Gabriel Robe experimentou neste domingo (10), um dia depois de pela primeira vez conquistar uma vitória no Campeonato Brasileiro de Turismo, um misto de euforia e decepção. O piloto gaúcho da Motortech Competições foi o primeiro colocado ao fim da corrida que encerrou a segunda etapa de 2016 em Nova Santa Rita (RS), no Autódromo Internacional Velopark. Contudo, subiu ao pódio diante da torcida gaúcha como terceiro colocado.
Robe foi um dos oito pilotos punidos com o acréscimo de 20 segundos a seu tempo total de corrida por permanecer menos que os 50 segundos exigidos por regulamento na área de boxes durante sua parada para reabastecimento, uma das novidades do Brasileiro de Turismo deste ano. A mesma punição foi aplicada pela direção de prova a Marco Cozzi, Felipe Donato, Márcio Campos, Gustavo Myasava, Edson Coelho, Raphael Reis e Adibe Marques.
A correção do resultado a partir da atribuição das oito punições revelou a primeira vitória do paulista Lukas Moraes, da RR Racing, na categoria. O pódio acolheu, ainda, o paranaense Gustavo Frigotto, da RKL, em segundo, e Robe. Maior pontuador da rodada dupla, o gaúcho assume a liderança da temporada empatado em 53 pontos com Edson Coelho, mineiro da W2 Racing, mas tendo a vitória do sábado (9) a seu favor como critério de desempate.
“Simulamos entrada e saída dos boxes durante os treinos da etapa, deu sempre certo. Na corrida faltaram dois segundos e isso nos custou a vitória que conquistamos na pista”, observou Robe. “A terceira posição não é ruim, claro, foi meu sétimo pódio na categoria, mas depois de conquistarmos na pista a segunda vitória no fim de semana isso acaba frustrando um pouco”, disse. “De qualquer forma, foi um grande trabalho de toda a equipe”, atribuiu.
Adilson Morari, chefe de equipe da Motortech Competições, manifestou igual estranheza. “Nossos tempos de entrada e saída de box foram precisos durante todos os treinos, e hoje faltaram dois segundos. Se tivesse acontecido só com o nosso carro poderia ser um problema nosso, mas praticamente todo mundo enfrentou o mesmo problema. Honestamente não sei o que aconteceu, mas vamos averiguar tudo e tentar descobrir juntos, todas as equipes”.
O também gaúcho Márcio Campos, companheiro de equipe de Gabriel Robe, terminou a corrida em sexto lugar. Ele largou da última posição, por conta do acidente em que acabou envolvido na prova do sábado, e enfrentou uma saída de pista durante a corrida de recuperação a que se propôs neste domingo. Ele finalizou a rodada dupla em quinto lugar na tabela de pontuação. A próxima etapa, nos dias 21 e 22 de maio, acontecerá em Goiânia.
CLASSIFICAÇÃO
Após quatro corridas, a classificação do Brasileiro de Turismo é a seguinte: 1º) Gabriel Robe e Edson Coelho, 53 pontos; 3º) Lukas Moraes, 51; 4º) Gustavo Myasava, 44; 5º) Gabriel Casagrande e Márcio Campos, 40; 7º) Marco Cozzi, 39; 8º) Pietro Rimbano e Raphael Reis, 35; 10º) Gustavo Frigotto, 30; 11º) Mauri Zaccarelli e Adibe Marques, 27; 13º) Guto Matiazzi, 23; 14º) Felipe Donato, 18; 15º) Dennis Dirani, 5.