Disputado há 46 anos, o Campeonato Brasileiro de Kart é sempre o mais importante evento do kartismo nacional e a cada edição reúne os melhores pilotos do esporte no Brasil. Este ano suas duas fases reuniram cerca de 400 competidores, divididos em 15 categorias entre São Paulo e Minas Gerais. O paranaense Alessandro Xavier (OLLA | Sanifill | PomPom | Turma do Dudu | Neri | RBC), piloto da Sênior A, foi um dos destaques da competição ao protagonizar belas disputas no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), e terminar a competição entre os cinco melhores de uma categoria que reuniu 30 pilotos.
“Foi um dos melhores Brasileiros de que já participei, bem organizado e extremamente competitivo em todas as categorias”, elogia o piloto que, ao fim de uma maratona iniciada na segunda-feira (25) e encerrada no último sábado (30), foi o 5º colocado em sua categoria.
O principal desafio para Xavier e sua equipe, a conceituada Neri Motorsport, foi encontrar o acerto ideal para seu equipamento, já que as variações de temperatura entre os treinos de aquecimento e as corridas exigiam setups diferentes a cada atividade. “Tínhamos competindo, ao todo, quase 200 karts e esta quantidade fez com que a pista emborrachasse muito. Então, como vivíamos momentos frios e outros quentes, os acertos variavam bastante pela borracha que a pista apresentava”, explica Alessandro Xavier. “Durante a competição isto não pareceu tão claro, mas após o término nossa avaliação foi essa”, lembra o piloto, que reside em Curitiba (PR).
O 5º lugar obtido ao fim de quatro treinos oficiais, tomada de tempos, alguns aquecimentos e quatro corridas não era o objetivo de Alessandro Xavier (OLLA | Sanifill | PomPom | Turma do Dudu | Neri | RBC), que buscava seu primeiro título em Campeonato Brasileiro. “Não fiquei satisfeito, mas mesmo assim valorizo muito o resultado, pois o nível dos pilotos, dos equipamentos e das equipes era muito elevado”, avalia Xavier. “Fomos para ganhar e nos dedicamos muito para isso, mas competição de alto nível é assim mesmo. Só um ganha e tudo tem que dar certo. É preciso bom equipamento, bom motor, piloto em grande fase e muita sorte”, complementa.
Alessandro Xavier competiu neste Campeonato Brasileiro utilizando um chassi da marca Birel, acertado pela equipe comandada pelo preparador Neri Cenci, e motores preparados pela RBC, empresa mineira especializada na preparação de motores. “Tive um equipamento muito competitivo e quero agradecer a Neri Motorsport e a RBC por seu trabalho”, finaliza.
O campeão brasileiro da Sênior A foi o paulista Alan Synthes, vencedor da última e decisiva corrida.