O Kartódromo Granja Viana, na região de Cotia – Grande São Paulo, recebeu nos dias 07 e 08 de novembro a 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, divisão da modalidade na qual os bólidos são equipados com câmbio de seis marchas que fazem deles os mais rápidos do kart nacional. A competição recebeu os principais pilotos de Shifter do país em um grid com 19 competidores – que terminou com pódio para o paulista João Gonçalves (Dolly/ Kart Mini/ AMF/ Alpinestars/ Krones).
Na sua segunda temporada completa nos karts com marcha, João conquistou mais uma vez um posto entre os três melhores do país – repetindo a terceira colocação conquistada no Brasileiro de Shifter Kart de 2008, realizado na cidade de Itu, interior de São Paulo. O resultado foi visto de maneira positiva pelo piloto, que enfrentou uma série de problemas durante a competição.
"Foi um final de semana bastante difícil. Tive um problema já no treino classificatório que me deixou apenas em nono lugar no grid e, logo depois, um incidente na largada da primeira corrida”, lembrou João, que conseguira uma excelente partida na primeira prova do Brasileiro. Da quinta fila no grid, o bicampeão brasileiro já contornava a primeira curva em quarto quando acabou tocado por outro piloto. O choque danificou o kart de João, que teve de abandonar a corrida.
Por causa do incidente João largou na 17ª posição na segunda bateria – cujo resultado formava o grid de largada da prova final. Com um show de recuperação, João garantiu o terceiro lugar na prova e sua posição na segunda fila do grid de largada da final.
"A segunda bateria foi excelente. Tive que andar no limite do kart o tempo todo, mas era a única maneira de me posicionar bem para a final. Mas na última bateria tive algum problema no motor, que não deixava meu kart não acompanhar os líderes nos trechos de saída de curva e intermediária das retas”, comentou João, que se manteve em terceiro durante a prova decisiva, chegando inclusive a defender sua posição dos ataques de Bia Figueiredo e Raphael Mattos – pilotos respectivamente da Fórmula Indy Lights e Fórmula Indy, que aproveitaram o final da temporada nos Estados Unidos para correr na Shifter Kart. O título brasileiro da categoria ficou com o também paulista Danilo Dirani, que conquistou seu bicampeonato nacional de karts com marcha.
"Levando em consideração todos os problemas que tivemos no primeiro dia de provas, terminar em terceiro foi um grande resultado. Principalmente pela corrida que consegui fazer na segunda bateria. Foi sem dúvida uma das minhas melhores apresentações na Shifter”, avaliou João Gonçalves, que começa ainda neste mês de novembro a sua preparação para a temporada 2010 da Shifter Kart.
Confira como terminou o 4º Campeonato Brasileiro de Shifter Kart:
1 Danilo Dirani
2 João Jardim
3 João Gonçalves
4 Bia Figueiredo
5 Raphael Mattos
6 André Sousa
7 Bruno Grigatti
8 Fernando Rezende
9 Paulo Carcasci
10 Emílio Padron
11 Luís Sousa
12 Jorge Borelli
13 Antonio Canedo
14 Marcelo Oliveira
15 Victor Carbone
16 Dennis Dirani
17 Rogério Raucci
18 Thiago Ávila
19 William Freire