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03/06/2009 10:39

ANPPA pede esclarecimentos a CNK sobre reformas na pista do Brasileiro

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

O Kartódromo Ricardo Santos


A mudança da sede da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart 2009 continua levantando polêmica entre os participantes das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sudam. A mudança do evento para o Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia – ocorrida há poucos meses –, desagradou a Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos de Automobilismo (ANPPA), que continua pedindo esclarecimentos à Comissão Nacional de Kart (CNK) sobre o assunto.

 

Em comunicado oficial enviado à entidade no dia 22 de maio, a ANPPA reiterou o respeito à decisão da CNK sobre a nova sede de parte do Campeonato Brasileiro, mas manteve o questionamento sobre quais serão as reformas realizadas no circuito. E pediu esclarecimentos sobre o cronograma das obras.

 

"Tivemos informações de que o circuito de Goiânia não atende às especificações mínimas da FIA, como largura e comprimento da pista”, disse o advogado Luis Alberto Travassos, presidente da entidade. "Não queremos chegar para o campeonato mais importante do ano e encontrar apenas um kartódromo pintado e maquiado. Por isso gostaríamos de saber o que está sendo feito no circuito, e como está o andamento das obras”, comentou.

 

A ANPPA obteve uma foto do Kartódromo de Goiânia, que mostra a realização de pequenas obras nas áreas de escape do circuito. A reclamação principal é em relação à largura e ao comprimento da pista, que continuam fora das normas exigidas pela FIA e pela própria CBA. Pela regulamentação da entidade internacional, um circuito homologado para um evento desse porte deve ter entre 8 e 12 metros de largura, e entre 1.000 e 1.500 metros de extensão.

 

"Obtivemos a informação de que a pista de Goiânia tem 7,50 metros de largura, ou 7,70 se levadas em conta as zebras. Já a extensão é de apenas 930 metros. Estamos a menos de um mês do maior evento do kartismo brasileiro, e como não obtivemos êxito em nossos questionamentos junto a CBA e a CNK, vamos solicitar junto a FIA que se pronuncie a respeito. Pediremos à entidade que dê seu parecer, e que se responsabilize por qualquer dano que eventualmente possa acontecer com nossos pilotos em virtude da pista estar fora do padrão regulamentado por ela”, encerrou Travassos.

 

A ausência de resposta para essas questões está sendo determinante na decisão de alguns pilotos de participar, ou não, da competição. Muitas equipes já cogitam a possibilidade de não disputar o Campeonato Brasileiro caso as obras no circuito goiano não atendam a suas expectativas.

 

A ANPPA solicita a todos os pilotos que pretendem participar do Campeonato Brasileiro de Kart que manifestem sua posição, seja ela favorável ou não à realização do torneio em Goiânia, através do site www.anppa.com.br. A associação vai entregar aos responsáveis pelo campeonato todas as opiniões recebidas sobre o tema.

 

A ANPPA agradece a todos os veículos de comunicação, entre eles os sites especializados em kart de todo o Brasil, pelo apoio que tem recebido em suas considerações a respeito da modalidade.

  • 03/06/2009 11:00 Narciso Mori Junior

    Participamos do Campeonato Centro Oeste este kartodromo não tem condições nem de fazer provas do centro Oeste imagine Brasileiro as dependencias são horriveis tem box coberto para o maximo uns trinta karts a pista e cheia de ondulações as zebras muito altas os banheiros muito fraco um abraço Cisão

  • 03/06/2009 11:04 Geovane Gonçalves

    CASO REALMENTE SEJA CONSIDERADO INADEQUADO O KARTODROMO RICARDO SANTOS COMO SEDE DA FASE 1 DO BRASILEIRO DIANTE DE REGULAMENTO EXISTENTE ,QUAL SAÍDA A ANPPA ACREDITA SER POSSÍVEL PARA QUE O EVENTO NÃO SEJA ADIADO,OUTRA PISTA EM GOIÁS ? GOIÁS PERDE O BRASILEIRO PARA OUTRA PRAÇA.QUAL PISTA SERIA MAIS ADEQUADA PARA O MOMENTO ? VOLTA PARA FLORIANÓPOLIS ? ALGUÉM DA ANPPA JÁ VISITOU O KARTODROMO DE GOIÂNIA PARA COMPROVAR A VIABILIDADE OU NÃO DAQUELA PISTA E QUAIS OBRAS REALMENTE ESTÃO SENDO REALIZADAS E SE ESTAS OBRAS QUALIFICARÃO O COMPLEXO POSITIVAMENTE ? ALGUÉM DA ANPPA JÁ ENTROU EM CONTATO COM A FEDERAÇÃO GOIANA E SOLICITOU INFORMAÇÕES REAIS SOBRE O ANDAMENTO DAS OBRAS E OQUE EFETIVAMENTE O KARTODROMO RICARDO SANTOS FALTA PARA SE ENQUADRAR AO REGULAMENTO QUE O DEIXE EM SITUAÇÃO JURÍDICA LEGAL PARA SEDIAR UM BRASILEIRO ?

  • 03/06/2009 11:26 Decio Freire

    Eu entendo que se a pista não tem a metragem mínima exigida pela FIA, tanto em relação ao cumprimento, quanto à largura, a CBA não poderá realizar o Campeonato, já que ela tem como obrigação cumprir os regulamentos, sob pena de sanções.A questão do tamanho e da largura é de fundamental importância para a segurança dos pilotos e desempenho dos karts, principalmente levando-se em consideração que existem categorias que somarão mais de 35 pilotos, caso da Cadete, isto sem levar em consideração a idade dos participantes, crianças de 6 a 11 anos ( cadete e mirim).Existe outra questão muito importante: será homologado o resultado de um campeonato que foi disputado em uma pista que não tem a exigências da FIA? Na eventualidade de um piloto recorrer da homologação por infração às normas da FIA, o seu recurso não seria procedente?

  • 03/06/2009 13:34 Marcelo

    Que seje qualquer pista, desde que tenha homologação e segurança para se efetuar um Brasileiro e principalmente o da 1 fase, por se tratar na maioria de crianças. A CNK disse que teria um plano B, que se efetive esse plano B, pois temos transporte, hospedagem, treinos e todas as coisa que envolvem um evento deste porte.

  • 03/06/2009 14:08 Geovane Gonçalves

    PESSOAL É O SEGUINTE,GOIÁS TEM DUAS PISTAS TOTALMENTE DENTRO DO REGULAMENTO,ITUMBIARA E ANÁPOLIS,ACONTECE QUE FOI EXIGIDO NÃO SER EM ITUMBIARA POR RAZOES DESCABIDAS E ANÁPOLIS FOI INVIABILIZADO POR INTERDIÇÃO FEDERAL EM RAZÃO DE OBRAS EMBAIXO DA PISTA.SOBROU PARA A FAUGO GOIÂNIA ,A CBA DEU POSITIVO,O CNK CONFIRMOU.TODOS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS POR FOFOCAS E INTRIGAS.NUM BECO SEM SAÍDA FICA ITUMBIARA MUITO BEM POSICIONADA PARA SALVAR A TODOS DE DESENCONTROS.DE QUALQUER FORMA GOIÂNIA ESTA EM OBRAS E O MAIS LÚCIDO É ESPERAR A CONCLUSÃO DA MESMA PARA MUDANÇAS DRÁSTICAS .

  • 03/06/2009 15:37 Neco

    Ninguem apresentou o motivo da troca de Florianopolis por Goiania....pois muito bem, facam a prova onde ela realmente deveria de ser...em Florianopolis e ponto final. Esta mais do que na hora da Politica abandonar o Esporte !!! Se a pista nao tem condicoes esta fora !!! Pensem que nesta fase do brasileiro sao as categorias dos "pequenos" que vao acelerar e eles, com certeza necessitam de melhores condicoes, inclusive seguranca. Abracos Neco

  • 03/06/2009 21:15 Gil Zuco

    Gente ainda da tempo de transferir para aqui em Curitiba e fazer as duas fases aqui. Se o proprio pessoal que correu lá disse que não tem a minima condição de pista teriamos que boicotar então para a nossa CNK tome uma decisão favoravel aos pilotos e pais de pilotos???Os box são horriveis como o Proprio TEO JOSE disse...

  • 04/06/2009 09:32 Pedro Francisco Zimmermann

    É muito frustante ver isto acontecer pois estava planejando levar meu filho para correr em Floripa, seria uma oportunidade única para ele pois não temos como muitos recursos para correr fora do estado e agora ver notícias que a pista está com estas dificuldades.Floripa tem uma pista fantástica e excelente estrutura, pedimos o retorno da primeira fase para cáAbsPedro Zimmermann

  • 04/06/2009 22:57 Valeria

    Prezados,O Campeonato Brasileiro pode ser em qualquer praça, desde que a pista esteja dentro do regulamento exigido pela FIA e CBA. Devemos sempre pensar na segurança dos pilotos, na estrutura para atender todos o familiares, pilotos e todos que prestam serviços para o campeonato. Tenho uma grande preocupação se for para Itumbiara, pois estive lá no ano passado na Copa do Brasil e verifiquei a falta de estrutura hoteleira, de alimentação(pouquíssimas opções de restaurante) e a principal de todas, a hospitalar. Quem precisou ir para o hospital na Copa do Brasil ficou bastante decepcionado. Pela minha família e filho, que é piloto, pode ser em qualquer parte do país que iremos, desde que a pista e a cidade que for sediar o campeonato esteja dentro do regulamento e tenha uma estrutura boa.A pista de Goiania já esta aberta? Foi comunicado que apartir do dia 04/06/09 a pista estaria aberta para treinos.Espero que resolvam o mais breve possível, pois só falta um mês para a primeira fase do CampeonatoBrasileiro.

  • 10/06/2009 18:25 Andre Luis M

    Sr.VEBER (Repres.Clube Adm.do Kartodromo Ricardo Santos) comentou antes a noticia ANPPA das fotos ref.as reformas e ficaste de no sábado passado mostrar as mesmas que seriam condizentes com estas, portanto solicito que as disponibilize para tentar acalmar os animos de todos, pois não as visualizei ainda, ok! Cordialmente. ANDRE