publicidade
03/11/2014 12:02

Guilherme Salas conquistou o título do Brasileiro de Turismo em Tarumã

Fonte: Motorbiz


Foto: Cleocinei Zonta

Guilherme Salas


Vencedor de seis das doze provas realizadas em 2014, o jundiaiense Guilherme Salas conquistou, neste domingo (2), o título do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car Brasil. A prova foi realizada no Autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, e foi marcada por intensa chuva e muitos acidentes.

Líder durante quase toda a temporada, Salas chegou a Tarumã com 12 pontos de vantagem sobre Márcio Campos, seu principal concorrente. Entretanto, o regulamento previa pontuação dobrada na etapa final, e isso colocava mais três pilotos - Raphael Abbate, Marco Cozzi e Edson Coelho - também com chances matemáticas na competição.

Os treinos em Tarumã, realizados na sexta e sábado, foram com tempo seco. Salas liderou as duas primeiras sessões, realizadas na sexta-feira. No sábado foi quarto colocado no terceiro treino livre e no treino classificatório ficou em terceiro, posição em que largaria na prova deste domingo.

Mas a chuva chegou com força e foi determinante para o desfecho da corrida. O diretor de provas determinou que os carros fossem à pista por alguns minutos para um reconhecimento das condições, antes do alinhamento final para a largada. Nessa hora, Campos cometeu um erro, bateu e ficou fora da etapa.

Ainda não era suficiente para que Salas comemorasse o título, e a prova foi iniciada sob a intervenção do carro de segurança. Nessa situação, os carros percorrem a pista em velocidade baixa, sem poderem ultrapassar, e seguindo o carro de segurança até que o diretor de provas determine sua saída e o início efetivo da competição, embora o tempo de prova já esteja sendo contabilizado. Ainda nesse período, quando já se esperava a saída do carro de segurança, mais um acidente. Mauri Zacarelli saiu da pista e bateu, fazendo com que a prova continuasse sob intervenção.

Cerca de metade do tempo de corrida já havia sido completado quando o carro de segurança foi autorizado a sair. Os carros aceleraram e, já na primeira volta, mais dois carros bateram. Eram Abbate e Coelho, mais dos candidatos ao título.

O carro de segurança voltou a intervir na corrida e três carros de resgate entraram na pista para retirar os carros acidentados. Mas no momento em que os carros passavam pelo local de resgate, mesmo em baixa velocidade, dois deles não viram o resgate em função do spray levantado pelos carros à frente e bateram. Tito Morestoni desviou de um carro de resgate e bateu na barreira de pneus, mas Fernando Fortes não teve tempo para isso e atingiu dois carros da equipe de segurança.

O diretor de provas determinou a paralisação da corrida com bandeira vermelha e, momentos depois, encerrou a prova por entender que não havia condições de prosseguimento. Salas, segundo colocado, conquistou pontos mais do que suficientes para sagrar-se campeão da temporada.

“Não foi o final que esperávamos. É claro que eu gostaria de ter corrido e conquistado esse pódio da forma tradicional, mas o que importa é que todos estão bem, ninguém se machucou, e o título veio por tudo o que fizemos nesse ano”, disse o piloto. “Quero agradecer o apoio da minha família, amigos, e a essa equipe fantástica que é a W2 Racing, eles foram perfeitos durante o ano todo”.

O piloto espera agora concluir as negociações que vem fazendo com patrocinadores e equipes para ingressar na categoria principal, a Stock Car Brasil, em 2015.

  • 03/11/2014 16:07 Bernardo Gabriel Roesler

    Parabéns a Christian Castro que fez P1 com larga vantagem sobre o P2 e venceu a última corrida da temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Turismo.