sucesso que a 1ª Copa das Federações vem alcançando e agradecemos o apoio de todos que estão aqui conosco. Nosso objetivo é fazer com que a competição cresça ainda mais e se fortaleça como uma disputa que trará benefícios para o kartismo de todo o país”, destaca Giovanni Guerra, presidente da CBA.

“Imperatriz está em festa e preparada para receber estes grandes campeonatos, neste kartódromo que é um dos mais completos do país e homologado pela Federação Internacional de Automobilismo. Estamos ansiosos para ver todos os karts logo na pista”, completa o dirigente.

Maior premiação do kartismo brasileiro – Outro grande destaque do final de semana será a disputa pela maior premiação do kartismo brasileiro na atualidade, dentro da Regional Cup, que terá a final de sua segunda edição no país.

Os campeões serão premiados para correr os principais campeonatos mundiais em suas categorias e passarão a integrar a Academia de Pilotos da CBA.

O campeão da Mini disputará o Rok Super Final 2025, entre os dias 13 e 18 de outubro, em Lonato, na Itália, com vaga, inscrição, kart completo (chassis + motor) e um jogo de pneus como prêmios.

Na OK Júnior e OK FIA, os campeões de cada uma delas ganharão a isenção na taxa de inscrição e todo equipamento para a disputa do Mundial, em suas respectivas categorias, entre os dias 11 e 14 de setembro, em Kristianstad, na Suécia.

Já o campeão da Seletiva OK-N receberá a mesma premiação, mas para a disputa da Copa do Mundo OK-N, entre os dias 25 e 28 de setembro, em Cremona, na Itália.

Criada em 2024, a Regional Cup é uma iniciativa da gestão de Giovanni Guerra e, desde o início, a competição teve total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que confiou ao Brasil a oportunidade de ser a sede da primeira Regional Cup na América do Sul, graças à força e tradição do kartismo no país.

Para chegar à Final de 2025, os pilotos foram selecionados ao longo do primeiro semestre nas principais competições regionais do país e as últimas vagas estarão em jogo de quarta à sexta-feira em Imperatriz.

No sábado, a decisão da Regional começa com duas classificatórias para cada uma das categorias. No domingo, os kartistas voltam à pista para uma Super Classificatória e as Finais, a partir das 10h25. Ainda no domingo, acontecerá a disputa da Seletiva OK-N.

Já as duas corridas do Endurance acontecerão no sábado, começando com a Endurance Cadete (para pilotos Cadete e Mirim), a partir das 16h45, com 1 hora de duração ou 60 voltas, e, na sequência, a Endurance F4 (para pilotos com idade mínima de 13 anos - completados até a data do evento – e acima). A prova terá 310 voltas ou 5 horas de duração, com largada às 17h50.

Além da classificação geral e da Copa das Federações, a disputa na Endurance F4 ainda valerá a briga por títulos em quatro subcategorias:

Endurance F4 Júnior – equipes compostas exclusivamente por pilotos com idades entre 13 e 14 anos completados em 2025;

Endurance F4 Sênior – equipes compostas exclusivamente por pilotos com 28 anos e acima;

Endurance F4 Super Sênior – equipes compostas exclusivamente por pilotos com idade de 40 anos e acima;

Endurance F4 Grand Super Sênior – equipes compostas exclusivamente por pilotos com idade de 50 anos e acima.

O Brasileiro de Endurance também terá uma importante premiação. Em parceria com a Pablo Racing e a Mega Kart, a CBA concederá a cada equipe campeã no geral nas categorias F4 e Cadete um kart completo (chassis + motor).

Homologado pela FIA, o Kartódromo Internacional de Imperatriz conta com um traçado técnico de 1.050 metros no sentido horário, atendendo rigorosamente aos padrões internacionais de segurança e competição.

A infraestrutura também é um dos grandes diferenciais. O kartódromo possui 51 boxes cobertos, projetados para garantir conforto e segurança às equipes e pilotos. Além disso, dispõe de restaurante e lanchonete, oferecendo total suporte aos participantes e ao público durante os eventos.

Os campeonatos de kart organizados pela CBA (Brasileiro e Copa Brasil) contam com o patrocínio do Banco BRB, o 'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro', e MG Pneus.

Confira a lista de inscritos:
MINI (Classificatória)
Benny Abdalla
César Braga
Gael Rampazzo
Fábio Bianchi
Lorenzo Kuhn
Marina Brandão
Matias Dominguez
Murilo Dominguez
Victor Loose

MINI (Final)
César Braga
Gael Rampazzo
Fábio Bianchi
Lorenzo Kuhn
Marina Brandão
Matias Dominguez
Murilo Dominguez
Pietro Belizario
Victor Loose

OK JÚNIOR (Classificatória)
Daniel Sales
Diogo Cruz
Francisco Rocha
Lucas Kuhn
Luiz Queiroz
Miguel Spohr

OK JÚNIOR (Final)
Francisco Rocha
Lucas Kuhn
Luiz Queiroz
Miguel Spohr

OK (Classificatória)
Allan Croce
Heitor Dall´Agnol
Rafael Croce

ENDURANCE CADETE
Benny Abdalla
Fábio Bianchi
Gael Rampazzo
João Pedro Pinto
Matias Dominguez
Murilo Dominguez
Pietro Belizario

ENDURANCE F4
(G) AGROSPEED | PRK
Guilherme Favarete
Igor Rovaris
Lucas Mendes

(S) AGROSPEED | PRK
Atílio Rovaris
Bruno Grigatti
Diogo Zucarelli
Roger Donha

(S) BICUDO RACING
Carlos Rodrigues
Diovane Monteiro
Rafael de Barros
Ruan Pinzetta

(GSS) BICUDO RACING
Carlos Vasconcelos
Eduardo de Barros
Marco de Oliveira
Mauro Pinzetta

(SS) FAA
Carlos Franco
Paulo Sidney de Souza
Rogério Leite

(S) FAB | NOVOTEMPO
Ivo Mário
Valdemiro Oliveira

(G) FADF
Bernardo Gentil
Heitor Dall´Agnol
Lucas Okada
Rodrigo Piquet

(G) FAEM | Y RACING
Marcos Henrique de Sousa
Miguel Spohr
Nivaldo de Souza Júnior
Samuel Milhomem

(G) FAEP
Francisco Rocha Júnior
João Monteiro
Luciano Wanderley Neto

(G) FAMS
Jackson Drummond
José Carlos Rolim
Samuel Milhomem

(G) FCA
Carlos Chaves
Daniel Barbosa
Lucas Pessoa

(S) FGA | VERNIERI COMPETIÇÕES
Álvaro Nieto
Jorge Azevedo
Luiz Kaercher

(G) FPRA | RA KART RACING
Marco Barbosa
Matheus Mello
Ronaldo Roderjan

(G) FAT
Fábio Monteiro
João Vieira
Pedro Ricardo Almeida
Vitor Amaral

(G) FAUESC | D RACING
André Nicastro
Enzo Prando
Waldir Belizario

(S) FAUESC | D RACING
André Nicastro
Daniel Ramalho
Lucca Croce
Waldir Belizario

(G) MT RACING
Francisco Pretto Neto
Jimmy Weirich
João Scheffer
Luiz Mendes

(SS) MT RACING
João Pretto
Paulo Batista Júnior
Rafael Soares
Vanderlei Reck Júnior

(SS) MURILO KART COMPETIÇÕES
Júnior Pinto
Valdemiro Oliveira

(S) NACIONAL KART
Gabriel da Silva
Gustavo de Melo
Harlem Souza
Macário Azevedo

(G) ONS | BRAVAR
Ernandes Onassis
Manuel Júnior
Rafael Croce
Samuel Cruz

(S) RATO RACING
Caíque Arens
Matheus Barros
Renato Durante
Rezende Neto

  • Não há comentários cadastrados até o momento!