Não seria nada fácil a estreia para o piloto gaúcho Felipe Donato no Campeonato Brasileiro de Turismo, uma das categorias mais disputadas do nosso automobilismo. Essa era a previsão. E realmente não foi!
Depois de duas temporadas competindo nos Estados Unidos na USF 2000 e Pro Mazda, onde teve excelente performance nas equipes pelas quais passou, a mudança evidencia a necessidade de tempo para adaptação aos carros de turismo. Para agravar, a preparação neste ano ainda estava voltada para competir na Pro Mazda, mas tudo mudou há duas semanas e isso não possibilitou realizar treinos específicos para o novo desafio.
Pilotando o carro da equipe Nascar Motorsport pela primeira vez e com pouco tempo de pista para conhecer o equipamento, as dificuldades foram extremas para o jovem competidor. “A diferença entre os carros é tão grande que é difícil definir. Na verdade é como se você nunca tivesse sentado em um carro, pois é totalmente diferente, pouco parecido, senão o fato de ter quatro rodas. A frenagem, a tocada, retomadas, comportamento do carro, a velocidade e o ataque das curvas. Mas enfim, é questão de tempo para que eu possa entender o comportamento do equipamento e poder retirar o máximo de rendimento”, diz Donato.
Os três treinos oficiais possibilitaram conhecer um pouco do carro, mas na classificação o desempenho não foi o esperado, ficando apenas na 14ª colocação. Um vazamento de óleo e superaquecimento explicam uma performance bem inferior à desejável naquele momento.
Na primeira corrida Felipe fez uma largada excepcional e, depois de ganhar cinco posições, ainda fez ultrapassagens na primeira volta e já era o sétimo colocado. No decorrer da prova o carro caiu de desempenho, principalmente depois de sofrer uma colisão de outro competidor, quando Felipe teve grande dificuldade em manter o carro na pista. No final chegou a estar posicionado na 4ª posição, mas finalizou no 5º lugar.
"Foi extenuante. Um calor intenso, 60° no interior do carro e, para piorar, no toque recebido, desativou a direção hidráulica. Foi preciso muita força para finalizar a corrida, mas o resultado foi muito bom, a equipe está de parabéns”, conta o piloto.
Com o grid invertido, Felipe partiu da 2ª colocação para a outra corrida e, novamente mostrando a sua técnica, fez uma linda ultrapassagem ‘por fora’ na largada e assumiu a primeira colocação, já sentindo o sabor de liderar o pelotão. A partir da 3ª volta não foi possível segurar a ponta, com sensível perda de velocidade, cedendo posições depois de receber toques de outros pilotos, algo comum nas categorias de turismo.
"Eu fui muito conservador", disse Felipe. "Faltou um pouco de agressividade, mas meu objetivo era terminar a corrida, percorrer a maior quilometragem possível. Levei diversos toques e em um deles, quando ainda estava entre os ponteiros, acabei rodando. Depois forcei demais, passei do ponto em uma ultrapassagem, prejudicando o resultado final. Na penúltima volta abandonei quando estava em 8º, com um problema mecânico. É uma pena realmente, pois acredito que dava pra terminar em um Top5 em condições normais. Foi um grande aprendizado e com certeza a cada prova vou evoluir para alcançar melhores resultados", finaliza.
A próxima etapa do Brasileiro de Turismo é no Velopark, entre os dias 24 a 26 de abril, e você pode acompanhar as notícias no site da categoria (brasileirodeturismo.com.br) ou do piloto (felipedonato.com.br) e no Facebook (felipe donato).